Uma vez mais aconteceu! Tivemos o prazer de, novamente, estar à conversa, no dia 21 de janeiro de 2019, com o distinto deputado da Assembleia da República, Dr. Porfírio Silva.
No âmbito do projeto nacional «Parlamento dos Jovens», a Serafim Leite recebeu com entusiamo este ilustre representante do Partido Socialista do Círculo Eleitoral de Aveiro, licenciado e mestre em Filosofia, com doutoramento em Epistemologia e Filosofia das Ciências e tese sobre as ciências do artificial como ciências do humano.

É membro do Conselho Nacional de Educação e colaborador do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa e do Instituto de Sistemas e Robótica, sendo que o seu trabalho de investigação mais recente se centra no tema das sociedades artificiais e no papel social dos robôs, temas estes que muito o estimulam e entusiasmam.
Após as boas-vindas, por parte da excelentíssima Senhora Diretora da nossa Escola, Dra. Anabela Brandão, o aluno Afonso Castro do 11.ºB - membro da Comissão Eleitoral Escolar - convidou a assembleia presente a participar e a refletir sobre o debate que teria lugar naquele micro-espaço político a propósito de temas tão atuais e que acarretam uma urgente intervenção: “«Salvar os Oceanos» - Alterações Climáticas”, para o Ensino Básico, e «Alterações Climáticas – como reverter o Aquecimento Global», para o Ensino Secundário.
De seguida, alunos do 10.º B, do Curso de Artes Visuais, proclamaram um poema que suscitou reflexão em torno da preservação do nosso ambiente e outros discentes do 10.º B e do 11.º B, igualmente do Curso de Artes Visuais, mostraram toda a sua criatividade preenchendo uma tela, em tons ambientais, enquanto decorreu a sessão.
O deputado convidado, demonstrando notável clareza, procurou satisfazer a curiosidade da atenta plateia, no âmbito do “Parlamento dos Jovens” e do “Clube Europeu”, proporcionando uma rápida viagem ao modo de funcionamento da Casa da Democracia, bem como elucidando os presentes acerca dos temas em debate.
No decurso da sessão, composta por cinco rondas, foram colocadas ao deputado diversas questões, por parte dos protagonistas das 13 listas, que abarcaram os temas em discussão, assim como outras mais relacionadas com a sua vida profissional e política que suscitaram o interesse dos jovens deputados. Ao responder a uma das várias questões, considerou que, na sua ótica, um dos maiores desafios com que nos debatemos, atualmente, é que cada um de nós, incluindo os deputados da nação, sejamos exemplo no combate a este flagelo das alterações climáticas com os pequenos gestos do dia a dia, pois, sem dúvida que, em conjunto, farão toda a diferença! Nessas rondas, o ilustre deputado chamou a atenção para a importância do papel dos jovens nesta luta, devendo o Estado ser chamado a dar o exemplo perante toda a sociedade.
Após este momento, todos foram convidados a observar o resultado artístico concebido pelos alunos da Serafim Leite que, numa missão conjunta entre o “Parlamento dos Jovens” e o “Eco-Escolas”, aceitaram este desafio, bem como a oferta de uma tela com o retrato do ilustre convidado, empenhadamente pintado por uma jovem aluna.
Assim, podemos certamente concluir que todos saímos convictos da importância deste elucidativo momento, que foi bem passado e ganhou, sobremaneira, pela eloquência do nosso orador.

Dina Sarabando
Cristina Correia

 

Para ver todas as fotos, clique em:

Sessão com o deputado Porfírio Silva…

 

AN deputado quadroIMG 5143

 

AN deputado salaIMG 5143


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL