(Fotos e reportagem da SIC em "Continuar".)

Realizou-se, no dia 27 de janeiro, no auditório da escola sede do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, uma sessão de contacto via rádio, com a Estação Espacial Internacional, enquadrada no projeto "Earth from Space” tutelado pela Rede de Emissores Portugueses (REP-ARISS).


Com o auditório completamente cheio e perante a insaciável curiosidade de crianças e jovens presentes, oriundos de todas as escolas do Agrupamento e de todos os ciclos de ensino, dezassete alunos, uns mais nervosos, outros mais à vontade, tiveram oportunidade de se dirigir ao palco, para fazer as suas perguntas aos astronautas. Logo de seguida, recebiam a resposta enviada, em direto, pelo astronauta italiano Luca Parmitano, comandante da expedição número 61 da estação espacial, que iniciou o contacto com uma saudação aos presentes: Daqui Estação Espacial Internacional. Bem vindos a bordo!
De notar que as perguntas e respostas apenas puderam decorrer num intervalo de nove minutos, tempo em que Portugal e a Estação Espacial podem estar em sintonia via rádio, dadas as caraterísticas da sua órbita. Mesmo com essa limitação temporal, as perguntas versaram temas tão diversos como a vida a bordo, tarefas do quotidiano, relação com os familiares que ficaram na Terra, problemas de saúde decorrentes da longa permanência a bordo, temas de investigação, experiências em curso e alguns outros.
A organização desta sessão implicou um longo e minucioso trabalho de preparação, planeado desde o início do ano letivo e iniciado em finais de novembro, que passou pela seleção dos alunos e das perguntas e envolveu diretores de turma, professores de inglês e outros professores e pela realização de duas sessões preparatórias com todos os participantes.
O projeto foi coordenado pelo professor Marco Vasconcelos, com a colaboração de professores de várias áreas, Pedro Gual, José Paulo Sá, Celeste Cerqueira, Arménio Amaral e Eduardo Ramalhadeiro. A estação rádio esteve a cargo do operador Luís Califórnia da REP-ARISS. Esteve igualmente presente na sessão o presidente da REP, Carlos Nora.
O melhor balanço que se pode fazer desta atividade pôde ler-se nos olhos das crianças, encantadas com esta possibilidade de contactarem com seres humanos viajando a 410 quilómetros de distância de nós e preocupados com os problemas de um planeta que é azul visto do espaço, mas que nem sempre o é para quem nele habita. Só por isso, valeu a pena.

Gabinete de Comunicação do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite

 

Para veres todas as fotos, clica em:

Earth from space. Contacto.

 

Reportagem da SIC

 

 

AN earth final

 

AN earth final1

 

 


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL