É com grande orgulho que informamos os excelentes desempenhos de dois alunos do 3.º ciclo, na final do SuperT de Física e Química, uma competição nacional que envolveu milhares de participantes.

Assim, o Rodrigo Madeira, do 8.º B, conquistou um impressionante 16.º lugar entre 12 740 alunos de todo o país. Já o Bernardo Lopes, do 9.ºD, também se destacou, alcançando o 40.º lugar, num universo de 10 430 participantes.

Os dois alunos estão de parabéns pelo esforço, dedicação e brilhante representação da nossa escola!

Os alunos do 8.º ano participaram na atividade «Entre Luzes e Cores: a Magia da Robótica», uma experiência pedagógica inovadora que aliou a tecnologia à ciência, de forma prática, dinâmica e altamente motivadora. Assim, contando com a colaboração do professor Marco Vasconcelos, especializado em robótica educativa, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com robôs equipados com sensores de luz, cor e som, percebendo como é que estas máquinas reagem ao ambiente que os rodeia. A atividade decorreu de forma muito participada, despertando a curiosidade e o entusiasmo dos alunos do início ao fim.

Para além de proporcionar um contacto direto com a robótica, esta atividade teve um objetivo bem definido no plano curricular: reforçar as aprendizagens essenciais da disciplina de Físico-Química, em particular no domínio Luz, que está a ser trabalhado, neste momento, em sala de aula.

Durante a atividade, foi possível consolidar conceitos fundamentais como:

  • A luz enquanto onda eletromagnética;

  • A frequência, intensidade e energia associadas à luz;

  • A distinção entre tipos de radiação;

  • A aplicação de fenómenos como a ecolocalização, através da utilização de sensores de ultrassons.

Ao verem os conceitos científicos aplicados, de forma concreta, através do comportamento dos robôs, os alunos conseguiram estabelecer ligações claras entre a teoria e a prática, percebendo a relevância da ciência no seu quotidiano e no mundo atual. Para muitos, esta foi a primeira vez que compreenderam, verdadeiramente, como a Física e a Química estão presentes em tecnologias que utilizamos todos os dias.

A atividade pretendeu, ainda, estimular o interesse pelas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), cada vez mais importantes numa sociedade em constante evolução tecnológica.

Sem dúvida, esta foi uma aula diferente, na qual o conhecimento científico se fez acompanhar de entusiasmo, descoberta e muita magia tecnológica.

Casa de Sophia, Jardim Botânico, Estádio e Museu do Dragão constituíram o roteiro dos alunos do AESL

Decorreu, no dia 16 de maio, numa sexta-feira, a visita de estudo ao Porto, por parte das quatro turmas do sexto ano, as quais foram acompanhadas por dez docentes. Do roteiro da visita fez parte uma visita à Casa de Sophia Mello Breyner, ao Jardim Botânico e ao Estádio e Museu do Dragão.

O entusiasmo e a alegria eram bem visíveis nos rostos de toda a comitiva, pois o dia prometia e S. Pedro também deu uma ajuda decisiva para o sucesso da jornada.

A primeira paragem, da parte da manhã, aconteceu na rua do Campo Alegre, onde está sediada a casa onde a escritora passou grande parte da sua infância e juventude, tendo a visita sido orientada por monitores que foram dando várias explicações aos grupos durante o percurso pelo interior da casa e nos jardins adjacentes (“Jardim Botânico”). A curiosidade era notória nos rostos dos alunos que iam colocando algumas questões aos guias.

Terminada a primeira etapa, o próximo destino foi o Parque da Cidade, onde se reuniram os farnéis e, num ambiente descontraído e de animação, foram degustadas as muitas iguarias que faziam parte do lato manjar. O momento foi, também, aproveitado para cantar os parabéns à Leonor, uma aluna do 6.ºB.

A segunda parte da visita, a que mais excitação provocou nos alunos, teve lugar no majestático Estádio e Museu do Dragão. E aqui as expetativas não foram defraudadas. Mais uma vez, divididos em vários grupos e acompanhados por guias, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer, detalhadamente, o moderno e tecnológico Museu do clube azul e branco, bem como diversos espaços icónicos do Estádio do Dragão: o auditório (sala de imprensa), os balneários, o relvado, os bancos de suplentes, os camarotes… fechando a visita na loja do FC Porto, onde alguns alunos compraram objetos de culto do clube nortenho.

No final da visita, apesar do cansaço começar a dar sinais, a alegria continuava bem estampada no rosto dos jovens alunos. Terminada a aventura, a comitiva regressou à escola onde os familiares os aguardavam.

Este foi, sem dúvida, um dia em cheio, para mais tarde recordar!

No dia 9 de maio, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite assinalou o Dia da Europa com uma exposição comemorativa que reuniu trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 3.º ciclo, no âmbito do Clube Europeu AESL e a Europa. Esta iniciativa integra o plano de atividades do clube, cujo tema orientador para este ano letivo é “Diversidade e Inclusão: cidadania europeia num contexto de multiculturalidade”.

Cada turma ficou responsável por representar dois ou mais países da União Europeia, através da criação de bandeiras, textos informativos, maquetes de monumentos icónicos e, em alguns casos, apresentações digitais sobre os países representados.

Destaque, também, para a participação especial das turmas do 12.º ano, dos Cursos Científico-Humanísticos, que se desafiaram, num animado concurso de conhecimentos sobre a União Europeia, inspirado no formato “Quem quer ser milionário?”, demonstrando curiosidade, espírito europeu e envolvimento nas temáticas abordadas.

Estas iniciativas visam promover a cidadania europeia, o respeito pela diversidade e o sentimento de pertença ao projeto europeu, contribuindo para a formação de alunos informados, participativos e conscientes do seu papel na construção de uma Europa unida e inclusiva.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite voltou a destacar-se no prestigiado concurso nacional, «Uma Aventura Literária 2025», organizado pela Caminho, ao conquistar prémios em duas categorias: Desenho e Teatro na Rádio.

Assim, na categoria de Desenho, as alunas Sofia Zara (2.º lugar) e Matilde Pinho (3.º lugar), no Ensino Secundário, demonstraram uma enorme criatividade e talento artístico, ilustrando, com mestria, temas inspirados na coleção literária juvenil. Já na categoria de Teatro na Rádio, foram vários os jovens atores do AESL que brilharam com uma interpretação dinâmica e expressiva, que lhes garantiu o reconhecimento do júri: no 3.º ciclo, alcançando o 1.º lugar, os alunos Leonor Lima, Vitória Silva, Martim Canavilhas e Rafael Fernandes (7.ºA) e, no Ensino Secundário, os alunos Beatriz Justo e Mariana Martins (2.º lugar ex-aequo) e Tomás Sá (2.º lugar ex-aequo).

Estes prémios são fruto do empenho, da dedicação e da paixão pela leitura e pelas artes, valores que o Agrupamento continua a cultivar entre os seus alunos. A distinção nacional é, assim, motivo de grande orgulho para toda a comunidade escolar, reforçando a aposta do AESL na promoção da cultura, da imaginação e da expressão artística.

A todos os alunos premiados e aos professores envolvidos, ficam os parabéns por este importante feito!

Os alunos das turmas B e C, do 8.º ano, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, tiveram a oportunidade de assistir ao filme-documentário "Energia Nuclear, Já", no cinema do Centro Comercial «8º Avenida», em S. João da Madeira. A atividade foi organizada pela professora Manuela Correia, no âmbito da disciplina de Físico-Química, e contou com o acompanhamento das professoras Susana Melo e Renata Marques. 

O documentário aborda questões cruciais da atualidade, como os prós e os contras das diversas formas de energia renováveis e não renováveis, os impactos das alterações climáticas e as desigualdades sociais associadas ao acesso à energia. Durante a sessão, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância da transição energética e as consequências das escolhas energéticas para o futuro do planeta. 

Após a exibição do filme, os estudantes participarão numa discussão orientada pelos docentes, onde poderão expressar as suas opiniões e questionamentos sobre o tema. A iniciativa revelou-se uma experiência enriquecedora, promovendo o pensamento crítico e a consciência ambiental entre os jovens.

No dia 13 de fevereiro, os alunos das turmas A e B, do 7.º ano, tiveram a oportunidade de participar na atividade "Oficina do Papel Reciclado", realizada no Parque do Rio Ul, no âmbito do Projeto Educativo Municipal

Esta experiência educativa proporcionou uma abordagem prática relativamente ao conceito da reciclagem, na qual os alunos aprenderam a transformar papel usado em novas folhas recicladas ou pequenas lembranças, promovendo a preservação das árvores e a poupança de água. Para além do impacto ambiental positivo, esta oficina permitiu consolidar aprendizagens essenciais de Físico-Química, no que toca ao tema Materiais e Energia.

A atividade foi conduzida, com grande entusiasmo, pela Engenheira Marta, a quem deixamos o nosso sincero agradecimento pela explicação clara e pelo excelente acompanhamento do trabalho realizado pelos alunos.

Momentos como este reforçam a importância de se aprender através da prática, despertando o interesse dos alunos pela ciência e pelo meio ambiente!

Renata Marques

No passado dia 6 de fevereiro, os alunos do 9.º A realizaram uma visita ao cinema do shopping «Oitava Avenida», para assistir ao filme "Energia Nuclear Já". Esta atividade, promovida no âmbito da disciplina de Físico-Química, marcou o início do estudo da energia elétrica, proporcionando aos alunos uma perspetiva mais abrangente sobre as diferentes fontes de energia disponíveis.

A professora Renata Marques, responsável pela iniciativa, destacou a importância de os alunos conhecerem as diversas alternativas para a produção de energia elétrica, compreendendo, assim, as vantagens e desvantagens de cada uma. "Queremos que os alunos desenvolvam um espírito crítico sobre as fontes de energia, analisando quais são mais limpas, quais as verdes, mas caras e pouco eficientes, e quais aquelas que representam soluções viáveis para o futuro", explicou.

 

No dia 21 de novembro, 137 alunos do 10.º ao 12.º anos representaram o Agrupamento de Escolas Dr Serafim Leite, numa competição online internacional de língua inglesa, integrando uma comunidade de 29.392 alunos, de mais de 800 escolas de, pelo menos, 34 países.

A competição consistia na realização de um teste online cronometrado, de elevado grau de dificuldade, que incluía escolha múltipla e outros formatos, com o intuito de avaliar as capacidades de compreensão da leitura, audição e gramática. 

Os nossos alunos estão de parabéns, bem como o grupo de professoras de Inglês que coordenou e executou esta atividade de impacto internacional!

No dia 30 de outubro de 2024, a nossa escola mergulhou no espírito de Halloween com uma atividade cheia de cor, fumo e, claro, muita ciência. Os alunos dos 8.º anos assumiram o papel de jovens cientistas e apresentaram "poções mágicas" intrigantes que, à primeira vista, pareciam verdadeiros feitiços. Logo após cada demonstração, os alunos desmistificaram as poções e explicaram, em linguagem científica, o que estava realmente a acontecer.

A atividade decorreu no sótão da escola que, por si só, já traz um ambiente místico e, por vezes, assustador. Este cenário foi cuidadosamente decorado para o Halloween, contando, para tal, com o apoio da professora Lurdes Gual, do grupo de teatro escolar "Os Serafins," que, gentilmente, cedeu elementos cénicos essenciais para se criar uma atmosfera mágica. Assim, envoltos na decoração e na permissão do "fantasma do sótão," todos foram transportados para um universo de ciência e mistério.

 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL