No passado dia 21 de março, decorreu, na Câmara Municipal de São João da Madeira, a 1ª reunião inerente ao programa “Assembleia Municipal Jovem”, implementado pela primeira vez no nosso município, subordinado ao tema: “Eu e os outros na minha escola e na minha cidade”. Assim, durante a sessão, foi permitido, aos 36 deputados municipais jovens presentes, eleitos nos quatro agrupamentos sanjoanenses, debater e refletir em torno de medidas relacionadas com a sua cidade, na presença de todo o executivo municipal, de convidados e gente curiosa que não deixou de apreciar “in loco” a primeiríssima assembleia protagonizada por jovens, na “cidade das unhas negras”.


Deste modo, após as boas-vindas, por parte da Presidente da Assembleia Municipal, Clara Reis, e a tomada de posse dos jovens deputados, interveio o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, e todos aqueles que pretenderam deixar o seu testemunho na tribuna municipal, como foi o caso do representante do PSD – Paulo Cavaleiro, não deixando de aplaudir esta louvável iniciativa.
Seguidamente, teve lugar a votação para os Secretários da assembleia, tendo sido eleito para assumir esta função o aluno da Serafim Leite, Samuel Silva. Após este momento, os representantes de cada agrupamento (no nosso caso, Ana Amorim, Nuno Macedo e Francisco Gomes) partiram para a colocação de questões relativas ao município, tendo os serafinos solicitado as devidas declarações, ao Presidente Jorge Sequeira, sobre assuntos gerais de interesse concelhio: as grandes transformações operadas desde a assunção do atual mandato, o desenvolvimento da Praça Luís Ribeiro, após o desaparecimento do elemento arquitetónico, e a renovação das piscinas municipais.
Numa fase posterior, no Período da Ordem do Dia (POD), os alunos do 4.º ao 12.º anos, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, após as devidas saudações a todos os intervenientes, as apresentações e as necressárias explicitações em torno do Projeto de Recomendação da lista SL, partiram para o debate, na generalidade, de todas as medidas que constam dos projetos dos quatro agrupamentos sanjoanenses, tendo os deputados serafinenses defendido, de forma acérrima e responsável, as suas próprias medidas, assim como refutaram aquelas que julgaram pouco coerentes ou prioritárias e aplaudiram outras que consideraram mais adequadas e meritórias, sugerindo, até, a junção com medidas da Serafim.
Após este ponto da ordem de trabalhos, esclarecidas as dúvidas e esmiuçados todos os projetos em análise, os jovens deputados de S. João da Madeira votaram nas três melhores propostas presentes em assembleia, a serem, a posteriori, apresentadas na Assembleia Municipal “Sénior”, a fim de serem discutidas, uma vez que representam preocupações dos jovens sanjoanenses e, nesse sentido, não poderão ser ignoradas.
Entre as três medidas mais votadas na sessão, secretariada pelo nosso aluno, Samuel Silva (AE Dr. Serafim Leite), e por Manuel Ferreira (CEI), duas delas são fruto do projeto da Serafim Leite, o que comprova, sem dúvida, o esforço e o empenho dos nossos deputados.
A primeira medida, da autoria do CEI, que alcançou 30 votos a favor (O votos contra e 4 abstenções), surge no sentido de se “implementar um posto de abastecimento de carros elétricos na cidade, substituindo-se ainda, mas de forma gradual, a atual frota automóvel camarária por veículos elétricos”. Já a segunda medida, originária do AE Dr. Serafim Leite, foi agraciada com 24 votos a favor, 3 contra e 7 abstenções, e aponta para o “desenvolvimento de um novo projeto que deverá passar pela reverificação da localização das passadeiras, em S. João da Madeira, e por uma maior visibilidade, contribuindo, desta feita, para a segurança de todos os peões (e condutores).” Por último, obtendo 19 votos a favor, zero contra e 12 abstenções, uma proposta conjunta dos AE Dr. Serafim Leite e Oliveira Júnior, que passou pelo crivo da AMJ. Assim, de acordo com a opção dos jovens deputados, os mesmos defendem que urge a “melhoria da rede de transportes em S. João da Madeira, possibilitando, assim, uma maior oferta de mobilidade a todos os munícipes e a todos que aqui passam a maior parte do tempo” e a articulação da “rede de transportes dos concelhos vizinhos (itinerários e horários) no sentido de promover uma melhor acessibilidade entre as localidades vizinhas e S. João da Madeira”.
Por fim, resta-nos aplaudir esta iniciativa, uma vez que apreciamos a motivação que os jovens têm, nos dias de hoje, pela vida da sua cidade, do seu país e da Europa a que pertencem. Os alunos da Serafim não são exceção e provaram isso mesmo – o futuro está nas suas mãos e, por isso, este projeto assinala, precisamente, a hora da mudança.

Dina Sarabando e Bárbara Pessoa (12.º A)

Para ver todas as fotos, clique em:

Assembleia Municipal Pioneiros 

 

AN AMJovem

 

AN1 AMJovem


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL