No transato dia 11 de julho, teve lugar, em pleno Conselho Geral, a apresentação da Recomendação Final da 2.ª edição d’ «O Parlamento na Serafim», um projeto nascido e criado no nosso Agrupamento. 

Assim, os vencedores dos Ensinos Básico e Secundário e o pequeno ilustre convidado do 2.º ciclo apresentaram, de forma orgulhosa, aos membros presentes na assembleia do Conselho Geral, as seis medidas mais votadas (três em cada ciclo de estudos), no plenário de ambas as Sessões Escolares.

Cumprindo o segundo ponto da ordem de trabalhos, os jovens deputados representantes dos Ensinos Básico (Gabriela Castro e Rúben Marques, do 9.º A, e Mariana Martins, do 8.º C) e Secundário (Lara Oliveira e Roberta Martins, do 10.º A, e Cláudio Silva, do 10.º B), assim como o aluno convidado do 2.º ciclo, Rodrigo Madeira, do 5.º B, partiram, de forma convicta, para a divulgação das medidas de intervenção que mais consenso reuniram nas respetivas Sessões Escolares, tendo em conta o tema da 2.ª edição, numa perspetiva centrada na realidade do nosso Agrupamento e dos novos tempos.

PJ SL1

Deste modo, foram enunciadas e explicitadas todas as decisões dos jovens serafinos que integraram as 7 listas d’ «O Parlamento na Serafim», neste ano letivo, a saber:

Ensino Básico

1. Desenvolvimento de atividades extracurriculares, de caráter opcional, que cativem os alunos e os preparem para uma vida ativa independente, abrangendo áreas diversificadas do conhecimento (2.ª medida da lista D);
2. Reintrodução dos “Dias Abertos” nas iniciativas do Agrupamento (2.ª medida da lista H);
3. Implementação do sistema de apadrinhamento/mentoria entre os diferentes ciclos de estudo e criação de um plano de estudos / explicações, a ter lugar no horário livre de cada turma, com o intuito de ajudar os alunos do Agrupamento bem como estabelecimento de um espaço próprio (junção das medidas 1, da Lista O e H).

Ensino Secundário

1. Criação de um dia temático, que será alterado todos os anos, e implementação, nos Dias Abertos do Agrupamento, das Olimpíadas da Serafim, compostas por alunos dos diferentes ciclos de estudo, de acordo com a devida inscrição (junção das medidas 1 da Lista M e 2 da Lista A);
2. Apresentação da experiência de um ano letivo aos novos alunos que frequentarão o AESL, situação a decorrer no início do ano letivo, pelos alunos do ano escolar anterior, “A viagem de um ano” (1.ª medida da Lista A);
3. Promover uma escola ainda mais aprazível, do ponto de vista físico, para a aprendizagem dos seus alunos, de forma a que se sintam «em casa» (3.ª medida da Lista M).

Além das medidas vencedoras, os jovens deputados não deixaram de apresentar, de acordo com o regulamento, outras ideias de relevo que poderão, igualmente, ser aproveitadas pela Direção Escolar:

4. Inclusão de temas relativos à Política, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento;
5. Criação de um «site», no portal do Agrupamento, por ano de escolaridade, no caso do Ensino Básico, e por cursos, no Ensino Secundário, para a partilha de documentos de estudo;
6. Desenvolvimento de um Podcast/Tedtalk para a partilha de experiências de pessoas de diferentes gerações que pertençam ou que tenham pertencido ao Agrupamento e de outras convidadas, de acordo com as temáticas envolventes;
7. Criação de uma ludoteca, numa sala específica, como espaço de entretenimento associado aos serviços da Biblioteca.

Antes da concreta finalização da apresentação, os conselheiros tiveram a oportunidade de intervir. Assim, para além dos agradecimentos, pelo trabalho levado a cabo pelos referidos alunos, em nome de todos os discentes do Agrupamento, tomaram a palavra o Presidente da Câmara Municipal, a Vereadora da Educação, o professor Paulo Duarte, o Engenheiro Álvaro Gouveia e, por fim, a Diretora do AESL, a professora Helena Resende, que teceram algumas considerações, parabenizando os mesmos pelas suas ideias e, sobretudo, pela sua iniciativa e atitudes proeminentes que, segundo foi referido, não é vulgar encontrar-se nos jovens hodiernos.

Mais uma vez, não restou qualquer dúvida de que os jovens da Serafim Leite lutam por causas nobres, envolvendo-se acerrimamente na vida do seu Agrupamento, a sua 2.ª casa. É deveras uma satisfação assistir ao seu crescimento e ao orgulho que sentimos por os vermos tão ligados à sua Escola e tão interessados no seu futuro.

Assim, mais uma vez, foi com grande satisfação, entusiasmo, dedicação, responsabilidade e sentido de dever que os jovens deputados deram por concluída a sua missão no que respeita à 2.ª edição deste projeto. Parabéns aos jovens participantes!

A 3.ª edição deu, já, os seus primeiros passos com o lançamento da nova temática: «Serafim Leite – uma Escola ao encontro da Era Digital, em cada sala de aula». Até setembro!...

Dina Sarabando

PJ SL 2


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL