A escola EB/JI do Parque encheu-se de cor, alegria e espírito festivo, no seguimento da comemoração da Páscoa, a partir da criação de uma variedade de peças artísticas, incluindo coelhinhos feitos com materiais reciclados, cestos decorados com técnicas de pintura e colagem, com a finalidade de levarem amêndoas ou ovos de Páscoa ou, simplesmente, decorar a escola, de modo fabuloso e artístico.

Cada sala de alunos participou, assim, com entusiasmo, dando asas à imaginação e trabalhando valores como a partilha, a sustentabilidade e o espírito colaborativo. Por outras palavras, esta iniciativa reforçou a importância da formação integral das crianças, deixando um rasto de boas memórias, em miúdos e graúdos, nesta Páscoa de 2025.

No dia 11 de abril, a escola EB/JI do Parque, em parceria com a Associação de Pais, promoveu a Feira da Primavera, um evento que celebrou a nova estação e que envolveu toda a comunidade escolar.

A feirinha contou com uma decoração com base em cores coloridas e enfeites alusivos à época, criando, assim, um ambiente festivo e acolhedor, tal como não faltaram delícias caseiras, como bolos, biscoitos, doces tradicionais e outras iguarias, que adoçaram, com certeza, o paladar de crianças e adultos.

A Feira da Primavera é uma tradição que promove a união da comunidade e traz alegria a todos, devido ao trabalho em equipa e à convivência saudável entre todos os intervenientes.

     No passado dia 21 de março de 2025, alguns alunos do 12.º F e de outras turmas, acompanhados pelos professores José Luís Jesus, Ângela Resende e António Pinto, realizaram uma visita de caráter técnico e cultural ao Porto de Leixões, em Matosinhos, e à Casa-Museu Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia. Esta atividade teve como principal objetivo aprofundar os seus conhecimentos sobre a importância económica do setor portuário e o valor do património artístico português.

     Durante a manhã, os alunos exploraram o Porto de Leixões, o maior porto artificial de Portugal e um dos mais relevantes da Península Ibérica. Visitaram, deste modo, o terminal de cruzeiros, o cais comercial e tiveram contacto direto com a grua Titan, um dos ícones históricos do porto, testemunho da evolução da engenharia portuária e do transporte marítimo, ao longo das décadas.

     Ademais, ficaram a conhecer o papel fundamental que o porto desempenha na economia nacional, sendo responsável por cerca de 25% do comércio marítimo internacional português, movimentando, anualmente, mais de 18 milhões de toneladas de mercadorias. Tomaram, igualmente, consciência do seu impacto na criação de emprego e no fomento do turismo regional.

     Durante a tarde, deslocaram-se à Casa-Museu Teixeira Lopes, construída em 1895, como residência e oficina do escultor António Teixeira Lopes. Apreciaram, assim, a arquitetura oitocentista do edifício, o pátio decorado e a escadaria interior, além das valiosas coleções de esculturas em bronze, mármore e gesso.

     Esta visita constituiu uma experiência enriquecedora, permitindo-lhes reforçar os conhecimentos adquiridos em contexto escolar e desenvolver uma compreensão mais alargada sobre a articulação entre a Economia, a História e a Cultura.

Durante o mês de março, a turma do 2º ano de Fundo de Vila teve uma experiência educativa e divertida com a realização de sementeiras. A atividade teve como objetivo ensinar as crianças sobre a importância da agricultura e da preservação da natureza.

Os alunos, acompanhados pela professora e com a colaboração da família, elaboraram os vasos, recorrendo à reutilização de latas, garrafas e garrafões de plástico, decorando-os ao seu gosto, com muita imaginação e criatividade. Escolheram, igualmente, as sementes e aprenderam sobre os cuidados necessários para o seu cultivo.

Com as mãos na terra, cada criança, juntamente com algumas mães, teve a oportunidade de plantar diversas sementes, entre elas, salsa, grão de bico, ervilhas, brócolos e alface, enquanto discutiam o ciclo de vida das plantas e a importância de uma alimentação saudável.

Os alunos adoraram a experiência, até porque alguns nunca tinham semeado uma semente e, agora, estão curiosos e ansiosos por assistirem ao crescimento das suas plantas.

Assim, a atividade não só promoveu uma aprendizagem sobre a natureza, como também incentivou o trabalho em equipa, a responsabilidade e o compromisso dos alunos face às suas plantações.

A atividade foi um sucesso, deixando a turma ansiosa por mais experiências práticas que os conectem com a natureza e que contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis. Assim, a EB1 de Fundo de Vila continua a apostar numa aprendizagem que permita aventuras cheias de vivência, sabor e cor. 

Aula de Higiene Postural anima alunos do 1.ºA

A turma do 1.ºA da Escola Básica do Parque teve uma aula bem especial!Uma das mães dos alunos, fisioterapeuta e especialista em Pilates, organizou uma atividade educativa sobre higiene postural, com informações essenciais e muito valiosas.

As crianças aprenderam, de forma divertida, sobre a importância de se manter uma postura correta ao sentar, caminhar e, até, ao carregar a mochila! Além disso, praticaram exercícios para fortalecer a consciência corporal.

Essa iniciativa reforça a importância da parceria entre as famílias e a escola na formação e no bem-estar dos alunos.

Juntos, construímos uma educação mais complete… para todos!

A professora Marisela Oliveira

 

No dia 6 de março, as turmas dos 1.º A e B, da Escola Básica do Parque, tiveram o privilégio de receber a escritora Beatriz, que trouxe a história "Super Miúdos como tu!" para uma sessão de leitura interativa.

Através de uma narrativa envolvente, os alunos conheceram os super miúdos e participaram, ativamente, na leitura. Além disso, a atividade ficou ainda mais especial com uma experiência prática: os alunos puderam explorar o conceito dos "feijões mágicos", tornando o momento imensamente divertido e educativo.

Foi uma experiência enriquecedora e mágica, deixando um brilho de entusiasmo nos pequenos leitores!

No dia 7 de março, as turmas do 1.º ano, da Escola Básica do Parque, embarcaram numa aventura ao ar livre, explorando os segredos do Parque do Rio Ul, no âmbito do projeto "Quantos parques há no parque?".

Com olhares curiosos e espírito de descoberta, os alunos observaram, de perto, a fauna e a flora do parque, identificando plantas, árvores e animais nos seus habitats naturais. Entre trilhos verdejantes e momentos de exploração, os alunos aprenderam sobre a importância da preservação da natureza e da biodiversidade.

Foi uma experiência inesquecível, na qual a aprendizagem aconteceu de forma divertida e interativa, despertando, nos pequenos exploradores, um novo olhar sobre o mundo natural!

Alunos da Escola Básica do Parque exploram a História, a Arte e a Criatividade

No dia 27 de fevereiro, os alunos do 1.ºA e do 1.ºB da Escola Básica do Parque realizaram uma visita educativa ao Museu do Papel, localizado em Paços de Brandão, e ao Museu de Lamas, situado na vila de Santa Maria de Lamas.

No Museu do Papel, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o património industrial e de explorar as memórias da História do papel, de forma interativa. A visita permitiu que os estudantes se envolvessem nos processos de fabrico e nas tradições papeleiras. No encerramento da atividade, os alunos participaram numa oficina especial, onde puderam produzir a sua própria folha de papel.

Já no Museu de Lamas, também conhecido como Museu da Cortiça, os alunos exploraram diversas coleções, incluindo Arte Sacra, Estatuária Portuguesa, Etnografia, Ciências Naturais e Esculturas em cortiça. Durante a visita, aprenderam, também, mais sobre o processo de transformação da cortiça. Para finalizar, participaram numa oficina criativa, onde usaram a imaginação para criar máscaras de Carnaval feitas de cortiça.

A visita proporcionou aos alunos uma experiência enriquecedora, combinando aprendizagem, criatividade e interatividade.

 

Professoras Marisela Oliveira e Vanessa Cruz

As turmas do 2.º ano da Escola Básica do Parque, no passado dia 6 de fevereiro, deslocaram-se à Escola Sede do Agrupamento Dr. Serafim leite, a fim de conhecerem um pouco do que se faz no Museu da História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

A partir desta visita, realizada numa carrinha estava estacionada dentro da escola, os alunos tiveram a oportunidade de ficar a saber um pouco mais sobre a vida das plantas. Até conseguiram ver as células de algumas destas plantas através dos fantásticos microscópios que existiam na mágica carrinha, transformada em laboratório.

Os alunos adoraram esta visita e nunca se esquecerão desta experiência!

No âmbito do estudo da História de Portugal, os alunos do 4.º ano da Escola Básica de Fundo de Vila visitaram o Castelo de Santa Maria da Feira, uma atividade educativa que prometeu enriquecer o conhecimento dos alunos sobre a História e a cultura da região.

A viagem foi efetuada no Vouguinha e, para alguns alunos, foi a primeira vez que andaram de comboio.  

O Castelo de Santa Maria da Feira é um dos mais bem preservados do país e oferece uma vista maravilhosa da cidade e arredores. Este foi, inicialmente, construído como ponto estratégico de defesa contra as invasões muçulmanas e, ao longo dos anos, foi passando por diversos melhoramentos e adições. A estrutura atual, que inclui uma imponente torre de menagem, uma muralha bem conservada e um pátio interior, é um excelente exemplo de arquitetura medieval militar.

A Escola Básica do Parque celebrou a “Semana dos Afetos”, dedicada à promoção de valores como a amizade, a empatia e o respeito entre os alunos.

Esta iniciativa incluiu diversas atividades lúdicas e educativas, como jogos cooperativos, momentos criativos, danças e leitura de histórias que abordavam temas relacionados como a amizade e o amor.

Para além disso, criou-se também o «Correio dos Afetos», atividade aberta a toda a comunidade educativa, na qual os alunos puderam criar cartões e mensagens de afeto com os amigos e familiares. Esta iniciativa visou, também, fortalecer laços entre alunos, pais, professores, avós, através da troca de correspondência e promoveu a escrita e a leitura, reforçando valores como o afeto e a amizade.

Foi uma semana em que os alunos aprenderam sobre a importância de reconhecer e expressar os seus sentimentos, cultivando um ambiente escolar mais acolhedor.

Alunos da Escola Básica do Parque visitam o Museu do Calçado e vivem uma experiência artística inspiradora

No passado dia 17 de janeiro, , os alunos das turmas do 1.ºA e do 1.ºB da Escola Básica do Parque tiveram a oportunidade de participar numa visita memorável ao Museu do Calçado, localizado em São João da Madeira.

A visita incluiu uma fascinante exposição intitulada "António, sem título", que proporcionou às crianças novos conhecimentos sobre um tema intimamente ligado ao seu concelho, bem como uma introdução à obra e trajetória deste grande artista. A visita guiada foi conduzida, de forma dinâmica e interativa, permitindo que os alunos adquirissem novos conhecimentos.

Além disso, os pequenos visitantes tiveram a oportunidade de despertar a sua imaginação e criatividade ao participarem numa atividade prática. Inspirados pelo ambiente artístico, criaram "asas para os pés", transformando materiais simples em obras de arte únicas e originais. Esta atividade lúdica não só estimulou o pensamento criativo, como também reforçou a ligação dos alunos ao tema explorado no museu.

A experiência no Museu do Calçado revelou-se uma jornada inesquecível, que uniu educação, arte e cultura, deixando as crianças entusiasmadas e mais conscientes sobre a relevância do património local.

 
 
 

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