• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • JOVEM SANJOANENSE VENCE CONCURSO SOBRE INCLUSÃO

    JOVEM...

    Concurso «Escrever é Viver» em torno da temática «Diversão e Inclusão», do Instituto de Multimédia, premeia alunas do AESL   1. Como surgiu a oportunidade de participares neste concurso da Escola Profissional Instituto Multimédia? A minha professora, Dina...
  • Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite marca presença  na Cimeira das Democracias 2025

    Agrupamento de...

    No passado dia 29 de abril de 2025, seis alunos da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, acompanhados pela professora Dina Sarabando, marcaram presença na 12.ª edição da Cimeira das Democracias, promovida no âmbito do “Open Day”, do Instituto de Estudos...

EPE...

  • Uma visita ao Museu do Brincar

    Uma visita ao...

    No dia 9 de maio, o Jardim de Infância do Parque empreendeu uma visita ao Museu do Brincar, em Vagos, onde puderam brincar em diversos espaços lúdicos (pastelaria, escola, castelo, casa da árvore, mercado, …). O entusiasmo foi muito grande, pois as...

3.º CEB...

  • Resultados na Final do SuperT de Física e Química

    Resultados na...

    É com grande orgulho que informamos os excelentes desempenhos de dois alunos do 3.º ciclo, na final do SuperT de Física e Química, uma competição...

1.º CEB...

  • DAR VOZ A TODOS VÓS

    DAR VOZ A TODOS...

    Pequenos Gestos, Grandes Impactos: Câmara Municipal oferece Garrafas Sustentáveis A Câmara Municipal realizou, esta semana, a entrega de garrafas reutilizáveis aos alunos da turma do 1.ºA da Escola Básica do Parque, através de uma iniciativa que visa...

SEC...

  • Por tua conta…

    Por tua conta…

    No dia 21 de maio, realizou-se a visita de estudo da turma do 10.º G (Cursos TGPSI e CMRPP) ao Pavilhão da Água e ao Museu do Papel Moeda. A visita foi...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • Programa «Erasmus» para Adultos

    Programa...

    De 17 a 21 de março, decorreu, no AESL, a primeira mobilidade do Programa «Erasmus+», no setor dos Adultos, dinamizado pelo Centro Qualifica Serafim...

Pequenos Gestos, Grandes Impactos:

Câmara Municipal oferece Garrafas Sustentáveis

A Câmara Municipal realizou, esta semana, a entrega de garrafas reutilizáveis aos alunos da turma do 1.ºA da Escola Básica do Parque, através de uma iniciativa que visa promover hábitos sustentáveis entre as crianças.

O gesto, inserido no âmbito de um projeto de Educação Ambiental, tem como objetivo incentivar a redução do uso de plásticos descartáveis e sensibilizar os mais novos para a importância de se proteger o meio ambiente.

Durante a entrega, os representantes da Autarquia destacaram a relevância de se formarem futuras gerações mais conscientes em relação à preservação ambiental, salientando que pequenos gestos, como o uso de garrafas reutilizáveis, podem ter um grande impacto, a longo prazo.

Os alunos, acompanhados pela professora, receberam, com entusiasmo, as suas garrafas, que passarão a usar no dia a dia escolar.

Esta sexta-feira foi um dia especial na Escola Básica do Parque: os alunos participaram, ativamente, na limpeza e manutenção do charco pedagógico, um espaço que é muito mais do que uma simples zona verde — é a casa de inúmeras espécies de plantas e animais e um verdadeiro cenário de aprendizagem viva e envolvente.

Com entusiasmo, responsabilidade e espírito de equipa, os alunos limparam folhas, recolheram pequenos resíduos e observaram, com atenção, cada detalhe deste ecossistema único. Este projeto continua a ser uma referência na escola, não só pela sua riqueza natural, mas também pelo seu valor pedagógico, ecológico e emocional.

O charco da Escola Básica do Parque é um lugar onde a natureza ensina, inspira e conecta. Ao cuidar dele, os alunos aprendem que proteger o ambiente começa com pequenos gestos, bem perto de casa.

Mais do que uma ação prática, o dia de hoje foi uma verdadeira lição de cidadania e de amor pela Terra, o nosso planeta do qual devemos cuidar.

Concurso «Escrever é Viver» em torno da temática «Diversão e Inclusão», do Instituto de Multimédia, premeia alunas do AESL

 

1. Como surgiu a oportunidade de participares neste concurso da Escola Profissional Instituto Multimédia?

A minha professora, Dina Sarabando, na disciplina de Expressa-te, deu-nos a conhecer o concurso, uma vez que aborda a escrita criativa, e encorajou-nos a participar. Quando soube que o tema era a inclusão, senti logo vontade de escrever, porque é muito importante para mim e para a sociedade.

2. Quais eram as condições de participação?

Era necessário escrever um texto criativo — podia ser em prosa ou em poesia — que transmitisse uma mensagem de inclusão e diversidade. Tive liberdade total na forma de me expressar, o que me motivou ainda mais.

3. No que te inspiraste para escrever o teu texto?

Inspirei-me na ideia de que a escrita pode ser uma forma de unir as pessoas, de dar voz a todos, independentemente das suas diferenças. Quis mostrar que a inclusão é como um arco-íris: cada cor é diferente, mas, juntas, criam algo bonito e harmonioso.

É com grande orgulho que informamos os excelentes desempenhos de dois alunos do 3.º ciclo, na final do SuperT de Física e Química, uma competição nacional que envolveu milhares de participantes.

Assim, o Rodrigo Madeira, do 8.º B, conquistou um impressionante 16.º lugar entre 12 740 alunos de todo o país. Já o Bernardo Lopes, do 9.ºD, também se destacou, alcançando o 40.º lugar, num universo de 10 430 participantes.

Os dois alunos estão de parabéns pelo esforço, dedicação e brilhante representação da nossa escola!

No passado dia 29 de abril de 2025, seis alunos da Escola Secundária Dr. Serafim Leite, acompanhados pela professora Dina Sarabando, marcaram presença na 12.ª edição da Cimeira das Democracias, promovida no âmbito do “Open Day”, do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa. Este ano, o nosso Agrupamento assumiu o papel de Escola Embaixadora da Alemanha, tendo sido representado por cinco delegados — Rúben Marques (também porta-voz do grupo), Andreia Castro, Mariana Martins, Rodrigo Vieira e Victória Cavalcante — e por uma jornalista, Ana Pereira e, nesse sentido, tiveram a honra de ser recebidos pelo Ministro Conselheiro (Assuntos Políticos) do país representante, Ludwig Blaurock.

Esta edição reuniu dezenas de escolas de todo o país, numa iniciativa que contou com a presença de estudantes, professores, diplomatas e especialistas em Ciência Política. A Cimeira proporcionou, na verdade, uma experiência relativamente ao funcionamento de uma Assembleia de Estados Democráticos, desafiando os participantes a refletir, a debater e a propor soluções concretas para um dos fenómenos mais comuns da atualidade: os movimentos migratórios, entre os possíveis desafios e oportunidades.

No dia 21 de maio, realizou-se a visita de estudo da turma do 10.º G (Cursos TGPSI e CMRPP) ao Pavilhão da Água e ao Museu do Papel Moeda. A visita foi realizada no âmbito do projeto de Literacia Financeira, "Por Tua Conta", dinamizado pela Fundação Cupertino de Miranda, no qual participou a turma, ao longo do ano letivo.

Durante a manhã, os alunos tiveram a possibilidade de realizar as experiências propostas no Pavilhão da Água e ouvir a explicação relativa à quantidade de água disponível no planeta, assim como à necessidade da sua preservação e ao funcionamento das barragens (particularmente, as eclusas) e à produção de energia hidroelétrica, entre outros aspetos.

Após o almoço, foi realizada a visita orientada ao Museu do Papel Moeda, na qual os alunos tiveram a oportunidade de apreciar uma exposição de carros antigos, de entrar no cofre, compreender a importância do dinheiro bem como a sua evolução e mecanismos de segurança.

De salientar que todos os alunos da turma participaram na visita, revelando-se interessados e participativos na realização das atividades. Os alunos foram acompanhados pela Diretora de Turma e pela professora de TIC.

Entre os dias 19 e 23 de maio, decorreu, no Jardim de Infância do Parque, a Semana da Leitura, ao longo da qual foram desenvolvidas diversas atividades. Recebemos diversos pais, familiares, docentes que vieram contar histórias às crianças.

Assistimos, igualmente, a um teatro de fantoches dinamizado por docentes. Por outro lado, as crianças apresentaram e dramatizaram lengalengas (que apresentámos, também, aos colegas do 1.º ciclo) e trava-línguas, bem como diversas histórias e adivinhas que foram, também, exploradas. Foi uma semana repleta de atividades, mas que muito encantou e alegrou as crianças.

Os alunos do 8.º ano participaram na atividade «Entre Luzes e Cores: a Magia da Robótica», uma experiência pedagógica inovadora que aliou a tecnologia à ciência, de forma prática, dinâmica e altamente motivadora. Assim, contando com a colaboração do professor Marco Vasconcelos, especializado em robótica educativa, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com robôs equipados com sensores de luz, cor e som, percebendo como é que estas máquinas reagem ao ambiente que os rodeia. A atividade decorreu de forma muito participada, despertando a curiosidade e o entusiasmo dos alunos do início ao fim.

Para além de proporcionar um contacto direto com a robótica, esta atividade teve um objetivo bem definido no plano curricular: reforçar as aprendizagens essenciais da disciplina de Físico-Química, em particular no domínio Luz, que está a ser trabalhado, neste momento, em sala de aula.

Durante a atividade, foi possível consolidar conceitos fundamentais como:

  • A luz enquanto onda eletromagnética;

  • A frequência, intensidade e energia associadas à luz;

  • A distinção entre tipos de radiação;

  • A aplicação de fenómenos como a ecolocalização, através da utilização de sensores de ultrassons.

Ao verem os conceitos científicos aplicados, de forma concreta, através do comportamento dos robôs, os alunos conseguiram estabelecer ligações claras entre a teoria e a prática, percebendo a relevância da ciência no seu quotidiano e no mundo atual. Para muitos, esta foi a primeira vez que compreenderam, verdadeiramente, como a Física e a Química estão presentes em tecnologias que utilizamos todos os dias.

A atividade pretendeu, ainda, estimular o interesse pelas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), cada vez mais importantes numa sociedade em constante evolução tecnológica.

Sem dúvida, esta foi uma aula diferente, na qual o conhecimento científico se fez acompanhar de entusiasmo, descoberta e muita magia tecnológica.

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite voltou a marcar presença no projeto «READ ON», através das iniciativas “A minha vida aos quadradinhos” e “Escrita Criativa”. Este ano, a proposta lançada aos alunos foi a criação de trabalhos originais que refletissem o tema «Cidadania e Interculturalidade».

As turmas do 10.ºA, C e E, assim como do 11.º A, aceitaram ambos os desafios, dando corpo a diferentes abordagens e interpretações criativas sobre o papel do cidadão no contexto cívico e cultural. O resultado? Uma verdadeira celebração da liberdade de expressão e do pensamento crítico, traduzida em bandas desenhadas riquíssimas e em textos literários inovadores.

No entanto, apesar do talento de todos, o destaque recaiu em três trabalhos que foram distinguidos, ao nível nacional, na categoria “Escrita Criativa”: Leonor Barbosa (10.º E) e Diana Tavares (11.º A), que conquistaram, respetivamente, o 1.º lugar nos escalões A e B. Um feito notável que confirma o talento literário que se cultiva na Serafim Leite. Ademais, o Agrupamento recebeu, ainda, mais um prémio – uma menção honrosa – na categoria “A minha vida aos quadradinhos”, desta vez, por parte do aluno do 10.º C, Tiago Fonseca.

Parabéns aos vencedores e a todos os participantes por darem voz às suas ideias com tanta criatividade e profundidade. Oxalá este reconhecimento sirva de inspiração para futuras conquistas e para todos os alunos, pois basta acreditar e trabalhar!

No dia 2 de abril de 2025, os discentes das turmas do 10.º ano, do Ensino Secundário, abrangidos pelo Programa de Mentoria, usufruíram de uma nova missão: uma viagem proporcionada por quatro colegas, da Associação de Estudantes, igualmente, mentores (Gabriela Castro, Mariana Martins, Rodrigo Matos e Rúben Marques).

Esta formação dirigida aos alunos mentorandos contou com a presença e orientação da professora responsável pelo projeto, no Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, Dina Sarabando, numa vertente virtual, a qual, na voz dos quatro mentores, foi ao encontro de dicas essenciais para uma gestão mais eficaz da vida académica dos mentorandos, sobretudo, num ciclo de estudos que acarreta uma maior complexidade. Estas orientações pretendem ajudar os colegas a atuarem com mais segurança, confiança e com um maior repertório de estratégias de aprendizagem, facilitando, deste modo, a vida académica e social dos mesmos.

Além disso, os alunos-mentorandos aprenderam, também, a fazer uso da plataforma digital ao serviço deste programa, a qual permite a partilha de materiais pedagógicos e didáticos. Esta iniciativa está alinhada com uma medida aprovada, pelos alunos do Agrupamento, no âmbito do projeto «O Parlamento na Serafim», visando criar um acervo rico de recursos que, futuramente, continuarão a beneficiar todos os estudantes, especialmente, no Ensino Secundário.

Em suma, acreditamos que os Programas de Mentoria, que já existem noutras vertentes, no nossos estabelecimento de ensino, ganham cada vez mais força, contribuindo, de forma significativa, para o desenvolvimento académico, emocional e social dos alunos. Todas estas iniciativas promovem, sem dúvida, o apoio mútuo, seja por meio da Mentoria Interpares, em que os alunos de ciclos/anos superiores orientam os mais novos, ou pela Mentoria Intraturmas, que envolve colegas da mesma turma. Assim, aumentarão, com certeza, as oportunidades e as possibilidades de sucesso nos estudos, dado que os mentores funcionam como modelos positivos, compartilhando experiências, oferecendo conselhos e incentivando o autoconhecimento e a autodisciplina.

Por fim, é importante lembrar que todo esse trabalho e o uso da plataforma são acompanhados e supervisionados pela Coordenadora do projeto, garantindo que os benefícios do programa sejam, plenamente, alcançados.

Um trabalho que conecta investigação, arte e tecnologia, envolvendo alunos e famílias numa experiência interdisciplinar.

Os alunos do 1.ºA da Escola Básica do Parque desenvolveram um projeto multidisciplinar sobre animais, que envolveu investigação, escrita, arte e tecnologia. Após pesquisarem diferentes espécies, escreveram no computador as principais características dos animais estudados.

Com a ajuda das famílias, criaram modelos em 3D, utilizando materiais de desperdício e promovendo a criatividade e a consciência ambiental. De seguida, os grupos apresentaram à turma os seus projetos, partilhando descobertas e criações.

O projeto culminou com a criação de um jogo educativo de pares, que desafia os jogadores a combinar cada animal com sua descrição correta. O jogo, pensado, especialmente, para assinalar o Dia da Criança, promove a fixação do conhecimento, de forma lúdica, e pode ser jogado em família, tornando a aprendizagem divertida e interativa.

A atividade destacou-se pela colaboração entre a escola e a família, além do envolvimento ativo dos alunos em diversas áreas do conhecimento.

Círculo de Aprendizagem |1.ºA EB do Parque | Professora Marisela Oliveira

Durante esta semana, decorreu, mais uma vez, na Torre da Oliva, a Feira da Ciência, um
evento dedicado à promoção do conhecimento científico.
A iniciativa contou com a participação dos alunos da Escola Básica do Parque, que tiveram a
oportunidade de visitar as diferentes exposições e projetos. Este evento proporcionou, sem
dúvida, um ambiente de aprendizagem interativo e estimulante, fortalecendo o interesse pela
ciência e incentivando a criatividade dos jovens.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • Teatro na Escola: «Farsa de Inês Pereira»

    Teatro na Escola: «Farsa de Inês...

    No transato dia 7 de março, todas as turmas do 10.º ano de escolaridade (Ensinos Regular e Profissional) tiveram o privilégio de assistir, no Centro Multidisciplinar Interativo do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, ao espetáculo teatral «Farsa de Inês Pereira», baseado na obra de Mestre...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL