Entre os dias 19 e 23 de maio, decorreu, no Jardim de Infância do Parque, a Semana da Leitura, ao longo da qual foram desenvolvidas diversas atividades. Recebemos diversos pais, familiares, docentes que vieram contar histórias às crianças.

Assistimos, igualmente, a um teatro de fantoches dinamizado por docentes. Por outro lado, as crianças apresentaram e dramatizaram lengalengas (que apresentámos, também, aos colegas do 1.º ciclo) e trava-línguas, bem como diversas histórias e adivinhas que foram, também, exploradas. Foi uma semana repleta de atividades, mas que muito encantou e alegrou as crianças.

Os alunos do 8.º ano participaram na atividade «Entre Luzes e Cores: a Magia da Robótica», uma experiência pedagógica inovadora que aliou a tecnologia à ciência, de forma prática, dinâmica e altamente motivadora. Assim, contando com a colaboração do professor Marco Vasconcelos, especializado em robótica educativa, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com robôs equipados com sensores de luz, cor e som, percebendo como é que estas máquinas reagem ao ambiente que os rodeia. A atividade decorreu de forma muito participada, despertando a curiosidade e o entusiasmo dos alunos do início ao fim.

Para além de proporcionar um contacto direto com a robótica, esta atividade teve um objetivo bem definido no plano curricular: reforçar as aprendizagens essenciais da disciplina de Físico-Química, em particular no domínio Luz, que está a ser trabalhado, neste momento, em sala de aula.

Durante a atividade, foi possível consolidar conceitos fundamentais como:

  • A luz enquanto onda eletromagnética;

  • A frequência, intensidade e energia associadas à luz;

  • A distinção entre tipos de radiação;

  • A aplicação de fenómenos como a ecolocalização, através da utilização de sensores de ultrassons.

Ao verem os conceitos científicos aplicados, de forma concreta, através do comportamento dos robôs, os alunos conseguiram estabelecer ligações claras entre a teoria e a prática, percebendo a relevância da ciência no seu quotidiano e no mundo atual. Para muitos, esta foi a primeira vez que compreenderam, verdadeiramente, como a Física e a Química estão presentes em tecnologias que utilizamos todos os dias.

A atividade pretendeu, ainda, estimular o interesse pelas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), cada vez mais importantes numa sociedade em constante evolução tecnológica.

Sem dúvida, esta foi uma aula diferente, na qual o conhecimento científico se fez acompanhar de entusiasmo, descoberta e muita magia tecnológica.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite voltou a marcar presença no projeto «READ ON», através das iniciativas “A minha vida aos quadradinhos” e “Escrita Criativa”. Este ano, a proposta lançada aos alunos foi a criação de trabalhos originais que refletissem o tema «Cidadania e Interculturalidade».

As turmas do 10.ºA, C e E, assim como do 11.º A, aceitaram ambos os desafios, dando corpo a diferentes abordagens e interpretações criativas sobre o papel do cidadão no contexto cívico e cultural. O resultado? Uma verdadeira celebração da liberdade de expressão e do pensamento crítico, traduzida em bandas desenhadas riquíssimas e em textos literários inovadores.

No entanto, apesar do talento de todos, o destaque recaiu em três trabalhos que foram distinguidos, ao nível nacional, na categoria “Escrita Criativa”: Leonor Barbosa (10.º E) e Diana Tavares (11.º A), que conquistaram, respetivamente, o 1.º lugar nos escalões A e B. Um feito notável que confirma o talento literário que se cultiva na Serafim Leite. Ademais, o Agrupamento recebeu, ainda, mais um prémio – uma menção honrosa – na categoria “A minha vida aos quadradinhos”, desta vez, por parte do aluno do 10.º C, Tiago Fonseca.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes por darem voz às suas ideias com tanta criatividade e profundidade. Oxalá este reconhecimento sirva de inspiração para futuras conquistas e para todos os alunos, pois basta acreditar e trabalhar!

No dia 2 de abril de 2025, os discentes das turmas do 10.º ano, do Ensino Secundário, abrangidos pelo Programa de Mentoria, usufruíram de uma nova missão: uma viagem proporcionada por quatro colegas, da Associação de Estudantes, igualmente, mentores (Gabriela Castro, Mariana Martins, Rodrigo Matos e Rúben Marques).

Esta formação dirigida aos alunos mentorandos contou com a presença e orientação da professora responsável pelo projeto, no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Dina Sarabando, numa vertente virtual, a qual, na voz dos quatro mentores, foi ao encontro de dicas essenciais para uma gestão mais eficaz da vida académica dos mentorandos, sobretudo, num ciclo de estudos que acarreta uma maior complexidade. Estas orientações pretendem ajudar os colegas a atuarem com mais segurança, confiança e com um maior repertório de estratégias de aprendizagem, facilitando, deste modo, a vida académica e social dos mesmos.

Além disso, os alunos-mentorandos aprenderam, também, a fazer uso da plataforma digital ao serviço deste programa, a qual permite a partilha de materiais pedagógicos e didáticos. Esta iniciativa está alinhada com uma medida aprovada, pelos alunos do Agrupamento, no âmbito do projeto «O Parlamento na Serafim», visando criar um acervo rico de recursos que, futuramente, continuarão a beneficiar todos os estudantes, especialmente, no Ensino Secundário.

Em suma, acreditamos que os Programas de Mentoria, que já existem noutras vertentes, no nossos estabelecimento de ensino, ganham cada vez mais força, contribuindo, de forma significativa, para o desenvolvimento académico, emocional e social dos alunos. Todas estas iniciativas promovem, sem dúvida, o apoio mútuo, seja por meio da Mentoria Interpares, em que os alunos de ciclos/anos superiores orientam os mais novos, ou pela Mentoria Intraturmas, que envolve colegas da mesma turma. Assim, aumentarão, com certeza, as oportunidades e as possibilidades de sucesso nos estudos, dado que os mentores funcionam como modelos positivos, compartilhando experiências, oferecendo conselhos e incentivando o autoconhecimento e a autodisciplina.

Por fim, é importante lembrar que todo esse trabalho e o uso da plataforma são acompanhados e supervisionados pela Coordenadora do projeto, garantindo que os benefícios do programa sejam, plenamente, alcançados.

Um trabalho que conecta investigação, arte e tecnologia, envolvendo alunos e famílias numa experiência interdisciplinar.

Os alunos do 1.ºA da Escola Básica do Parque desenvolveram um projeto multidisciplinar sobre animais, que envolveu investigação, escrita, arte e tecnologia. Após pesquisarem diferentes espécies, escreveram no computador as principais características dos animais estudados.

Com a ajuda das famílias, criaram modelos em 3D, utilizando materiais de desperdício e promovendo a criatividade e a consciência ambiental. De seguida, os grupos apresentaram à turma os seus projetos, partilhando descobertas e criações.

O projeto culminou com a criação de um jogo educativo de pares, que desafia os jogadores a combinar cada animal com sua descrição correta. O jogo, pensado, especialmente, para assinalar o Dia da Criança, promove a fixação do conhecimento, de forma lúdica, e pode ser jogado em família, tornando a aprendizagem divertida e interativa.

A atividade destacou-se pela colaboração entre a escola e a família, além do envolvimento ativo dos alunos em diversas áreas do conhecimento.

Círculo de Aprendizagem |1.ºA EB do Parque | Professora Marisela Oliveira

Durante esta semana, decorreu, mais uma vez, na Torre da Oliva, a Feira da Ciência, um
evento dedicado à promoção do conhecimento científico.
A iniciativa contou com a participação dos alunos da Escola Básica do Parque, que tiveram a
oportunidade de visitar as diferentes exposições e projetos. Este evento proporcionou, sem
dúvida, um ambiente de aprendizagem interativo e estimulante, fortalecendo o interesse pela
ciência e incentivando a criatividade dos jovens.

No dia 18 de março, teve lugar, no Centro de Artes de Águeda, a Sessão Distrital do «Parlamento dos Jovens», do Ensino Secundário, na qual participaram os deputados eleitos para o efeito: Rúben Marques (12.ºC), Mariana Martins (11.º A) e César Silva (11.ºB), para além da aluna Victória Cavalcante (12.ºC) que assumiu, meritoriamente, a função de Presidente da Mesa de toda a Sessão Distrital.

Na Sessão Solene de Abertura, estiveram presentes, e intervieram, o Deputado Filipe Brandão (PS), o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda (Edson Santos), a Representante da Educação do Centro (Cristina Ferreira) e a Diretora Regional do Centro do IPDJ (Catarina Durão), tendo a sessão sido assessorada por Pedro Pacheco e Elisabete Vieira, da Assembleia da República.

Após o momento protocolar, seguiu-se o período de perguntas dirigidas ao Deputado convidado, passando-se, de seguida, ao debate na generalidade que contou, numa primeira fase, com a apresentação das medidas eleitas no Agrupamento, a que se seguiu o período mais aceso, no qual os nossos deputados souberam solicitar esclarecimentos, elogiar e criticar, tendo por base os projetos das outras escolas participantes.

Os deputados serafinos conseguiram envolver-se, de forma entusiasta e empenhada, na referida sessão, em defesa das medidas que melhor serviriam o Círculo Eleitoral, na Assembleia da República, materializando-se a sua intervenção na sua posição na respetiva comissão e, sobretudo, na eleição do nosso Agrupamento, mais uma vez, para a Sessão Nacional, tendo alcançado um dos lugares meritórios. O nosso orgulho recai, igualmente, na prestação da Presidente da Mesa, a nossa Victória, que contribuiu, assim, para que o dia parlamentar se tornasse ainda mais glorioso!

Hoje, na sala de aula, decorreu a atividade "Superar Desafios: Lições para a Vida", dinamizada por uma Encarregada de Educação convidada.

Num ambiente de partilha e inspiração, a sessão destacou a importância da resiliência, da determinação e da superação de obstáculos. Foi um momento marcado por reflexões, histórias motivadoras e atividades práticas que incentivaram os alunos a identificar os seus próprios desafios e a pensar em estratégias para os enfrentar com confiança e uma atitude positiva.

Agradecemos, na senda desta iniciativa, a presença da Encarregada de Educação e a generosa partilha de saberes, que tanto enriqueceram esta atividade.

Atividade dinamizada no âmbito do Círculo de Aprendizagem:

1.º A da Escola Básica do Parque

Casa de Sophia, Jardim Botânico, Estádio e Museu do Dragão constituíram o roteiro dos alunos do AESL

Decorreu, no dia 16 de maio, numa sexta-feira, a visita de estudo ao Porto, por parte das quatro turmas do sexto ano, as quais foram acompanhadas por dez docentes. Do roteiro da visita fez parte uma visita à Casa de Sophia Mello Breyner, ao Jardim Botânico e ao Estádio e Museu do Dragão.

O entusiasmo e a alegria eram bem visíveis nos rostos de toda a comitiva, pois o dia prometia e S. Pedro também deu uma ajuda decisiva para o sucesso da jornada.

A primeira paragem, da parte da manhã, aconteceu na rua do Campo Alegre, onde está sediada a casa onde a escritora passou grande parte da sua infância e juventude, tendo a visita sido orientada por monitores que foram dando várias explicações aos grupos durante o percurso pelo interior da casa e nos jardins adjacentes (“Jardim Botânico”). A curiosidade era notória nos rostos dos alunos que iam colocando algumas questões aos guias.

Terminada a primeira etapa, o próximo destino foi o Parque da Cidade, onde se reuniram os farnéis e, num ambiente descontraído e de animação, foram degustadas as muitas iguarias que faziam parte do lato manjar. O momento foi, também, aproveitado para cantar os parabéns à Leonor, uma aluna do 6.ºB.

A segunda parte da visita, a que mais excitação provocou nos alunos, teve lugar no majestático Estádio e Museu do Dragão. E aqui as expetativas não foram defraudadas. Mais uma vez, divididos em vários grupos e acompanhados por guias, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, detalhadamente, o moderno e tecnológico Museu do clube azul e branco, bem como diversos espaços icónicos do Estádio do Dragão: o auditório (sala de imprensa), os balneários, o relvado, os bancos de suplentes, os camarotes… fechando a visita na loja do FC Porto, onde alguns alunos compraram objetos de culto do clube nortenho.

No final da visita, apesar do cansaço começar a dar sinais, a alegria continuava bem estampada no rosto dos jovens alunos. Terminada a aventura, a comitiva regressou à escola onde os familiares os aguardavam.

Este foi, sem dúvida, um dia em cheio, para mais tarde recordar!

No dia 9 de maio, o Jardim de Infância do Parque empreendeu uma visita ao Museu do Brincar, em Vagos, onde puderam brincar em diversos espaços lúdicos (pastelaria, escola, castelo, casa da árvore, mercado, …).

O entusiasmo foi muito grande, pois as crianças puderam vestir, despir, manusear e explorar todos os objetos e brinquedos que estavam à sua disposição, nos diferentes espaços que procuram refletir a realidade.

De seguida, os alunos almoçaram no parque da Quinta do Ega, onde puderam usufruir da natureza e dos equipamentos disponíveis.

Família é onde mora o amor

 

A minha casa é o meu lugar,
Onde gosto de brincar.
A Família junta é diversão,
É amor, é paz, é união!

A Família é tudo o que eu mais quero,
É o meu tesouro mais sincero.
Na nossa casa, com muito amor,
Somos
força com muito valor!

 

Dia Internacional da Família: alunos do 1.ºA da Escola Básica do Parque

 

No dia 9 de maio, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite assinalou o Dia da Europa com uma exposição comemorativa que reuniu trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 3.º ciclo, no âmbito do Clube Europeu AESL e a Europa. Esta iniciativa integra o plano de atividades do clube, cujo tema orientador para este ano letivo é “Diversidade e Inclusão: cidadania europeia num contexto de multiculturalidade”.

Cada turma ficou responsável por representar dois ou mais países da União Europeia, através da criação de bandeiras, textos informativos, maquetes de monumentos icónicos e, em alguns casos, apresentações digitais sobre os países representados.

Destaque, também, para a participação especial das turmas do 12.º ano, dos Cursos Científico-Humanísticos, que se desafiaram, num animado concurso de conhecimentos sobre a União Europeia, inspirado no formato “Quem quer ser milionário?”, demonstrando curiosidade, espírito europeu e envolvimento nas temáticas abordadas.

Estas iniciativas visam promover a cidadania europeia, o respeito pela diversidade e o sentimento de pertença ao projeto europeu, contribuindo para a formação de alunos informados, participativos e conscientes do seu papel na construção de uma Europa unida e inclusiva.

 
 
 

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