Promoção de uma cidadania ativa necessária à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Durante o dia 14 de janeiro decorreram no Centro Multidisciplinar interativo, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, várias sessões da campanha “Lixo Culpado”, fruto da parceria da SUMA com o município de S. João da Madeira e a coordenadora do Eco_Escolas, destinada aos alunos de 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos.


No início da sessão foram apresentados aos alunos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aprovados pelos líderes mundiais reunidos na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) a 25 de setembro de 2015, com a finalidade de acabar com a pobreza, proteger o ambiente e promover a prosperidade e o bem-estar de todos até 2030. Estes objetivos colocam o enfoque nas pessoas, nos direitos humanos e na resposta às crescentes desigualdades sociais, bem como englobam questões centrais como a paz, a segurança e as alterações climáticas. É uma agenda ambiciosa, que deverá ser implementada por todos os países. A concretização dos ODS dependerá não apenas do compromisso dos governos, mas também do envolvimento dos cidadãos.
Neste enquadramento a campanha “Lixo Culpado” desmistifica a “culpa” e o papel de vilão habitualmente atribuído ao lixo, reforçando a importância do comportamento individual do produtor de resíduos na resolução desta problemática marcadamente urbana. Assumir que a “culpa” de haver lixo espalhado não é dos objetos descartados, mas sim de quem os descartou ou de quem não denuncia situações irregulares - tornando-se, desta forma, cúmplice -,foi o objetivo central da ação.
Assim esta iniciativa abordou temáticas relacionadas com uma prática de cidadania ativa na sua relação com a produção e gestão de resíduos, nomeadamente a deposição de resíduos indiferenciados, a valorização de resíduos recicláveis e o correto encaminhamento de resíduos especiais tais como o óleo alimentar usado.
No final os alunos visionaram o vídeo “A maior lição do Mundo”, (https://www.youtube.com/watch?time_continue=21&v=YbZppsw5pjw&feature=emb_logo) mostrando que eles deverão ser defensores ativos da mudança necessária para a concretização dos 17 ODS!!

 

AN lixo3

 

AN lixo1

 

AN lixo2

 

AN lixo

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL