• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Uma comunidade aberta a novas aprendizagens

    Uma comunidade...

    Nos dias 4 e 5 de abril, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite abriu, mais uma vez, as suas portas à comunidade educativa, promovendo, desta feita, um dia repleto de atividades e de experiências únicas para todos os participantes: alunos,...
  • “Sons em liberdade “ - 20 de março de 2024

    “Sons em...

    “Boa tarde, sejam bem-vindos a esta audição de flauta, canto e leitura “Sons em Liberdade”, dinamizada pelos alunos de Educação Musical do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, com a orientação da nossa professora Ana Paula e o apoio da nossa...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...


A professora Anabela Brandão, diretora do AESL, desafiou professores e alunos a refletirem sobre o Dia Internacional da Criança, que hoje se comemora. “Como não podemos ter Dias Abertos, sugiro que abram o dia 1 de junho à criança que têm dentro de vós. Sugiro também que deixem as nossas crianças e jovens, serem crianças!” De entre as respostas recebidas, nomeadamente das turmas 7º C da EBSSL e 1º B da EB do Parque e de alguns professores, aqui deixamos a respetiva transcrição.

 

 

Sónia Andrade - 1ºB - EB do Parque

Bom dia por cá eu, a minha filhota e os meus alunos iremos ser crianças com jogos tradicionais e desporto, jogo do saco, trotinete, jogar à bola e equilíbrio está na agenda, tal como, ler e ir a uma visita virtual ao zoo de Lisboa.
Depois deixo -lhe fotos... os alunos ficaram motivados vamos a ver...

Atenciosamente Sónia Andrade

AN.criança ebparque

 

Para veres todos os trabalhos do 1ºB da EB do Parque, clica em:

Dia Internacional da Criança pelos alunos do 1º B da EB do Parque

 

-------------------------------------------------------------------------------

 O 7ºC deseja a todos um Feliz dia Mundial da Criança!

 

AN criança

 

 

O Direito das Crianças

Toda criança no mundo
Deve ser bem protegida
Contra os rigores do tempo
Contra os rigores da vida.

Criança tem que ter nome
Criança tem que ter lar
Ter saúde e não ter fome
Ter segurança e estudar.

Não é questão de querer
Nem questão de concordar
Os direitos das crianças
Todos têm de respeitar.

Tem direito à atenção
Direito de não ter medos
Direito a livros e a pão
Direito de ter brinquedos.

Mas criança também tem
O direito de sorrir.
Correr na beira do mar,
Ter lápis de colorir…

Ver uma estrela cadente,
Filme que tenha robô,
Ganhar um lindo presente,
Ouvir histórias do avô.

Descer do escorregador,
Fazer bolha de sabão,
Sorvete, se faz calor,
Brincar de adivinhação.

Morango com chantilly,
Ver mágico de cartola,
O canto do bem-te-vi,
Bola, bola,bola, bola!

Lamber fundo da panela
Ser tratada com afeição
Ser alegre e tagarela
Poder também dizer não!

Carrinho, jogos, bonecas,
Montar um jogo de armar,
Amarelinha, petecas,
E uma corda de pular.

Ruth Rocha (1931) é uma importante escritora brasileira de literatura infanto juvenil. É autora do Best-Seller “Marcelo, Marmelo, Martelo”. Foi eleita para a cadeira 38 da Academia Paulista de Letras.

 

Para veres os trabalhos dos alunos do 7º C, clica em:

O Dia Internacional da Criança visto pelos alunos do 7ºC

 AN criança2

---------------------------------------------------------------------------

Professora Fátima Sousa

O que é ser criança?

diacriança fat sousaA questão parece simples, mas será que a resposta é assim tão evidente?


Sugiro-te a leitura do livro "A criança que queria ser... criança". Nele tomarás contacto com uma história simples, mas que te fará refletir sobre a família, a infância e as características que lhe estão inerentes.


Serás igualmente 'confrontado' com a realidade do que é ser criança, sobre a necessidade de rir, de chorar, de conquistar, de passar pela derrota, pelo mundo da fantasia e da realidade, e pela necessidade de cair e de levantar.


Quantas vezes já pediste a uma criança que parasse de correr, que parasse de saltar, que parasse de chorar?


"Que tolos estes adultos, que se esqueceram do bom que é correr sem destino, saltar nas poças da chuva, molhar os pés na relva e aquecer o coração com um abraço apertado, um beijinho repenicado e ser só... uma criança", pode ler-se no livro.

 

“A criança que queria ser... criança” é da autoria de Andreia Espain, com ilustrações de Cristina Sousa e Luís Pinto, editado pela Happy Zone Edições.

 

 

--------------------------------------------------------------

 

Professora Isabel Valente


Quero ser novamente criança
Subir muros, trepar árvores, subir bem alto...
Desejo ardentemente ser uma maria rapaz com joelhos e pernas maltratadas
Quero de novo jogar à macaca, andar às escondidas...
Eu quero reencontrar todos os meus amigos
E partir com eles para as desfolhadas e para as vindimas na casa dos avós
Eu quero ser novamente criança.
Para apagar, por instantes, um Mundo cinzento que prima em ficar.
Sim, eu quero ser novamente Criança!

                                                                                                  Isabel Valente

 

 

----------------------------------------------------

 

Professor Paulo Duarte


Não é para desfazer, mas eu quero ser adulto.
O que não quero ser é outra coisa — sobretudo cego, como aqueles que Saramago chamou de cegos, antes de o serem efetivamente.

Não há maior poema do que esse de sermos adultos.
Não fosse assim, e a Educação perderia toda a razão de ser.

Subir muros, trepar árvores e subir alto, não são criancices — são a Liberdade pela qual lutamos, a educar crianças para serem adultos em forma de poemas.

Continuemos a educar!

Fiquem bem.

 

------------------------------------------------------------------------------  

Professora Elza Paiva

Poema Ser criança

 

Ser criança

 

--------------------------------------------------------

 

Professora Odete Covelo

 

odete

 

------------------------------------------------------------------

Canções sobre o tema da criança, sugeridos por vários participantes

 

Tribalistas - Velha Infancia

 

Aquarela - Toquinho

 

7ºC - Living Peace Movie

 

O Mundo da Criança - Toquinho

 

 

 

 

 


Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL