Realizou-se, no passado dia 9 de janeiro, no Auditório do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, uma palestra dinamizada e organizada pelo clube europeu "AESL e a Europa" e pela Biblioteca escolar, sobre o tema “O impacto das Eleições Europeias de 2019 na tua vida”. O público-alvo desta sessão foram os alunos do 12.º ano de escolaridade, muitos deles já com 18 anos de idade, que exercerão, pela primeira vez, o seu direito de voto nas próximas eleições europeias de 26 de maio.


A palestra foi apresentada pelo Dr. Rui Manuel Monteiro, do Centro de Informação “Europe Direct Porto”, organismo oficial de informação europeia que a Câmara Municipal do Porto acolhe e dinamiza desde 2005.
Perante uma centena de alunos, o orador fez uma breve alusão ao processo de construção europeia, focou o funcionamento do Parlamento Europeu e mencionou os direitos e deveres enquanto cidadãos da EU. Para ilustrar bem a importância da EU na vida dos cidadãos, foram identificados casos práticos de pessoas ou instituições da região que, fruto de apoios da UE, alavancaram investimentos que beneficiaram as populações e a região. Nessa lógica, foi também sublinhada a importância da participação dos cidadãos, em particular dos jovens, de forma informada e esclarecida, nas Eleições Europeias de 2019. Na parte final, o orador esclareceu algumas dúvidas surgidas em relação à aplicação do muito comentado “Artº 13” da proposta de regulação dos direitos de autor dentro da União Europeia, sublinhando que se trata apenas de criar mecanismos para proteger o trabalho dos criadores de conteúdos e não de impedir que as pessoas publiquem os seus trabalhos na internet.
Esta iniciativa do clube "AESL e a Europa" vem na sequência de outras iniciativas promovidas pelo clube, em anos anteriores, como a Comemoração do Dia da Europa e a realização de uma mesa redonda anual sobre temas europeus. Esta meritória atividade conduziu, nomeadamente, à atribuição do primeiro prémio do Concurso dos Clubes Europeus 2017/2018, pela Direção Geral de Educação.

Gabinete de Comunicação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite.

AN1 palestra parl europeu

 

AN palestra parl europeu

 

logo club europeu grande

 

logo europ direct


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL