No dia 20 de janeiro, no período da tarde, decorreu mais uma Sessão Escolar, no Centro Multidisciplinar Interativo (das 13h30m às 15h30m, no caso do Ensino Básico, e das 15h45m às 18h30, no Ensino Secundário).


Ambas as sessões contaram com 30 (Ensino Básico) e 29 (Ensino Secundário) deputados eleitos por votação universal, no dia 17 de janeiro, os quais, após a merecida tomada de posse, iniciaram os trabalhos de forma galopante e incisiva, tentando mostrar aos seus congéneres que as suas ideias, em torno da Constituição da República Portuguesa, eram as mais válidas e as melhores para constituírem o Projeto de Recomendação da Serafim Leite.
Os Deputados fizeram uso da palavra para evidenciar posições a favor ou contra, esclarecer dúvidas e defender os seus projetos, imperando, no entanto, a responsabilidade de esmiuçar todas as medidas, eliminar aquelas que se revelaram menos adequadas e, sobretudo, eleger as que melhor poderiam representar a nossa escola, ao nível distrital, perseguindo um objetivo comum: radiografar a Constituição da República Portuguesa, sob o ponto de vista crítico, em várias temáticas legisladas (Ensino Básico) e refletir sobre possíveis atuações ao nível das autarquias locais, tendo em conta o exposto na “mãe de todas as leis” (Ensino Secundário).
Os trabalhos da assembleia foram dinâmicos, inflamados e construtivos impregnados de um profundo sentido de uma missão a cumprir que tem, sem dúvida, sido apanágio da nossa escola, ao longo da sua dedicação a este projeto. Ronda após ronda, os intervenientes mostraram a ávida vontade de alcançar o consenso que, em ambos os níveis de ensino, conduziria a um projeto comum.
No final do combate de ideias e perspetivas, os jovens políticos elegeram as três medidas e respetivos argumentos que constituirão o Projeto de Recomendação Escolar, a serem defendidos, posteriormente, aquando da Sessão Distrital que decorrerão nos dias 13 (Ensino Básico) e 14 (Ensino Secundário) de março, pelos representantes serafinenses. Assim sendo, as medidas mais votadas provieram das decisões a seguir plasmadas:
Ensino Básico
- 1.ª medida (fusão das listas S e U);
- 2.ª medida (fusão das listas H e S);
- 3.ª medida (lista J).

Ensino Secundário
- 1.ª medida (fusão das listas M e Z);
- 2.ª medida (fusão das listas A e Delta/Phi);
- 3.ª medida (lista A).

O debate engrandeceu de nervosismo com a eleição dos três Deputados que irão representar a escola, ao nível distrital. Este foi o momento apoteótico da sessão, aguardado ansiosamente pelos jovens. Infelizmente, o cargo de Deputado, tão desejado por todos, causou euforia e tristeza conjuntas, já que, após tão meritório combate, apenas três elementos seguiram (e seguirão) em frente. Assim, a contagem de votos (depois de numerosos empates) determinou os seguintes vencedores:
Ensino Básico: Diogo Filipe Cruz, 9.º A; Joana Filipa Martins, 8.º B; Júlia da Costa, 8.º A.
Ensino Secundário: Manuel Alberto Barrios, 12.º A; Luís Ricardo Neves, 12.º A; Inês Gonçalves da Silva, 12.º B.
Posteriormente, os discentes propuseram temas para debate na edição vindoura do Parlamento dos Jovens. Após votação renhida, as propostas vencedoras foram: “O futuro e a tecnologia”, no caso do Ensino Básico, e “Dinamizar a empregabilidade: que soluções para os jovens portugueses?”, no caso do Ensino Secundário.
Os debates contaram, ainda, com a eleição dos candidatos à Mesa da Presidência da Sessão Distrital que ditou os seguintes afortunados: Bernardo Fonseca (6.º C, Ensino Básico) e Beatriz Rodrigues (11.º A, Ensino Secundário).
Como é tradição da Escola Serafim Leite, os desafios são sempre encarados corajosamente e com toda a garra, por isso, mais uma vez, o programa “Euroscola” terá representantes, devidamente eleitos, que defenderão, oportunamente, um projeto argumentativo em torno da reinvenção da Europa. Serão eles os deputados André Octávio Soares (10.º A) e Isa Soares (10.º A).
Deste modo, terminou mais uma fase deste engrandecedor projeto que fez brotar nos jovens a paixão pela defesa das suas ideias e do bem comum. Cumpre, agora, a preparação da fase seguinte, que contará com o trabalho, empenho e dedicação árduos quer dos Deputados quer das Coordenadoras do projeto.
Seremos, com certeza, prudentemente ambiciosos nas nossas metas, tentando demonstrar o valor e a capacidade argumentativa dos nossos representantes.
Para terminar, apenas uma palavra de apreço e agradecimento aos Media, na pessoa de Celestino Pinheiro, e à cansativa Direção, nas pessoas de Anabela Brandão e Cristina Tavares, que vão “aturando” os nossos devaneios políticos, etapa atrás de etapa…

Dina Sarabando e Susana Cecília Oliveira

Para ver as fotos das sessões, clique em:

PJ - Sessão Escolar - Ensino Básico

PJ - Sessão Escolar - Ensino Secundário

PJ Logo SE


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL