O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, após o notável desempenho alcançado pelos alunos dos Cursos Profissionais de Mecatrónica, de Eletrónica, Automação e Comando e de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, foi destacado no Festival Nacional de Robótica, que decorreu no dia 6 de abril, no Funchal (Madeira), cuja representação arrecadou três primeiros lugares e um 2.º lugar, elevando bem alto os nomes do AESL e do município.
Na competição Robot@Factory Rookies, a equipa Nuts & Bolts (Pedro Machado e Martim Silva) conquistou o 1.º lugar, demonstrando excelência técnica e espírito colaborativo. Já a equipa Fast Robot (Guilherme Anacleto e Eduardo Ferreira) alcançou um honroso 2.º lugar na mesma competição. Por outro lado, na competição First Challenger – Escalão 3, a equipa “O Triciclo”, formada por Gonçalo Alves e Leonardo Reis, brilhou ao conquistar o 1.º lugar nos níveis I, II e III, um feito excecional que evidencia o rigor e a qualidade da formação ministrada no AESL.
Contudo, após esta demonstração de arte e talento, o sucesso continuou além-fronteiras, pelo que, no dia 5 de junho, em Bari (Itália), a partir do convite endereçado ao Agrupamento, os discentes Gonçalo Alves e Leonardo Reis voltaram a destacar-se ao integrarem a equipa Iron Epic, em representação de Portugal, na European RoboCup Junior 2025, uma das mais prestigiadas competições internacionais de robótica educativa, que decorreu de 4 a 7 de junho.
Estes resultados refletem, sem dúvida, o esforço, a dedicação e a competência dos alunos e dos professores envolvidos nos Cursos Profissionais do AESL, que são motivo de grande orgulho para toda a comunidade educativa.