No dia 26 de janeiro, no período da tarde, teve lugar mais uma Sessão Escolar, no Centro Multidisciplinar Interativo (das 14h00m às 15h30m, no caso do Ensino Básico, e das 15h45m às 18h30, no Ensino Secundário).


Ambas as sessões contaram com 29 (Ensino Básico) e 27 (Ensino Secundário) deputados eleitos por votação universal, no dia 23 de janeiro, os quais, após a merecida tomada de posse, iniciaram os seus trabalhos, de forma bem séria e empenhada, tentando mostrar a toda a assembleia que as suas ideias, em torno do tema em debate, eram as mais promissoras, a fim de fazerem parte do Projeto de Recomendação final da Serafim Leite.
Os Deputados fizeram uso da palavra para evidenciar posições a favor ou contra, esclarecer dúvidas e defender os seus projetos, imperando a responsabilidade em esmiuçar todas as medidas, eliminar aquelas que se revelaram menos adequadas e, sobretudo, apontar as que melhor poderiam representar a nossa escola, ao nível distrital. Em ambos os debates, sobressaíram a evidente preocupação, por parte dos jovens deputados, face ao tema atual, a sua espontaneidade/improvisação verbal, a curiosidade e o interesse abismal, sobretudo dos mais novos, por todos os pormenores que fazem parte da vida política.
Os trabalhos parlamentares foram dinâmicos, inflamados e construtivos, impregnados de um profundo sentido de uma missão a cumprir que tem sido, sem dúvida, uma marca da nossa escola. Ronda após ronda, os intervenientes mostraram uma ávida vontade em alcançarem um lugar na Sessão Distrital, mas, mais do que isso, em construírem o melhor projeto que deveria, segundo as palavras que tantas vezes se fizeram ouvir no auditório, ser defendido pelos três melhores deputados da Serafim, não devendo, portanto, dar lugar a injustiças...
No final do combate de ideias e perspetivas, os jovens políticos elegeram as três medidas e respetivos argumentos que constituirão os Projetos de Recomendação Escolar (dos Ensinos Básico e Secundário), a serem defendidos, posteriormente, aquando das Sessões Distritais que decorrerão nos dias 05 (Ensino Básico) e 06 (Ensino Secundário) de março, pelos representantes serafinenses.
O debate chegou ao rubro com a eleição dos três Deputados que irão representar a escola, ao nível distrital. Infelizmente, como sempre, o cargo de Deputado, tão desejado por todos, causou euforia e tristeza conjuntas, já que, após debates tão enriquecedores, conforme foi demonstrado, verbalmente, nas intervenções finais, apenas três elementos seguiram em frente. Assim, a contagem de votos determinou os seguintes vencedores:
Ensino Básico: Ricardo Mendes, 9.º A; Bernardo Fonseca, 7.º C; Joana Filipa Martins, 9.º B.
Ensino Secundário: Luana Rocha, 12.º A; André Octávio Soares, 11.º A; Bárbara Pessoa, 12.º A.
Posteriormente, os discentes propuseram temas para debate na edição vindoura do Parlamento dos Jovens. Após votação renhida, as propostas vencedoras foram: “O futuro e a tecnologia: um novo rumo para o Ensino”, no caso do Ensino Secundário, e “O Direito à Saúde: para todos?”, no caso do Ensino Básico.
A sessão contou, também, com a eleição dos candidatos à Mesa da Presidência da Sessão Distrital que ditou os seguintes afortunados: Maria Filomena Brito (8.º B, Ensino Básico) e Luís Pinho (12.º A, Ensino Secundário).
Deste modo, terminou mais uma fase deste engrandecedor projeto que tem vindo a fazer brotar nos jovens a paixão pela política e pela cidadania. Este ano, os debates e toda a entrega, ao longo das diversas etapas, excederam as expectativas, primando o trabalho dos nossos deputados por uma extrema qualidade. É de realçar o gosto e o empenho, sobretudo dos que abraçaram estas andanças políticas, pela primeira vez.
Cumpre, agora, a preparação da fase seguinte, que contará com o trabalho, empenho e dedicação árduos quer dos Deputados quer das Coordenadoras do projeto. Seremos, com certeza, prudentemente ambiciosos nas nossas metas, tentando demonstrar o valor e a capacidade argumentativa dos nossos representantes.
Para terminar, apenas uma palavra de agradecimento aos Media, na pessoa do professor Celestino Pinheiro, e à excelente Direção, nas pessoas das professoras Anabela Brandão e Cristina Tavares, que vão “aturando” os nossos devaneios políticos…

Dina Sarabando e Cristina Correia

 

Veja aqui as fotos das duas sessões:

Sessão escolar básico

Sessão escolar - Secundário

AN venc bas sec

 

 

AN sess esc bas

 

AN sess esc sec


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL