Os alunos do 1.º ano da Escola Básica do Parque participaram num projeto especial que envolveu a criação de árvores genealógicas, um trabalho que contou com a colaboração das famílias.

A atividade, desenvolvida no âmbito da disciplina de Estudo do Meio, teve como principal objetivo fortalecer o entendimento das crianças sobre as suas origens e relações familiares.

As crianças do 1.º A, da Escola Básica do Parque, foram desafiadas a sair da sala de aula, a fim de observarem as mudanças operadas na natureza, que ocorrem com a chegada do outono: as folhas com vários tons de amarelo, de verde, laranja e vermelho; as diferentes texturas e formatos; os insetos e animais e tantas outras coisas mais.

Esse projeto envolveu a exploração sensorial e científica, assim como permitiu, numa simbiose interdisciplinar, incentivar e desenvolver diversas competências, onde a observação e a interação, com o ambiente natural, se revelaram fundamentais.

Passatempo bem fresquinho: desafio 13 da iniciativa «Quem é quem?»
 

Para o novo desafio, o primeiro deste ano letivo, estarão, como sempre, à disposição de todos e todas, quatro fotografias de pessoas com quem, com certeza, já nos cruzámos, no nosso dia a dia, em qualquer recanto do nosso Agrupamento. Só há uma diferença: os anos que separam a pessoa de outrora do momento atual. Mas as semelhanças estão lá no olhar, num jeitinho, no sorriso… Por isso, abram bem os olhos e vejam lá se sabem quem são... 

No âmbito do projeto «Erasmus MEUS» - «Migration on European Stages», o AESL foi um dos estabelecimentos de ensino, tal como as escolas parceiras da Áustria, Espanha, França (Ilha da Reunião) e Noruega, que foi aclamado, recentemente, com o Prémio Europeu associado a um Ensino Inovador, uma forma de a Comissão Europeia, sitiada em Bruxelas, parabenizar esta tipologia distinta de se educar e formar as crianças e os jovens: «This project focused on theatre, drama and acting as a way of promoting inclusion, participation, interaction and cooperation, in particular for schools with a mix of native and migrant students» (https://innovative-teaching-award.ec.europa.eu/projects/migration-european-stages-meus_en). 

Trajeto inolvidável por três países da Europa

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, enquanto escola vencedora, ao nível nacional, no âmbito do programa europeu “Euroscola”, ao encontro do tema «Promover a paz, os seus valores e o bem-estar dos povos», partiu rumo a Estrasburgo, percorrendo três países (Suíça, Alemanha e França), entre os dias 10 e 12 de outubro, em representação da sua Escola, do seu município, do seu distrito e do seu país.

Depois das habituais aventuras aéreas, ainda bem de madrugada, os 24 alunos e as 2 docentes que acompanharam o grupo, Dina Sarabando e Teresa Sousa, chegaram à Suíça, à cidade de Basileia, sentindo, logo, um clima bem mais invernoso. A próxima paragem ocorreu, já, num outro país, a Alemanha, onde todos se regozijaram com as maravilhas que nos iam sendo apresentadas na cidade de Friburgo, tendo todos aproveitado este espaço tão histórico e acolhedor, junto da Catedral de Freiburg de Nossa Senhora, para o almoço do dia.

 

Sabe tão bem acompanhar o crescimento das nossas crianças e jovens e, apesar do aperto de os vermos partir rumo ao Ensino Superior, o orgulho que sentimos por esta proeza alcançada supera a saudade sentida! É, ainda, mais grata a sensação de reconhecermos, mutuamente, que contribuímos para o seu sucesso e que estivemos, ali, durante anos a fio, a apoiá-los em tudo o que foi necessário.

No dia 12 de setembro, deu-se início a mais um ano letivo na EB/JI do Parque, com a receção calorosa aos novos e antigos alunos. A manhã desta quinta-feira foi marcada por alegrias, reencontros e expectativas de novas experiências. Os professores e as funcionárias deram as boas-vindas aos alunos com sorrisos e abraços.

O primeiro dia

Foi naquele dia

Que na escola entrei.

Toda a gente sorria,

Muitos amigos reencontrei.

No âmbito do Dia Internacional da Paz, que se comemora no dia 21 de setembro, a Escola Básica do Parque uniu-se ao movimento “Janela Branca Pela Paz”, que visou unir os alunos em torno de um símbolo universal de esperança e de solidariedade: a bandeira branca, o qual representa um apelo conjunto à cultura da paz e ao diálogo.

Um desejo de há vários anos, finalmente, foi concretizado neste início de ano letivo. Depois de uma intervenção que durou cerca de um ano, a escola sede do Agrupamento pode, agora, contar com espaços desportivos exteriores completamente requalificados que serão, em breve, inaugurados e que contribuirão, com certeza, para a felicidade de todos os alunos que, doravante, frequentarão o AESL

 

«Aqueles que passam por nós não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós.»
Antoine de Saint-Exupery

É com um vasto entusiasmo recheado de determinação que damos início a mais um ano letivo, no nosso Agrupamento! Um novo ciclo tem, agora, início, repleto de mudanças e de oportunidades para aprender, ensinar, crescer, conhecer e sonhar. 

Visita de estudo (12.º anos)

Nos dias 16 e 17 de maio, as turmas A e B, do 12-º ano, dos Cursos Científico-Humanísticos de Ciências e Tecnologias e de Artes Visuais, realizaram uma visita de estudo a Lisboa, no âmbito das disciplinas de Português, Inglês e Desenho, tendo os 42 alunos envolvidos sido acompanhados pelas respetivas docentes (Dina Sarabando, Teresa Sousa e Celeste Cerqueira).
O dia começou bem cedo, às 6h da manhã (ou antes, para ser sincera), junto dos portões de entrada do AESL. Depois de uma longa jornada, rumo à capital, cuja chegada teve lugar por volta das 10h, os alunos caminharam em direção, numa primeira instância, ao Lisboa Story Center, situado no Terreiro do Paço, um local imensamente histórico, onde imergimos na cultura portuguesa. Aqui, todos tivemos a oportunidade, de uma ponta a outra, de viajar no tempo, através de cenários distintos, pela História de Lisboa, apreciada ao longo do estudo das obras lusitanas, do 10.º ao 12.º anos, assim como através de ferramentas virtuais e de experiências sensoriais, contactando, in loco, com evidências dos principais eventos da memória da cidade, no espaço delimitado pela Baixa Pombalina e pelo Terreiro do Paço, explorando mitos e realidades desta cidade milenar, de uma forma interativa, respeitando, sempre, a verdade histórica.

 
 
 

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