• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Jovens serafinenses assumem, em nome do «Parlamento dos Jovens»,  uma Missão chamada Educação: uma viagem ao longo do ano letivo

    Jovens...

    Primeiros Passos Após a concretização dos trâmites iniciais subjacentes a este programa nacional, lançado pela Assembleia da República, que contou com a respetiva divulgação no Agrupamento, com a constituição da Comissão Eleitoral Escolar (na qual...
  • ASSEMBLEIA MUNICIPAL JOVEM : Viagem a Lisboa, Peniche e Leiria

    ASSEMBLEIA...

    A Assembleia Municipal Jovem é um jovem projeto, mas que conta, já, com seis edições. Esta é, sem dúvida, uma iniciativa pioneira no concelho que, todos os anos, tem sabido receber, ao encontro das temáticas, as ideias das crianças e dos jovens das...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Visita de estudo ao Porto – Ida ao Teatro (9.ºA)

    Visita de...

    No dia 5 de março, as turmas do 9.º ano realizaram uma visita de estudo ao Porto. Na parte da manhã, fomos a Serralves, um museu. Na minha opinião, os...

1.º CEB...

  • Ações ao longo do ano letivo: 1.ºA e 1.ºB da Escola Básica do Parque

    Ações ao longo...

    As turmas A e B do primeiro ano, da Escola do Parque, ao longo deste ano letivo, desenvolveram o projeto “Eu e os Outros”, participando e realizando diversas atividades, com o intuito de reconhecerem e valorizarem as diferenças que existem entre as...

SEC...

  • Erasmus+ Estágios: Uma Experiência Transformadora para Alunos do Ensino Profissional

    Erasmus+...

    No passado dia 3 de julho, concluíram-se as mobilidades do projeto Erasmus+, no setor do Ensino e Formação Profissional (n.º...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Erasmus+ Mobilidade de Adultos: um projeto para todos

    Erasmus+...

    Entre os dias 13 e 20 de abril de 2024, no âmbito do projeto Erasmus+ Mobilidade de Adultos, deslocou-se à Suécia um grupo de três docentes e sete...

No dia 25 de abril de 2021, em Peniche, no Campo da República, frente ao Museu Nacional da Liberdade e Resistência, foi inaugurado o mural "O 25 de Abril nas Escolas”.


O mural foi uma iniciativa conjunta da Federação Nacional de Professores e do município de Peniche, com o apoio da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e do Centro de Formação Profissional para a indústria Cerâmica (CENCAL), e com o acompanhamento da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) e da Associação 25 de Abril (A25A).
O mural comemora os 46 anos de Abril quando Abril já conta 47 anos: A pandemia impediu que a inauguração acontecesse no ano passado e, assim, o mural atravessou dois aniversários — atravessará muitos mais.
46 anos, 46 mosaicos, 46 escolas: O AE. Dr. Serafim Leite também marcou a sua participação através de um dos mosaicos do mural. Esteve presente na inauguração, em representação do AE. Dr. Serafim Leite, o professor Paulo Duarte, que acompanhou os alunos na realização do mosaico juntamente com a professora Sónia Catarino.
46 escolas semelhantes, 46 trabalhos semelhantes — semelhantes e solidários — para acirrar quem, contra um sistema educativo universal, ainda insiste em “rankings das escolas”, tentando um outro sistema educativo de melhores e piores escolas; um sistema educativo sem sentido constitucional, de escolas que concorrem entre si, ao invés de colaborarem e consolidarem uma só Escola Pública.
Um mural de 46 mosaicos, sem melhores e piores, para expressar uma das principais conquistas do 25 de Abril: Um Sistema Educativo de acesso e sucesso para todos.
A inauguração contou com a presença de representantes de todas as entidades envolvidas, incluindo representantes das escolas participantes e, em particular, da Ministra da Cultura Graça Fonseca.
Intervieram Manuela Mendonça (coordenadora do SPN e presidente do Conselho Nacional da Fenprof), o aluno Pedro Pires do 10.º ano de Artes Visuais da AE. do Fundão, Marília Villaverde Cabral (Vice-Presidente da URAP), Henrique Bertino Batista Antunes (Presidente da Câmara Municipal de Peniche), Mário Nogueira, Secretário-Geral da Fenprof).
A encerrar a inauguração, cantaram Grândola Vila Morena, empunhando cravos vermelhos e ouviu-se o Hino Nacional.
25 de Abril, sempre!
Fascismo, nunca mais!


Paulo Duarte
Docente de Artes Visuais (grupo 600)
Agrupamento de escolas Dr. Serafim Leite

 

painel1

 

painel

 

painel2

 

painel3

painel4a

 

painel5

 

painel6

painel7a

Vídeos e ligações à imprensa.

http://web.fenprof.pt/mural-por-abril


https://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=324&doc=12981


https://www.spn.pt/Artigo/mural-25-de-abril-nas-escolas


https://www.youtube.com/watch?v=axsJCNo7jOY&t=24s


https://www.youtube.com/watch?v=rlDX4DRg81c


https://www.youtube.com/watch?v=POBr1SJOj2I


https://www.youtube.com/watch?v=DWymca3Qkw0


https://www.youtube.com/watch?v=1-tdmGsL6fw&t=3s


https://www.dnoticias.pt/2021/3/5/253018-francisco-franco-criou-painel-de-azulejos-para-o-mural-do-25-de-abril-em-peniche/


http://www.esfundao.pthttp://www.esfundao.pt


http://essl.pt/agoranos/index.php/departamentos/expressoes/1492-mosaico-de-abril-na-serafim-leite

 

 

 

 

 


Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL