Camões e Pessoa… em pessoa!

No dia 21 de janeiro, os alunos do 12.º ano tiveram a oportunidade de assistir a um inédito espetáculo de teatro, permitindo uma viagem, organizada pelos docentes de Português, cujo passaporte tinha o carimbo de duas obras geniais da nossa Literatura Portuguesa, a "Mensagem", de Fernando Pessoa, e "Os Lusíadas", de Luís de Camões.

Assim, levantaram âncora os dois atores do grupo “Sem Terra”, verdadeiros arrais, levando a bordo, no barco do AESL, os nossos alunos que, juntamente com Camões e Pessoa, tentaram descobrir o que se passara, afinal, com outra figura tão carismática da nossa nação, Cristiano Ronaldo, desaparecida numa rua de Lisboa. Confuso? Assim parece! Fiquem a saber que o segredo para a resolução deste problema nacional reside nas páginas das grandes obras folheadas no palco da Serafim Leite, cujos versos foram sendo desvendados pelos atores-investigadores.

Assim, a atuação dos «Sem Terra» contribuiu imenso para a compreensão das duas obras icónicas que integram o programa do Ensino Secundário, na disciplina de Português, o que só foi possível pelo dinamismo da dupla de atores que nunca deixou de interagir com o público, de modo surpreendente.

Levar o teatro à escola é, sem dúvida, uma forma de promover a educação e de contribuir para a formação individual e coletiva, educando e abrindo horizontes inimagináveis. Mais uma vez, o teatro, a cultura e a Serafim Leite saíram a ganhar!

A turma do 11.ºA, do curso de Ciências e Tecnologias, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, esteve presente no Centro de Arte da Oliva, no dia 6 de janeiro do corrente ano civil. Numa "viagem" de Diálogos entre Arte e Filosofia, a mesma contou com o Mediador Cultural e Coordenador deste Centro, Daniel Costa.

De uma riqueza extraordinária e fundamental, a Arte e a Filosofia buscaram, nesta sessão, a exploração e a compreensão da existência humana, ainda que o tenham feito por caminhos distintos. Enquanto a Arte utilizou formas, cores e expressões sensoriais para transmitir ideias e emoções, a Filosofia trabalhou conceitos, argumentos e reflexões abstratas. Juntas, criaram um espaço de interseção que amplificou o entendimento sobre o mundo e sobre nós mesmos. Esta experiência proporcionou aos alunos uma maior inspiração e inovação. A Filosofia pode inspirar novas formas de arte, enquanto a Arte pode questionar e expandir limites filosóficos, levando a uma maior aproximação do Humano, no sentido em que ambas as áreas ofereceram formas distintas de compreender a condição humana, unindo razão e emoção, lógica e intuição.  Ampliaram, igualmente, o entendimento humano sobre o significado da existência e da criatividade e, por fim, a Arte, ao tornar as questões filosóficas tangíveis, tornou-as acessíveis a um público mais amplo. Pretendeu-se, portanto, que os alunos tivessem uma perspetiva da Arte e da Filosofia numa dimensão quotidiana, onde ambas as áreas suscitaram este pensamento crítico sobre o mundo, tornando o Homem mais sensível às nuances da existência e à complexidade da vida.

Mais uma vez, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite dinamizou uma Feira de orientação profissional, direcionada, igualmente, para o Ensino Superior. Assim, no dia 11 de dezembro, a nossa escola recebeu a visita do Projeto «Inspiring Future», promovido pelo Serviço de Psicologia e Orientação, proporcionando aos alunos de todas as turmas do Ensino Secundário uma oportunidade singular para explorarem as suas perspetivas de carreira, tanto ao nível do prosseguimento de estudos como da entrada no mercado de trabalho.

Após uma sessão de esclarecimento sobre o acesso ao Ensino Superior, dirigida a todos os alunos do décimo segundo ano, os mesmos foram encaminhados para as diferentes atividades e workshops dinâmicos e interativos em que se inscreveram, de acordo com os seus objetivos e interesses, de forma a identificar o percurso académico a seguir, em função das suas ambições, e a desenvolver uma atitude proativa e diferenciadora no mercado de trabalho, assim como outras ferramentas importantes, como as soft skills, para que consigam posicionar-se, adequadamente, na carreira que desejam.

Este ano, os alunos de Inglês, do 12.º ano, juntamente com a sua professora, Dina Paiva, juntaram-se ao projeto Etwinning “My country – my home as seen by teenagers”, o qual tem como objetivo a criação de um e-book com fotografias, vídeos, pósteres, partilha de experiências, costumes e tradições dos países de origem dos alunos, nomeadamente, a República Checa, a Eslováquia, Espanha e Portugal.

Deste modo, a criação de um e-book permitirá não só desenvolver competências TIC, mas também alargar os horizontes culturais dos alunos, de forma a melhorar a compreensão dos participantes sobre diversas competências, como as digitais, as aprendizagens ao longo da vida, a responsabilidade social e cívica, a iniciativa e o empreendedorismo e, ainda, a consciência cultural e a criatividade. Simultaneamente, será uma forma de se promover a capacidade de comunicação em língua inglesa através de atividades colaborativas e interativas.

Numa primeira fase, foram criados padlets, a partir dos quais os alunos procederam às devidas apresentações, e vídeos sobre as escolas que frequentam. Além disso, elaborou-se um concurso, no qual os alunos envolvidos criaram logótipos e lemas, para que o mais votado seja usado como “rosto” deste projeto. Em breve, falaremos do segundo passo…

Por enquanto, eis uma amostra da criatividade dos alunos participantes.

Europa e África - «Living Peace International»

A ESSL colaborou na construção de uma ponte entre a Europa e África, no âmbito do Living Peace International, um caminho de educação para a paz.

Na verdade, os alunos que frequentam a disciplina de Inglês, do 12.º ano, participaram, na manhã do dia 18 de outubro, num encontro por Zoom com alunos de Itália, do Uganda e do Quénia, no âmbito do projeto AFRESH - Africa and Europe Same Horizon.

Projeto Erasmus+ GIVET-SMART

Entre 29 de setembro e 5 de outubro, a Gran Canária foi o palco de uma mobilidade internacional que contou com a participação de alunos e professores do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, no âmbito do projeto Erasmus+ GIVET-SMART (Green Industry 4.0: Vocational Education and Training for Sustainable Manufacturing with IoT). Este projeto, que reúne participantes de seis países – Portugal, Eslovénia, França, Espanha, Países Baixos e Turquia –, visa preparar os alunos para os desafios da indústria sustentável através da Internet das Coisas (IoT).

No dia 4 de novembro de 2024, os alunos do 7.º e do 12.º ano (de Física) tiveram uma oportunidade única de participar numa conversa online com o Engenheiro Aeroespacial João Lousada, da Agência Espacial Europeia (ESA). Durante a sessão, o mesmo partilhou com os alunos a sua vasta experiência como astronauta análogo e diretor de voo do módulo europeu, trazendo para a nossa escola um pouco do fascinante mundo das missões espaciais.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL