Concurso «Escrever é Viver» em torno da temática «Diversão e Inclusão», do Instituto de Multimédia, premeia alunas do AESL

 

1. Como surgiu a oportunidade de participares neste concurso da Escola Profissional Instituto Multimédia?

A minha professora, Dina Sarabando, na disciplina de Expressa-te, deu-nos a conhecer o concurso, uma vez que aborda a escrita criativa, e encorajou-nos a participar. Quando soube que o tema era a inclusão, senti logo vontade de escrever, porque é muito importante para mim e para a sociedade.

2. Quais eram as condições de participação?

Era necessário escrever um texto criativo — podia ser em prosa ou em poesia — que transmitisse uma mensagem de inclusão e diversidade. Tive liberdade total na forma de me expressar, o que me motivou ainda mais.

3. No que te inspiraste para escrever o teu texto?

Inspirei-me na ideia de que a escrita pode ser uma forma de unir as pessoas, de dar voz a todos, independentemente das suas diferenças. Quis mostrar que a inclusão é como um arco-íris: cada cor é diferente, mas, juntas, criam algo bonito e harmonioso.

No passado dia 29 de abril de 2025, seis alunos da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, acompanhados pela professora Dina Sarabando, marcaram presença na 12.ª edição da Cimeira das Democracias, promovida no âmbito do “Open Day”, do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Este ano, o nosso Agrupamento assumiu o papel de Escola Embaixadora da Alemanha, tendo sido representado por cinco delegados — Rúben Marques (também porta-voz do grupo), Andreia Castro, Mariana Martins, Rodrigo Vieira e Victória Cavalcante — e por uma jornalista, Ana Pereira e, nesse sentido, tiveram a honra de ser recebidos pelo Ministro Conselheiro (Assuntos Políticos) do país representante, Ludwig Blaurock.

Esta edição reuniu dezenas de escolas de todo o país, numa iniciativa que contou com a presença de estudantes, professores, diplomatas e especialistas em Ciência Política. A Cimeira proporcionou, na verdade, uma experiência relativamente ao funcionamento de uma Assembleia de Estados Democráticos, desafiando os participantes a refletir, a debater e a propor soluções concretas para um dos fenómenos mais comuns da atualidade: os movimentos migratórios, entre os possíveis desafios e oportunidades.

No passado dia 8 de maio, decorreram, na Biblioteca Escolar, as provas escritas online da Fase Intermunicipal do Concurso Interconcelhio de Leitura. Os alunos Lorena Lopes (1.º ciclo), Daniela Castro (2.º ciclo), Davi Lima (3.º ciclo), Leonor Maia e Isabelle Góes (Ensino Secundário) realizaram a referida prova e, desta feita, através das obras escolhidas, para o seu ciclo de estudo, conseguiram representar, brilhantemente, o nosso Agrupamento.

No entanto, após esta etapa, apenas as alunas do Ensino Secundário, Isabelle Góes (11.ºA) e Leonor Maia (11.º B), conseguiram passar à última fase do concurso, pelo que, no dia 14 de maio, deram mostras do seu conhecimento, em torno das obras escolhidas pelas próprias, através da prova de palco (leitura e argumentação), na Escola Secundária de Fajões (Oliveira de Azeméis).

Esta sessão da fase final do Concurso Interconcelhio de Leitura, na sua 2.ª edição, foi apresentada por dois alunos da escola anfitriã, a Íris e o João, contando com a presença de um júri convidado, todo no feminino, e de outras personalidades representativas do concelho.

Mostrando a profundidade da leitura dos livros «Como se fôssemos vilões?», de M. L. Rio (Isabelle), e «Caruncho», de Layla Martínez (Leonor), ambas souberam revelar a importância do livro pelo qual optaram, para este concurso, sabendo transmitir, igualmente, as maiores lições que conseguiram decifrar, a partir da leitura dos mesmos, confessando o que mais as seduziu nas páginas devoradas, podendo, assim, mostrar os seus conhecimentos, sonhos, desejos e interpretações proporcionados pela leitura.

Prestadas todas as provas, chegava o momento da decisão final: sim, a Serafim Leite trouxe, para «casa», mais um troféu – um meritório 3.º lugar, no escalão respeitante ao Ensino Secundário.

Não podemos esquecer que esta iniciativa superou as expectativas do ano letivo transato, tendo envolvido cerca de 10.500 alunos, com o objetivo de estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da Língua Portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura, envolvendo os concelhos de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira e Vale de Cambra.

Assistimos, sem dúvida, nesta tarde promissora, entre sorrisos e nervos, alegrias e tristezas, a uma verdade revolução de leituras «fora da caixa», ao «gosto do freguês»!

Parabéns a todos os envolvidos! Para o ano, a leitura continuará, com certeza!...

No passado dia 07 de maio, os deputados municipais do AESL (Diogo Pestana, Pedro Gomes, Daniela Castro, Gabriel Ribeiro, Andreia Castro, Mariana Martins, Gabriela Castro e Rúben Marques) deslocaram-se ao Fórum Municipal, para a última sessão do ano letivo e do mandato, envergando o seu papel de políticos. Assim, na sequência do Período Antes da Ordem do Dia, os jovens deputados colocaram questões de interesse geral, para a urbe, ao Presidente da Câmara Municipal. Contudo, antes de lançar a sua primeira questão, o deputado Rúben Marques, o primeiro a intervir, que assumiu, ao longo de todo o mandato, a função de representante dos jovens municipais, agradeceu todo o promissor trabalho desenvolvido ao longo do ano. Posto isto, o Dr. Jorge Sequeira recebeu, então, as seguintes demandas:

  1. A economia debilitada do comércio local e das PME que enfrentam os grandes centros comerciais (Rúben Marques).

  2. As necessárias estratégias de marketing territorial, de forma a dinamizar o turismo local (Rúben Marques).

  3. A inexistência de um parque infantil no Parque do Rio Ul (Mariana Martins).

  4. Estabelecimento de um acordo mais justo entre o Hospital de S. João da Madeira e o de Santa Maria da Feira, reforçando, assim, os serviços do primeiro e atenuando a sua dependência em relação a outros centros hospitalares (Daniela Castro).

  5. A necessária aplicação de lombas redutoras de velocidade, por exemplo, junto ao Pingo Doce da Praça (Daniela Castro).

  6. A instalação de zonas de carregamento para telemóveis e equipamentos pessoais, assim como DEA, alimentados por energia solar (Andreia Castro).

  7. Falta de sinalização do canil Ani S. João (Gabriel Ribeiro).

No âmbito das celebrações do 25 de Abril de 2025, a Assembleia e a Câmara Municipais da cidade desafiaram, de novo, as escolas do concelho a participarem no concurso de cartazes subordinado, nesta edição, ao tema «25 de Abril e os (bis)avós».

Os alunos da Serafim Leite, miúdos e graúdos, arregaçaram as mangas e puseram a render a sua imaginação, tendo nascido trabalhos, nos quais estiveram envolvidos 107 alunos do Agrupamento, que, efetivamente, nos fazem viajar até 1974.

Este ano, foram diversos os prémios alcançados pelos alunos da Serafim Leite: Pedro Dantas (4.ºB_Parque, 1.º ciclo, 1.º lugar), Eric Piragauta (6.º B, 2.º ciclo, 1.º lugar), Maria Miguel Gouveia e Maria Portela (7.ºA, 3.º ciclo, 1.º lugar), Gabriela Pinto (7.ºA, 3.º ciclo, Menção Honrosa), Tomás Sá (11.ºA, Ensino Secundário, 1.º lugar) e Enzo Gomes (11.º A, Ensino Secundário, Menção Honrosa). Oxalá continuemos a celebrar (e a viver) a liberdade, no nosso país, por longos tempos!

E, como fruto da longa tradição da comemoração do grande Dia da Liberdade, no nosso Agrupamento e no nosso município, os trabalhos foram apresentados, sob a forma de reportagem videográfica, editada pelo jornal escolar «Agora Nós», e serão, igualmente, expostos, de forma física, na Biblioteca Escolar. É tão bom apreciarmos o talento das nossas crianças e jovens e, sobretudo, levá-los a refletir em torno das conquistas do povo português. Afinal, é a sua voz... a voz que reflete as memórias do passado e que as espalha no presente e no futuro.

Homenagem aos heróis de Abril de 1974

Mais um ano se passou e o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite voltou a marcar presença nas atividades do projeto “Celebrar Abril”, promovido pela Câmara e Assembleia Municipais de S. João da Madeira. Esta iniciativa, mais uma vez, procurou, de forma criativa, divulgar os ideais da Revolução dos Cravos, que este ano celebrou o seu 51.º aniversário, no Bairro do Poder Local.

A celebração, num espaço dominado pelo mural em homenagem ao capitão de Abril, Salgueiro Maia, foi um verdadeiro sucesso, repleto de momentos de poesia, política, música e teatro. Assim, os alunos do 4.º ao 12.º anos, a partir da coordenação da professora Dina Sarabando, mostraram os seus talentos em vários palcos: no púlpito, no chaimite e na rua do bairro.

Mantendo a tradição, o AESL apresentou a peça «Vozes de Abril – O Sonho da Liberdade», que fez ecoar as palavras REVOLUÇÃO, LIBERDADE, OPRESSÃO, MEMÓRIA, FUTURO e ESPERANÇA, cuja mensagem teve o seu auge com a voz hilariante da aluna Rita Almeida que entoou «Grândola, Vila Morena», um dos símbolos de Abril.

A nossa participação foi também destacada pelo discurso, no Dia da Liberdade, do representante da Assembleia Municipal Jovem, o aluno Rúben Marques, que soube, de forma exímia, transmitir a sua mensagem em torno das conquistas de Abril e o presente e futuro da nação. Ademais, a cerimónia primou, ainda, pela entrega dos prémios do concurso «Cartazes do 25 de Abril», aos sete vencedores do Agrupamento, do 1.º ciclo ao Ensino Secundário.

Um agradecimento especial a todos os envolvidos que, mais uma vez, tornaram possível esta iniciativa tão significativa para todos os portugueses e, particularmente, os sanjoanenses.

Quase encerramento do ano letivo

No dia 20 de maio, teve lugar a segunda sessão da Assembleia Geral de Alunos, que contou com os quatro representantes de todas as turmas do AESL, do 3.º ao 12.º anos (à exceção dos Cursos Profissionais, já em FCT), no Centro Multidisciplinar Interativo, a qual foi ao encontro dos seguintes pontos:

Ponto 1. Apresentação das propostas, por parte dos representantes, para o bem-estar do Agrupamento, e respetiva elucidação na voz da Diretora do AESL;

Ponto 2. Divulgação dos vencedores do concurso da Assembleia Geral de Alunos, «De Portas Abertas para a Política»;

Ponto 3: Definição, em plenário, do Dia Temático do Agrupamento, para o próximo ano letivo.

Durante a sessão, após as informações, inicialmente, veiculadas pela Diretora do Agrupamento, a professora Dina Sarabando abriu o debate que se centrou em dois polos: em primeiro lugar, as preocupações, as necessidades e os desejos dos alunos serafinos, que espelham futuras medidas a implementar, advindas das Assembleias de Turma, realizadas no 2.º semestre, as quais foram devidamente trabalhadas, antes da AGA, a partir das atas de cada uma das turmas e, numa fase posterior, a Diretora do Agrupamento foi delineando a sua possível concretização (ou não), assim como foi inteirando os alunos acerca da dinâmica da escola (uma vez que, na maior parte das vezes, os discentes desconhecem que, para determinada situação, a escola depende de outros organismos e não apenas de si própria), bem como foi evidenciando as conquistas meritórias que tiveram lugar, no atual ano letivo, como sucedeu com o Prémio Nacional de Educação. Foram muitas as sugestões, de caráter geral e específico, que serão, com certeza, apreciadas pelo órgão executivo e tidas em consideração para a melhoria do Agrupamento.

No âmbito do projeto Eco-Escolas e da disciplina de Físico-Química, o nosso Agrupamento foi uma das instituições selecionadas, ao nível nacional, para receber o Roadshow "Reciclar é na Boa", promovido pela Academia Ponto Verde da Sociedade Ponto Verde.

Esta iniciativa tem como objetivo sensibilizar os mais jovens para a importância da reciclagem e da adoção de comportamentos sustentáveis, através de dinâmicas educativas e lúdicas. Durante a atividade, os alunos participaram, ativamente, em jogos e desafios interativos que reforçaram os seus conhecimentos sobre a separação de resíduos e a necessária proteção do ambiente.

A ação foi promovida pela professora de Físico-Química, em articulação com o projeto Eco-Escolas, e revelou-se uma excelente oportunidade para os alunos consolidarem as aprendizagens essenciais da disciplina. As iniciativas demonstraram não só o domínio dos conteúdos, como também a consciência crítica sobre o papel individual e coletivo na preservação do planeta.

É com orgulho que constatamos que os nossos alunos reconhecem a importância dos recursos naturais e sabem aplicar, na prática, medidas de cuidado e respeito pelo meio ambiente.

Uma experiência educativa sobre reciclagem e sustentabilidade

       No âmbito da Semana da Terra, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, S.A., no Centro Integrado de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos de Aveiro. Esta visita de estudo, organizada pelos professores de Físico-Química e dinamizada pelo Projeto Eco-Escolas, contou com o apoio da Câmara Municipal de São João da Madeira.

     Acompanhados pela Dr.ª Filipa Rodrigues, os alunos puderam conhecer o percurso dos resíduos e compreender a importância da reciclagem para a preservação do meio ambiente. Para além da sensibilização ambiental, a visita permitiu, ainda, consolidar as aprendizagens essenciais da disciplina de Física e Química, proporcionando uma ligação entre a teoria e a prática.

Atividades como esta reforçam o compromisso da escola com a educação para a sustentabilidade, despertando nos alunos a consciência ecológica e incentivando ao empreendimento de hábitos responsáveis no dia a dia. Agradecemos à ERSUC pela receção e partilha de conhecimentos e a todos os envolvidos por tornarem esta experiência possível.

? Porque o futuro do planeta depende das nossas ações no presente! ????

Atividade Cross Class/Roadmap envolveu alunos do AESL

     Os alunos das turmas F (12.º) e H (10.º) participaram, no âmbito do Projeto Educativo Municipal, na atividade Cross Class/Roadmap, uma iniciativa pedagógica centrada em três pilares fundamentais para a formação de cidadãos conscientes: direitos do consumidor, sustentabilidade e literacia financeira.

     Assim, através do relatório elaborado por um dos alunos participantes, ficámos com um registo claro e estruturado da atividade, que decorreu entre as 15h30 e as 17h00, num total de 90 minutos de aprendizagens práticas e significativas. As turmas foram divididas em pequenos grupos e, acompanhadas pelos professores Clara Alves e Luís Veloso, circularam por três salas temáticas, cada uma dedicada a uma das áreas de intervenção:

* Etapa I – Direitos dos Consumidores (discussão de direitos legais, devoluções, garantias e o papel das organizações de defesa do consumidor, como a DECO);

* Etapa II – Sustentabilidade (reflexão sobre práticas diárias amigas do ambiente, desde a poupança de energia e água à aplicação dos "5 R's");

* Etapa III – Literacia Financeira (aprendizagens sobre poupança, gestão de dinheiro e planeamento financeiro responsável).

     No final da atividade, foram distinguidas as equipas com melhor desempenho e criatividade, tendo-lhes sido atribuídos brindes e entradas duplas nas piscinas municipais, um generoso contributo da Câmara Municipal de São João da Madeira, a quem agradecemos, sinceramente, pelo apoio e incentivo aos nossos jovens.

     Esta iniciativa revelou-se um verdadeiro sucesso, promovendo a troca de ideias, o espírito crítico e a responsabilidade social dos nossos alunos. Como referido no relatório da atividade, do aluno Simão Portugal, esta experiência contribuiu, de forma clara, para "preparar os jovens para os desafios do mundo atual".

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     Nos dias 20 e 21 de março, a professora Clara Alves, docente das disciplinas de Inglês e de Área de Integração, no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, esteve presente no Educators Event 2025, um prestigiado encontro de educadores realizado no Parlamento Europeu, em Bruxelas. O evento, organizado pela Direção-Geral de Comunicação do Parlamento, reuniu profissionais da educação de toda a Europa com o intuito de se debaterem desafios, oportunidades e inovações na educação cívica, de forma a contribuir para a reformulação do quadro educativo europeu.

     A programação do evento foi cuidadosamente estruturada, a fim de proporcionar aos participantes uma experiência enriquecedora e dinâmica. No primeiro dia, os educadores participaram em workshops interativos, incluindo uma sessão sobre o papel da arte na transformação social e uma visita guiada que proporcionou uma experiência imersiva no funcionamento do Parlamento Europeu. Já o segundo dia foi dedicado a debates e consultas pedagógicas, abordando temas como os desafios da educação cívica na atualidade e a apresentação de um novo quadro educativo europeu, com o objetivo de aprimorar os recursos educativos disponibilizados às escolas.

       Um dos momentos mais relevantes do evento foi a sessão com Nela Riehl, deputada europeia e presidente da Comissão de Cultura e Educação, que destacou a importância do envolvimento das escolas na formação de cidadãos ativos e informados. Os participantes tiveram, também, a oportunidade de contribuir, ativamente, para a construção do novo modelo educativo, através de sessões de consulta e da análise de metodologias inovadoras.

     No dia 25 de março, os alunos participaram na conferência "Energia poupa energia, dá mais ao planeta!", dinamizada pela Dr.ª Isa, da DECO, na Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite. Esta iniciativa decorreu no âmbito do Projeto Educativo Municipal (PEM) e teve como objetivo sensibilizar os jovens para a importância da eficiência energética e da sustentabilidade.

       A atividade permitiu aos alunos desenvolver aprendizagens no domínio Energia, integrado na disciplina de Físico-Química, abordando temas como o consumo consciente, as fontes de energia e o impacto ambiental das nossas escolhas diárias.

        A partir de informações claras e exemplos práticos, os alunos refletiram sobre como podem contribuir para um futuro mais sustentável, adotando hábitos que reduzirão o desperdício energético, promovendo, assim, um maior equilíbrio ambiental. Afinal, as pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença e, na senda deste pensamento, esta conferência reforçou a importância de se poupar energia para dar mais ao planeta! 

  Na manhã do dia 29 de março de 2025, a Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite proporcionou uma experiência inesquecível aos seus alunos, professores, encarregados de educação e restante comunidade escolar. Entre as 9h30 e as 11h30, o campo de jogos da escola transformou-se num verdadeiro observatório, a céu aberto, para que fosse possível assistir ao eclipse parcial do Sol.

      O evento astronómico atingiu o seu auge às 10h37, quando cerca de 30% do disco solar ficou coberto pela Lua. A observação do fenómeno despertou um vasto entusiasmo nos presentes, que puderam acompanhar este espetáculo natural, de forma segura, com os devidos equipamentos de proteção visual. Para esta concretização, fez-se uso do telescópio da escola, permitindo uma observação ainda mais detalhada do fenómeno.

      A sessão contou com a participação de professores das diversas disciplinas, que aproveitaram a ocasião para contextualizar, cientificamente, o eclipse, explicando os seus efeitos e a sua importância para a Astronomia. O evento contou, ainda, com a presença da Vereadora da Educação, da Câmara Municipal de S. João da Madeira, sublinhando a relevância da iniciativa para a comunidade local.

      Ademais, a atividade reforçou o interesse dos alunos pela ciência e pelo universo, promovendo a curiosidade e o espírito crítico, através da observação direta de um fenómeno natural raro. Momentos como este demonstram a efetiva importância da escola na construção do conhecimento e no incentivo à exploração do mundo que nos rodeia.

    A Câmara Municipal de S. João da Madeira, no âmbito do Projeto Educativo Municipal (PEM), promoveu a atividade "Compras bem, mas não sabes a quem?", dinamizada pela DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor. A iniciativa teve lugar no auditório do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite e contou com a presença dos alunos das turmas dos 8.ºB e C e de alguns professores.

        A sessão foi conduzida pela Dr.ª Isa, especialista na defesa do consumidor da DECO, que abordou questões essenciais sobre os direitos e deveres dos consumidores. Entre os temas discutidos, destacaram-se a importância de um consumo informado e sustentável, as práticas comerciais desleais e os mecanismos de reclamação disponíveis para os consumidores.

        A interação com os participantes foi um dos pontos altos da atividade, com várias perguntas e partilha de experiências reais. Os alunos mostraram grande interesse pelos temas abordados, reconhecendo a relevância do conhecimento sobre os seus direitos, no dia a dia.

        Esta ação visa dotar os jovens de ferramentas e de conhecimentos fundamentais para a sua cidadania ativa e consciente. A dinamização deste tipo de iniciativas reforça a importância da educação para o consumo responsável e a necessidade de se sensibilizar a comunidade para uma escolha mais informada e eticamente sustentável.

                Todos os anos, o International Day of Mathematics (IDM), da União Matemática Internacional, desafia as escolas a envolverem os seus alunos na descoberta das ligações que a Matemática tem com a realidade.

                Este ano, o desafio foi refletir sobre as conexões que existem entre a Matemática, a Arte e Criatividade. Como é referido no site do IDM, “Usar a Matemática nas Artes abre portas para novas ideias e para criações bonitas e cativantes.”(https://www.idm314.org/).

                Assim, os alunos do AESL foram convidados a participar, através da decoração de pequenos mosaicos, nos quais apresentaram as suas produções artísticas. Cada aluno foi livre de imaginar e de criar o seu mosaico, contribuindo para a construção de um painel exposto no polivalente da escola sede, deliciando o olhar de toda a comunidade educativa com esta instalação artística.

                O resultado final foi maravilhoso e, sem dúvida, a Matemática abriu portas à imaginação e libertou a criatividade de cada aluno, com um resultado que não foi indiferente ao olhar de todos.

                Ser professor de Matemática é isto mesmo. Partimos de hipóteses que conhecemos ou sonhamos, conjeturamos o que, ainda, não foi feito e lançamo-nos a cada problema com o sonho de o tornar na solução mais interessante para os nossos alunos e que constitua um deleite para toda a comunidade educativa.

                Parabéns a todos os alunos por terem contribuído para o sucesso desta atividade!

 
 
 

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