Mais um ano... novas aventuras... novos desafios... novos e "velhos" concorrentes, num total de 120, que abraçaram o projeto, desde o 5.º ao 12.º ano. Uma experiência que se repete, para alguns, e, para outros, um horizonte que se vai descortinando.

vitrines

As inscrições foram feitas até ao dia 25 de novembro, as quais vieram a constituir 12 listas (6 do Ensino Secundário e 6 do Básico). Já os formulários com as suas medidas de atuação e os respetivos argumentos foram entregues, até ao dia 5 de dezembro. Constituída a Comissão Eleitoral Escolar (Andreia Rocha, Angelina Salgueiro, Cristina Tavares e Dina Sarabando), partiu-se para a publicitação, conforme dita o regimento, de toda a documentação, para apreciação e consulta de toda a comunidade educativa. Como é do conhecimento geral, os temas a serem debatidos, nesta edição, são: "Drogas – Evitar e Enfrentar as Dependências" (Ensino Básico) e "Crise Demográfica: Emigração, Natalidade e Envelhecimento" (Ensino Secundário).No dia 16 de dezembro, após o encontro inicial com os cabeças de lista, os alunos envolvidos neste projeto parlamentar procederam à apresentação da sua lista e do seu programa eleitoral, no Centro Multidisciplinar Interativo, momento durante o qual os alunos envergaram, com seriedade, o seu papel de políticos.

E... partida para a campanha eleitoral, a qual decorreu de 6 a 13 de janeiro. Todos procuraram "vender" as suas ideias a um auditório cada vez mais alargado, persuadindo-o, com argumentos de difícil refutação, de que o seu projeto era, efetivamente, o melhor. A criatividade, o dinamismo e a astúcia estiveram presentes nos cartazes presentes no polivalente e no espaço informático. Alguns, na esteira de certos políticos, chegaram mesmo a oferecer chupas e pastilhas elásticas. Imaginem!... Foi este, então, o panorama que antecedeu as eleições...campanha-exter1

No último dia da campanha, a nossa escola, conforme já noticiado, recebeu o digníssimo Deputado da Assembleia da República, António Cardoso, partidário do Partido Socialista, que nos preencheu, alegremente, a tarde do dia 13 de janeiro, não deixando de vincar o cantinho da sua vida dedicado à Serafim Leite.

Após a imposta reflexão, chegou o tão ansiado dia das eleições! O momento do veredito: 16 de janeiro! Finalmente, o relógio marcava as 17h00, sinal de que a "corrida" às urnas chegara ao fim. Seguiu-se a contagem dos votos, na presença de alguns "fiscais" das listas concorrentes, na Direção do nosso estabelecimento de ensino. A sorte ditou a vitória para a Lista V, no Ensino Básico, liderada pelo aluno Dário Mendes (8.º C), com 35 votos, e para a Lista T, no Ensino Secundário, cujo cabeça de lista é o aluno Miguel Lopes (12.º A), com 143 votos. Nesta fase, e de acordo com o método d' Hondt, alguns deputados ficaram pelo caminho. Mas, para o ano, haverá, com certeza, mais oportunidades! Por isso, há que refletir na experiência vivenciada e tirar, daí, as devidas ilações.

eleies1

Apurados os 31 deputados, em cada um dos graus de ensino, chegava a tão almejada Sessão Escolar, a qual nos permitiu conhecer, em primeiríssima mão, os digníssimos 

deputados que defenderão o nosso projeto de recomendação, algures no Distrito de Aveiro.

A defender e a argumentar é que a gente do "Parlamento dos Jovens" se entende! E, assim, com toda a força persuasiva e uma luta constante, acesa por um clima de competição, cumpriu-se a primeira etapa desta iniciativa nacional.

A Sessão Escolar, na Serafim Leite, decorreu no dia 20 de janeiro, no Centro Multidisciplinar Interativo, no período da tarde, para ambos os ciclos de ensino (14h30, no caso do Ensino Básico, e a partir das 16h30, no caso do Secundário).

Após a tomada de posse de todos os deputados eleitos, os alunos, por lista participante, partiram para a apresentação das suas medidas, de uma forma séria mas serena. Contudo, o debate foi suscitando mais interesse nos jovens deputados, assistindo-se, posteriormente, a uma inflamada discussão, em que os mesmos alegaram os seus melhores argumentos, em defesa das suas medidas, e analisaram as das outras listas, indo ao encontro de possíveis esclarecimentos e pontos fracos. Porém, mantiveram em mente a ideia de que o mais importante era não tanto lutar pelos seus ideais, mas sobretudo eleger as três melhores medidas que, posteriormente, integrariam o Projeto de Recomendação da Serafim Leite. Além disso, esta celeuma tinha, ainda, um outro propósito: definir as

vinda-dep-coro

melhores medidas para o combate às drogas, cada vez mais presentes na vida dos jovens (infelizmente!) e à crise demográfica que, um pouco por toda a Europa, se tem vindo a incrementar. Afinal, era o seu futuro que estava no cerne do debate!

Cumpridas as rondas de inscrição impostas, os jovens políticos, unanimemente, elegeram as três medidas e respetivos argumentos que constituirão o Projeto de Recomendação da Escola a ser defendido, pelos representantes da Serafim perante uma centena de outros jovens deputados do distrito de Aveiro. As medidas mais votadas provieram das listas M, N e V (Básico) e F e T (Secundário).

E chegou, então, o momento mais ansiado por todos os participantes: a eleição dos três deputados que representarão a Escola, distritalmente - um sonho a ser alcançado apenas por três deputados de cada nível de ensino. Infelizmente, apesar do papel assumido por todos, ao longo da sessão, efetivamente, só três podiam vencer!...

Pois é... Após a contagem dos votos, soaram, no Auditório do C.M.I., os nomes dos legítimos vencedores:

- Ensino Básico (Dário Mendes, do 8.º C e da Lista V; Luís Neves, do 9.º C e da Lista N; Rui Sousa, do 9.º C e da Lista N);

sesso-esc5

- Ensino Secundário (Miguel Lopes, Sara Santos e Cristina Furtado, do 12.º A e da Lista T).

Um forte aplauso para os vencedores, sem esquecer que todos os participantes estão de parabéns, sem exceção!

Se estes são os jovens deputados, aqueles que representarão, dignamente (sem dúvida!), o nome da nossa Escola, na Sessão Distrital, outros alunos arriscarão, também, um outro papel político: fazer parte integrante da Mesa da Presidência da Sessão Distrital e a participação no projeto de relance europeu, o Euroscola. Assim, houve, ainda, tempo para a eleição dos respetivos candidatos e as votações ditaram os seguintes resultados:

- Ensino Básico: Alexandre Rocha, do 9.º C e da Lista N;

- Ensino Secundário: Miguel Santos, do 12.º A e da Lista F.

Os alunos propuseram, ainda, temas a serem debatidos, na próxima edição, tendo alcançado o maior número de votos as seguintes propostas: "Posse de armas e delinquência juvenil em meio escolar" (Básico) e "Incentivo à investigação científica?" (Secundário). É caso para afirmar que o futuro é mesmo uma preocupação evidente nos nossos deputados!

deputados

Relativamente ao programa "Euroscola", orientado pelo mesmo tema do Ensino Secundário, "Crise Demográfica", embora numa vertente europeia, concorreram as alunas do 10.ºA, Diana Pais e Jéssica Costa, que, no dia 31 de janeiro, procederam, já, ao envio do seu trabalho argumentativo para a Assembleia da República.

Encerra, aqui, a primeira fase do projeto nacional "Parlamento dos Jovens", edição 2013/2014, e agora é a vez de nos dedicarmos, seriamente, Coordenadoras e Deputados, à preparação do debate para a Sessão Distrital.

Mais uma vez, ansiamos que os nossos deputados brilhem, de novo, no palco parlamentar e que ergam bem alto o nome da nossa Escola. Acreditamos em todos vós!...

                                                                                                                           Dina Sarabando e Angelina Salgueiro


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL