O passado dia 11 de dezembro marcou o início de mais um ano de trabalhos, por parte da comunidade escolar, no projeto que, no passado (e falamos de há mais de uma década), já trouxe muitos louvores e alegrias, para além de uma entrega ímpar dos nossos jovens deputados. Parlamento dos Jovens é o programa que, sob a coordenação das Professoras Dina Sarabando e Cristina Correia, iniciou oficialmente, na transata quarta-feira, embora já tenham sido dados, antes, outros passos fundamentais.


Às 14 horas e 30 minutos, teve início a sessão do Ensino Básico que contou com o tema “Violência Doméstica e no namoro: da sensibilização à ação!”, durante a qual as 5 listas candidatas apresentaram os seus representantes e as suas medidas de intervenção que, no próximo dia 20 de janeiro, irão a votos, no seio da comunidade escolar e , dois dias depois, no CMI, irão ser apurados os 3 melhores representantes do 2.º e 3.º ciclos, que representarão o Agrupamento na Sessão Distrital e, sobretudo, serão eleitas as 3 melhores medidas (entre as 15 existentes), de acordo com a temática da atual edição.
Concretizada esta sessão do Ensino Básico, cerca de uma hora depois, foi a vez dos “mais velhos” se apresentarem, na assembleia, bem acompanhados de medidas inovadoras que consideraram, durante o tempo de preparação dos Projetos de Recomendação, importantes para o combate ao tema: “Violência Doméstica e no namoro: como garantir o respeito e a igualdade?”. O trabalho deste nível de ensino irá, igualmente, a votos no dia 20 de janeiro e só no dia 23 é que terá lugar a Sessão Escolar correspondente.
As medidas são bastante diversificadas, indo desde a alteração da atual legislação em vigor bem como a sua melhoria, às campanhas de sensibilização através de diferentes meios, novos números de apoio, espaços próprios para as vítimas e destacamento policial o que, certamente, será, para estes jovens deputados, uma árdua tarefa na hora da decisão que terão em mãos: escolherem as 3 melhores medidas que farão parte do Projeto Final de Recomendação da Serafim Leite.
A violência doméstica e no namoro é um dos flagelos que marca a sociedade do século XXI que se intitula desenvolvida. Felizmente, temos a certeza de que os jovens serafinos estarão à altura para, com o uso da arma mais poderosa do mundo, a palavra, lutar contra todos aqueles que, diariamente, continuam a agredir os seus parceiros/parceiras e que, este ano, já vitimizou mais de 20 Seres Humanos, só em Portugal.

Samuel Silva (12.º B)
Cristina Correia
Dina Sarabando

Para ver todas as fotos, clica em:

PJ - Apresentação de listas - Ensino Básico

PJ -Apresentação de listas - E. Secundário

 

 

AN PJ apresentacaolistas

 

AN PJ apresentacaolistas bas

                                   

                                     Ensino Básico

 

Ensino Básico Parlamento dos Jovens 11.12.2019

 

                                       Ensino SecundárioEnsino Secundário Parlamento dos Jovens 11.12.2019


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL