Apurados os 31 deputados, em cada um dos graus de ensino, chegou rapidamente o dia 21 de janeiro, dia das Sessões Escolares da Serafim Leite: a do Ensino Básico às 13h45 e a do Ensino Secundário às 15h45.

Em ambas nos foi permitido conhecer, em primeira mão, os digníssimos deputados que defenderão o nosso Projeto de Recomendação, na Sessão Distrital de Aveiro.

Consolidada a tomada de posse de todos os deputados eleitos, os alunos, por lista participante, apresentaram as suas medidas, de uma forma séria, serena e consequente. Nesta busca de causas políticas e cívicas, o lema, no qual acreditamos convictamente, é o seguinte: a argumentação é a arma dos fortes.

Os jovens deputados revelaram os seus mais consistentes argumentos em defesa das suas medidas. Por outro lado, analisando as medidas das outras listas, solicitaram esclarecimentos e apontaram, educada e ponderadamente, fragilidades. Pese embora as salutares divergências argumentativas, todos se mostraram unidos no objetivo comum de debelar, no nosso meio, o atual flagelo da desinformação.

Em ambas as sessões, e após as diversas rondas de debate, os jovens políticos, unanimemente, elegeram as três medidas e respetivos argumentos que constituirão o Projeto de Recomendação da Escola a ser defendido, pelos representantes da Serafim, perante outros jovens deputados do distrito de Aveiro.

Também muito aguardado por todos os participantes, chegou o momento da eleição dos três deputados, de cada nível de ensino, que irão representar, distritalmente, a nossa Escola.

Após a contagem dos votos, foram revelados os nomes dos legítimos vencedores:

- no Ensino Básico: Safira Mateus, 8.º C (Lista S) – 1.ª Deputada Efetiva
Beatriz Barbosa, 9.º A (Lista F) – 2.ª Deputada Efetiva
Pedro Machado, 9.º A (Lista F) – Deputado Suplente

- no Ensino Secundário: Bernardo Fonseca, 11.º A (Lista C) – 1.º Deputado Efetivo
Érica Santos, 12.º B (Lista R) – 2.ª Deputada Efetiva
Maria Sá, 11.º A (Lista C) – Deputada Suplente.

No âmbito da candidatura à Mesa da Presidência da Sessão Distrital, no Básico, foi unânime a vitória do deputado Tomás Sá, do 8.º C e, no secundário, do deputado Cláudio Silva, do 10.ºB.

Um forte aplauso para todos os vencedores, sem esquecer que todos os participantes estão de parabéns, sem exceção!

Encerrou, assim, a primeira fase do projeto nacional “Parlamento dos Jovens”, nesta edição 2021’2022. Aproxima-se o momento de nos prepararmos para o grande debate da Sessão Distrital!

Mais uma vez, ansiamos que os nossos deputados se destaquem no palco parlamentar e que honrem o nome da nossa Escola. Continuamos a acreditar nos nossos alunos!

Dina Sarabando e Sónia Aires

pj se1


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL