No dia 2 de abril de 2025, os discentes das turmas do 10.º ano, do Ensino Secundário, abrangidos pelo Programa de Mentoria, usufruíram de uma nova missão: uma viagem proporcionada por quatro colegas, da Associação de Estudantes, igualmente, mentores (Gabriela Castro, Mariana Martins, Rodrigo Matos e Rúben Marques).

Esta formação dirigida aos alunos mentorandos contou com a presença e orientação da professora responsável pelo projeto, no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Dina Sarabando, numa vertente virtual, a qual, na voz dos quatro mentores, foi ao encontro de dicas essenciais para uma gestão mais eficaz da vida académica dos mentorandos, sobretudo, num ciclo de estudos que acarreta uma maior complexidade. Estas orientações pretendem ajudar os colegas a atuarem com mais segurança, confiança e com um maior repertório de estratégias de aprendizagem, facilitando, deste modo, a vida académica e social dos mesmos.

Além disso, os alunos-mentorandos aprenderam, também, a fazer uso da plataforma digital ao serviço deste programa, a qual permite a partilha de materiais pedagógicos e didáticos. Esta iniciativa está alinhada com uma medida aprovada, pelos alunos do Agrupamento, no âmbito do projeto «O Parlamento na Serafim», visando criar um acervo rico de recursos que, futuramente, continuarão a beneficiar todos os estudantes, especialmente, no Ensino Secundário.

Em suma, acreditamos que os Programas de Mentoria, que já existem noutras vertentes, no nossos estabelecimento de ensino, ganham cada vez mais força, contribuindo, de forma significativa, para o desenvolvimento académico, emocional e social dos alunos. Todas estas iniciativas promovem, sem dúvida, o apoio mútuo, seja por meio da Mentoria Interpares, em que os alunos de ciclos/anos superiores orientam os mais novos, ou pela Mentoria Intraturmas, que envolve colegas da mesma turma. Assim, aumentarão, com certeza, as oportunidades e as possibilidades de sucesso nos estudos, dado que os mentores funcionam como modelos positivos, compartilhando experiências, oferecendo conselhos e incentivando o autoconhecimento e a autodisciplina.

Por fim, é importante lembrar que todo esse trabalho e o uso da plataforma são acompanhados e supervisionados pela Coordenadora do projeto, garantindo que os benefícios do programa sejam, plenamente, alcançados.

Um trabalho que conecta investigação, arte e tecnologia, envolvendo alunos e famílias numa experiência interdisciplinar.

Os alunos do 1.ºA da Escola Básica do Parque desenvolveram um projeto multidisciplinar sobre animais, que envolveu investigação, escrita, arte e tecnologia. Após pesquisarem diferentes espécies, escreveram no computador as principais características dos animais estudados.

Com a ajuda das famílias, criaram modelos em 3D, utilizando materiais de desperdício e promovendo a criatividade e a consciência ambiental. De seguida, os grupos apresentaram à turma os seus projetos, partilhando descobertas e criações.

O projeto culminou com a criação de um jogo educativo de pares, que desafia os jogadores a combinar cada animal com sua descrição correta. O jogo, pensado, especialmente, para assinalar o Dia da Criança, promove a fixação do conhecimento, de forma lúdica, e pode ser jogado em família, tornando a aprendizagem divertida e interativa.

A atividade destacou-se pela colaboração entre a escola e a família, além do envolvimento ativo dos alunos em diversas áreas do conhecimento.

Círculo de Aprendizagem |1.ºA EB do Parque | Professora Marisela Oliveira

Durante esta semana, decorreu, mais uma vez, na Torre da Oliva, a Feira da Ciência, um
evento dedicado à promoção do conhecimento científico.
A iniciativa contou com a participação dos alunos da Escola Básica do Parque, que tiveram a
oportunidade de visitar as diferentes exposições e projetos. Este evento proporcionou, sem
dúvida, um ambiente de aprendizagem interativo e estimulante, fortalecendo o interesse pela
ciência e incentivando a criatividade dos jovens.

No dia 18 de março, teve lugar, no Centro de Artes de Águeda, a Sessão Distrital do «Parlamento dos Jovens», do Ensino Secundário, na qual participaram os deputados eleitos para o efeito: Rúben Marques (12.ºC), Mariana Martins (11.º A) e César Silva (11.ºB), para além da aluna Victória Cavalcante (12.ºC) que assumiu, meritoriamente, a função de Presidente da Mesa de toda a Sessão Distrital.

Na Sessão Solene de Abertura, estiveram presentes, e intervieram, o Deputado Filipe Brandão (PS), o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda (Edson Santos), a Representante da Educação do Centro (Cristina Ferreira) e a Diretora Regional do Centro do IPDJ (Catarina Durão), tendo a sessão sido assessorada por Pedro Pacheco e Elisabete Vieira, da Assembleia da República.

Após o momento protocolar, seguiu-se o período de perguntas dirigidas ao Deputado convidado, passando-se, de seguida, ao debate na generalidade que contou, numa primeira fase, com a apresentação das medidas eleitas no Agrupamento, a que se seguiu o período mais aceso, no qual os nossos deputados souberam solicitar esclarecimentos, elogiar e criticar, tendo por base os projetos das outras escolas participantes.

Os deputados serafinos conseguiram envolver-se, de forma entusiasta e empenhada, na referida sessão, em defesa das medidas que melhor serviriam o Círculo Eleitoral, na Assembleia da República, materializando-se a sua intervenção na sua posição na respetiva comissão e, sobretudo, na eleição do nosso Agrupamento, mais uma vez, para a Sessão Nacional, tendo alcançado um dos lugares meritórios. O nosso orgulho recai, igualmente, na prestação da Presidente da Mesa, a nossa Victória, que contribuiu, assim, para que o dia parlamentar se tornasse ainda mais glorioso!

Hoje, na sala de aula, decorreu a atividade "Superar Desafios: Lições para a Vida", dinamizada por uma Encarregada de Educação convidada.

Num ambiente de partilha e inspiração, a sessão destacou a importância da resiliência, da determinação e da superação de obstáculos. Foi um momento marcado por reflexões, histórias motivadoras e atividades práticas que incentivaram os alunos a identificar os seus próprios desafios e a pensar em estratégias para os enfrentar com confiança e uma atitude positiva.

Agradecemos, na senda desta iniciativa, a presença da Encarregada de Educação e a generosa partilha de saberes, que tanto enriqueceram esta atividade.

Atividade dinamizada no âmbito do Círculo de Aprendizagem:

1.º A da Escola Básica do Parque

Casa de Sophia, Jardim Botânico, Estádio e Museu do Dragão constituíram o roteiro dos alunos do AESL

Decorreu, no dia 16 de maio, numa sexta-feira, a visita de estudo ao Porto, por parte das quatro turmas do sexto ano, as quais foram acompanhadas por dez docentes. Do roteiro da visita fez parte uma visita à Casa de Sophia Mello Breyner, ao Jardim Botânico e ao Estádio e Museu do Dragão.

O entusiasmo e a alegria eram bem visíveis nos rostos de toda a comitiva, pois o dia prometia e S. Pedro também deu uma ajuda decisiva para o sucesso da jornada.

A primeira paragem, da parte da manhã, aconteceu na rua do Campo Alegre, onde está sediada a casa onde a escritora passou grande parte da sua infância e juventude, tendo a visita sido orientada por monitores que foram dando várias explicações aos grupos durante o percurso pelo interior da casa e nos jardins adjacentes (“Jardim Botânico”). A curiosidade era notória nos rostos dos alunos que iam colocando algumas questões aos guias.

Terminada a primeira etapa, o próximo destino foi o Parque da Cidade, onde se reuniram os farnéis e, num ambiente descontraído e de animação, foram degustadas as muitas iguarias que faziam parte do lato manjar. O momento foi, também, aproveitado para cantar os parabéns à Leonor, uma aluna do 6.ºB.

A segunda parte da visita, a que mais excitação provocou nos alunos, teve lugar no majestático Estádio e Museu do Dragão. E aqui as expetativas não foram defraudadas. Mais uma vez, divididos em vários grupos e acompanhados por guias, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, detalhadamente, o moderno e tecnológico Museu do clube azul e branco, bem como diversos espaços icónicos do Estádio do Dragão: o auditório (sala de imprensa), os balneários, o relvado, os bancos de suplentes, os camarotes… fechando a visita na loja do FC Porto, onde alguns alunos compraram objetos de culto do clube nortenho.

No final da visita, apesar do cansaço começar a dar sinais, a alegria continuava bem estampada no rosto dos jovens alunos. Terminada a aventura, a comitiva regressou à escola onde os familiares os aguardavam.

Este foi, sem dúvida, um dia em cheio, para mais tarde recordar!

No dia 9 de maio, o Jardim de Infância do Parque empreendeu uma visita ao Museu do Brincar, em Vagos, onde puderam brincar em diversos espaços lúdicos (pastelaria, escola, castelo, casa da árvore, mercado, …).

O entusiasmo foi muito grande, pois as crianças puderam vestir, despir, manusear e explorar todos os objetos e brinquedos que estavam à sua disposição, nos diferentes espaços que procuram refletir a realidade.

De seguida, os alunos almoçaram no parque da Quinta do Ega, onde puderam usufruir da natureza e dos equipamentos disponíveis.

Família é onde mora o amor

 

A minha casa é o meu lugar,
Onde gosto de brincar.
A Família junta é diversão,
É amor, é paz, é união!

A Família é tudo o que eu mais quero,
É o meu tesouro mais sincero.
Na nossa casa, com muito amor,
Somos
força com muito valor!

 

Dia Internacional da Família: alunos do 1.ºA da Escola Básica do Parque

 

No dia 9 de maio, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite assinalou o Dia da Europa com uma exposição comemorativa que reuniu trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 3.º ciclo, no âmbito do Clube Europeu AESL e a Europa. Esta iniciativa integra o plano de atividades do clube, cujo tema orientador para este ano letivo é “Diversidade e Inclusão: cidadania europeia num contexto de multiculturalidade”.

Cada turma ficou responsável por representar dois ou mais países da União Europeia, através da criação de bandeiras, textos informativos, maquetes de monumentos icónicos e, em alguns casos, apresentações digitais sobre os países representados.

Destaque, também, para a participação especial das turmas do 12.º ano, dos Cursos Científico-Humanísticos, que se desafiaram, num animado concurso de conhecimentos sobre a União Europeia, inspirado no formato “Quem quer ser milionário?”, demonstrando curiosidade, espírito europeu e envolvimento nas temáticas abordadas.

Estas iniciativas visam promover a cidadania europeia, o respeito pela diversidade e o sentimento de pertença ao projeto europeu, contribuindo para a formação de alunos informados, participativos e conscientes do seu papel na construção de uma Europa unida e inclusiva.

Na Escola Básica de Fundo de Vila, a turma do 3.º B arregaçou as mangas, tendo construído um hotel para os insetos. Sabendo da importância dos mesmos no ecossistema, este espaço foi erguido perto da horta biológica, de forma a facilitar a polinização das plantas.

Percorrendo o recreio, com grande azáfama, recolheram-se diferentes materiais para a sua construção: folhas e pequenos galhos de árvores, pinhas, bugalhos, terra, ... A partir destes, seguiu-se a discussão e o planeamento da respetiva construção e foi assim que os brilhantes engenheiros de palmo e meio começaram a árdua, mas divertida tarefa!

Finalizado o hotel, faltava apenas abrilhantar este magnífico trabalho. Deste modo, com marcadores, tintas e pincéis, decoraram, alegremente, o hotel, através de originais ilustrações onde reinavam os insetos.

Esta foi, sem dúvida, uma tarde bem passada, com aquisição de aprendizagens significativas e em prol do nosso Planeta!

No passado dia 8 de maio, decorreram, na Biblioteca Escolar, as provas escritas online da Fase Intermunicipal do Concurso Interconcelhio de Leitura. Os alunos Lorena Lopes (1.º ciclo), Daniela Castro (2.º ciclo), Davi Lima (3.º ciclo), Leonor Maia e Isabelle Góes (Ensino Secundário) realizaram a referida prova e, desta feita, através das obras escolhidas, para o seu ciclo de estudo, conseguiram representar, brilhantemente, o nosso Agrupamento.

