Nos pretéritos dias 14 e 15 de maio, teve lugar a Sessão Nacional do programa “Euroscola”, inserido no projeto “Parlamento dos Jovens”, na qual o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite representou, mais uma vez, a partir da vitória alcançada, no dia 14 de março, o Círculo Eleitoral de Aveiro. Esta missão parlamentar foi levada a cabo pelos deputados Isa Soares e Francisco Gomes, do 11.º A, tendo sido acompanhados pela coordenadora do projeto, Dina Sarabando.


1.º dia (14 de maio)
Assim, após três longas horas de viagem, com partida de Santa Maria da Feira, os jovens representantes foram, nobremente, recebidos, na Casa da Democracia, no início da tarde, assim como outros jovens de todo o continente e das Regiões Autónomas, Europa e Fora da Europa.
Os jovens e professores acompanhantes foram, entretanto, encaminhados para a surpreendente Biblioteca da Assembleia da República, onde decorreram todas as apresentações em torno da temática da atual edição. Após as devidas saudações, por parte da organização, os necessários esclarecimentos e a divulgação do júri, os deputados serafinenses, de acordo com a ordenação alfabética distrital, apresentaram, em segundo lugar, a sua dinâmica, previamente preparada, envolta em capas que revelavam, artisticamente, o símbolo da União Europeia.
Paralelamente, decorriam, em salas distintas, os trabalhos das quatro comissões do “Parlamento dos Jovens”.
De tarde, todos os envolvidos foram deleitados com um saboroso lanche que teve lugar no Refeitório dos Frades. Posteriormente, findos todos os trabalhos, os presentes assistiram, na Sala do Senado, a um concerto melodioso entoado por um coro juvenil que mereceu, indubitavelmente, o nosso “bis”. Seguiu-se o jantar, bem recheado, no mesmo local do lanche, e a deslocação para o hotel “O Século”, em Oeiras.

 

2.º dia (15 de maio)

O segundo dia de trabalhos teve o seu início com a abertura solene do Plenário, por parte do Presidente da Comissão de Educação e Ciência, da Vice-Presidente da Assembleia da República e da Secretária do Estado para a Cidadania e Igualdade. Compuseram, também, a Mesa os jovens deputados eleitos para a Presidência da Sessão Nacional, liderada por um aveirense que trabalhou, em conjunto, na fase distrital, com o serafinense, Luís Paulo Pinho.
Deste modo, houve a oportunidade de, numa primeira fase, os deputados da Assembleia da República, em representação dos grupos parlamentares (Heloísa Apolónia, PEV; Vânia da Silva, CDS-PP; Ivan Gonçalves, PS; Margarida Lopes, PSD; Luís Monteiro, BE; Ana Mesquita, PCP), responderem às perguntas eleitas nas diferentes comissões.
O almoço teve, novamente, lugar no acolhedor Refeitório dos Frades, a que se seguiu, no caso dos alunos do “Euroscola”, um momento livre que possibilitou uma visita pela Assembleia da República, apreciando alguns recônditos, determinadas obras que ornamentam a Casa da Democracia, proporcionando, ainda, que os nossos deputados fossem fotografados em momentos que ficarão, com certeza, na sua memória.
Após o fecho dos trabalhos do “Parlamento dos Jovens”, por volta das 16h00, o último ponto da agenda dizia respeito à divulgação dos resultados do “Euroscola”, ditando que a Serafim Leite, pelo segundo ano consecutivo, se posicionasse a poucas décimas de um lugar no Parlamento Europeu, em Estrasburgo…

Agradecimentos:
Os envolvidos neste projeto agradecem a todos os que sempre acreditaram no mérito dos deputados serafinos e, sobretudo, aos Encarregados de Educação, à Direção da nossa escola e a todos aqueles que, de uma forma ou outra, nos ajudaram com o seu “engenho”: Celestino Pinheiro, Sónia Araújo e António Manuel Fonseca.

Dina Sarabando e Francisco Gomes (11.º A)

 

Para ver todas as fotos, clique em:

Euroscola - Serafim Leite – projeto europeu na Assembleia da República

 

AN1 euroscola junho

 

AN euroscola junho


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL