Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
Conferência "Astrobiologia: o contexto cósmico da vida"
Bandeira eco escolas EB Fundo de Vila
Bandeira eco escolas EB do Parque
Órgãos sociais da Associação de Estudantes 19-20
Exposição "Artes e ofícios" - 11 de outubro de 2019
"Histórias e memórias" - Os Serafins - 11 de outubro de 2019
Erasmus+ ICT Competition - Novembro de 2019
Dia do diploma - 2019
AESL 2019

No passado dia 20 de janeiro de 2020, chegou, como vem sendo habitual no «Parlamento dos Jovens», o momento de todos os candidatos a deputados escolares, no nosso Agrupamento, contactarem “in loco” com um Deputado da Assembleia da República.
Desta vez, Moisés Ferreira foi o escolhido pela AR para visitar a terra que o viu nascer e onde adquiriu, desde cedo, o gosto pela intervenção política. Desde adolescente que se debateu na defesa dos seus ideais, tendo-se, apenas com 19 anos, candidatado à Câmara Municipal de S. João da Madeira, nas eleições autárquicas de 2005!

O Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite promoveu, no passado dia 17 de janeiro, nos Paços da Cultura, a conferência "Astrobiologia: o contexto cósmico da vida", pelo Dr. Daniel Folha, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. Esta atividade esteve enquadrada num ciclo cujo tema genérico é “Astronomia & Sociedade" e que compreenderá mais duas palestras, a próxima das quais sobre o tema “exoplanetas”.

Promoção de uma cidadania ativa necessária à concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Durante o dia 14 de janeiro decorreram no Centro Multidisciplinar interativo, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, várias sessões da campanha “Lixo Culpado”, fruto da parceria da SUMA com o município de S. João da Madeira e a coordenadora do Eco_Escolas, destinada aos alunos de 6.º, 7.º, 8.º e 9.º anos.

Existe vida para além da Terra?

O Clube "Ciência Viva" do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite promove, no próximo dia 17 de janeiro, a conferência ""Astrobiologia: o contexto cósmico da vida", pelo Dr. Daniel Folha, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto. Esta atividade está enquadrada num ciclo cujo tema genérico é  "Astronomia & Sociedade". A conferência decorrerá nos Paços da Cultura, pelas 21 horas. Esta será uma oportunidade única tentar encontrar respostas para questões tão aliciantes como: "Qual a origem da vida e como evolui? Existe vida para além da Terra? Como detetá-la? Qual o futuro da vida na Terra e no Universo?" A não perder!

Com a campanha eleitoral e a aproximação das grandes decisões, as listas vão dando azo à sua criatividade, tanto em relação às medidas, como em relação à qualidade gráfica dos seus cartazes e material de propaganda. Em “continuar” poderás ver o resultado de todo esse trabalho.

O passado dia 11 de dezembro marcou o início de mais um ano de trabalhos, por parte da comunidade escolar, no projeto que, no passado (e falamos de há mais de uma década), já trouxe muitos louvores e alegrias, para além de uma entrega ímpar dos nossos jovens deputados. Parlamento dos Jovens é o programa que, sob a coordenação das Professoras Dina Sarabando e Cristina Correia, iniciou oficialmente, na transata quarta-feira, embora já tenham sido dados, antes, outros passos fundamentais.

 

 

Os alunos do 11º F, Curso Técnico Profissional de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, desejam umas Boas Festas a toda a comunidade educativa e convidam-vos a visitar o seu jornal digital. (Ver em "continuar)

 

 

Viajando pelas estrelas.


Decorreu, no final da tarde do dia 13 de dezembro, no Auditório do CMI do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, o Concerto de Natal promovido pela Biblioteca Escolar, com a participação dos alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico.

Dia 29 de novembro – A Serafim Leite voltou a marcar presença na Greve Climática Global!
Bandeira Verde Eco-Escolas a meia haste e muita sensibilização!

Para assinalar mais uma mobilização global pelo clima, foram oferecidos aos professores, assistentes operacionais e assistentes técnicas ramos de loureiro (árvore autóctone da espécie Laurus nobilis) para aromatizar as suas casas e os seus tachos!
Até segunda-feira, 2 de dezembro, também foi colocada a meia haste a nossa bandeira verde, como símbolo de alerta para a urgência das medidas para inverter as alterações climáticas.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite faz parte de um número muito restrito de Escolas Amigas dos Direitos Humanos. Todos os anos participamos numa atividade, denominada Maratona de Cartas, dinamizada pela Amnistia Internacional. Este ano, pela primeira vez, é via digital.

O objetivo é o de recolher assinaturas digitais (“Assinaturas que mudam vidas”) para ajudar cinco casos de jovens cujas vidas se encontram em risco ou que escolheram fazer frente às adversidades. O nosso objetivo é, também, fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo. Através do link https://www.amnistia.pt/maratona/ podemos ajudar a minimizar as injustiças.

Solicitamos que visite a referida página, assine a petição e divulgue pelos familiares e amigos. Ao assinar introduza o código que foi atribuído ao nosso agrupamento – VIFH.

Projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos do AESL

Cláudia Proença, Anabela Costa e Clara Gusmão

 

Alunos do curso profissional de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade da nossa escola participaram numa atividade natalícia de que nos dão conta em "continuar".