No entanto, após esta etapa, apenas as alunas do Ensino Secundário, Isabelle Góes (11.ºA) e Leonor Maia (11.º B), conseguiram passar à última fase do concurso, pelo que, no dia 14 de maio, deram mostras do seu conhecimento, em torno das obras escolhidas pelas próprias, através da prova de palco (leitura e argumentação), na Escola Secundária de Fajões (Oliveira de Azeméis).

Esta sessão da fase final do Concurso Interconcelhio de Leitura, na sua 2.ª edição, foi apresentada por dois alunos da escola anfitriã, a Íris e o João, contando com a presença de um júri convidado, todo no feminino, e de outras personalidades representativas do concelho.

Mostrando a profundidade da leitura dos livros «Como se fôssemos vilões?», de M. L. Rio (Isabelle), e «Caruncho», de Layla Martínez (Leonor), ambas souberam revelar a importância do livro pelo qual optaram, para este concurso, sabendo transmitir, igualmente, as maiores lições que conseguiram decifrar, a partir da leitura dos mesmos, confessando o que mais as seduziu nas páginas devoradas, podendo, assim, mostrar os seus conhecimentos, sonhos, desejos e interpretações proporcionados pela leitura.

Prestadas todas as provas, chegava o momento da decisão final: sim, a Serafim Leite trouxe, para «casa», mais um troféu – um meritório 3.º lugar, no escalão respeitante ao Ensino Secundário.

Não podemos esquecer que esta iniciativa superou as expectativas do ano letivo transato, tendo envolvido cerca de 10.500 alunos, com o objetivo de estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da Língua Portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura, envolvendo os concelhos de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra.

Assistimos, sem dúvida, nesta tarde promissora, entre sorrisos e nervos, alegrias e tristezas, a uma verdade revolução de leituras «fora da caixa», ao «gosto do freguês»!

Parabéns a todos os envolvidos! Para o ano, a leitura continuará, com certeza!...

No dia 22 de maio, as turmas do 3.º ano, da Escola Básica do Parque, deslocaram-se a Aveiro, vivendo uma verdadeira aula ao ar livre. Os alunos viveram, assim, uma experiência inesquecível a partir da visita de estudo às salinas de Aveiro, seguida do almoço-piquenique, no Parque da cidade, e de um passeio de moliceiro pela ria, um dos ex-libris da cidade.

A visita começou com uma caminhada pelas tradicionais salinas, onde os alunos puderam aprender sobre o processo de extração do sal marinho, um dos produtos mais emblemáticos da região. Guiados por um técnico especializado, observaram como a água do mar é canalizada e evaporada nas salinas, dando origem aos cristais de sal. As crianças ficaram entusiasmadas, quando tocaram no sal acabado de colher, no moliço, assim como conheceram e provaram a salicórnia (uma erva que substitui o sal e que cresce nos terrenos próximos das salinas), ouvindo as histórias sobre o trabalho dos marnotos. Para além da produção do sal, as crianças observaram que as salinas são, também, um habitat artificial ligado a uma biodiversidade riquíssima, pois viram flamingos, os perna-longa e uma garça-real!

Após a visita às salinas, seguiu-se um almoço-convívio interturmas, no qual os alunos confraternizaram e reforçaram os laços entre colegas e professores. Posteriormente, realizaram um passeio relaxante num barco moliceiro pelas águas tranquilas da ria de Aveiro. Durante o percurso, os alunos ouviram curiosidades sobre a história da cidade, os usos antigos do moliço e as tradições ligadas à pesca e à vida na ria. Contando com as cores vibrantes dos barcos e a beleza natural envolvente, não faltaram sorrisos e fotografias para recordar este momento.

A atividade, promovida no âmbito das disciplinas de Estudo do Meio e Cidadania, teve como objetivo proporcionar uma aprendizagem mais rica e envolvente, sensibilizando os alunos para a importância da preservação do património natural e da cultural local.

Na verdade, estas saídas são fundamentais para complementar o que aprendem na sala de aula e para fortalecer o espírito de grupo. Foi, sem dúvida, uma aula muito importante, em contacto com a Natureza, e enriquecedora, ao nível de novas aprendizagens.

Professoras Paula Ferreira e Carla Paiva

 
 
 

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