Festa a “dobrar” na EB do Parque

 

No dia 27 de novembro, a Escola Básica do Parque celebrou uma data especial: o seu 86.º aniversário. Por coincidência, a escola desenvolveu, também, a cerimónia do hastear da bandeira Eco-Escolas, uma iniciativa que promove a sustentabilidade e a educação ambiental, dirigida a toda a comunidade escolar. Foi um orgulho hastear a bandeira, um símbolo do trabalho que se faz na escola em prol do meio ambiente e da formação de cidadãos ecologicamente conscientes e responsáveis.

O evento contou com a presença dos alunos, professores, assistentes operacionais, alguns elementos da Associação de Pais, Direção do Agrupamento e entidades oficiais da Câmara Municipal que se reuniram na escola para participar na referida cerimónia, tendo os alunos entoado uma canção acompanhada de uma coreografia alusiva à importância da poupança de energia.

A festividade foi encerrada com a degustação de um bolo comemorativo oferecido pela Associação de Pais.

Esta foi, sem dúvida, uma forma de a escola reafirmar o seu compromisso em continuar a trabalhar por um futuro sustentável e em promover a educação ambiental entre todos, evidenciando que celebrar o passado é, também, construir um futuro mais consciente e responsável.

O dia da Floresta Autóctone celebra-se a 23 de novembro, mas a Escola Básica do Parque, juntamente com a Unidade do Ambiente da Câmara Municipal, comemorou este dia comemorativo, a 26 do mesmo mês, envolvendo toda a comunidade.

No âmbito do programa PEBI, os alunos do 3.º A, da Escola Básica do Parque, foram desafiados a refletir e a apresentar os seus relatos de vida saudáveis. Em articulação com o projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, experimentaram e aprenderam sobre a quantidade de açúcar presente em determinados alimentos do quotidiano.

Através de um processo de criação e experimentação, conceberam objetos associados a estilos de vida saudável, num contexto bilingue. O produto final resultou num painel coletivo concebido com imaginação e criatividade!

3.ºA EB do Parque

Teachers Carla Paiva e Joana Carvalho

Alunos do 1.º A da Escola Básica do Parque

A turma do 1.º ano, turma A, participou numa atividade prática e divertida: a criação de sabonetes perfumados, na sala de laboratório da Escola Básica do Parque. Sob a orientação da Professora Guida, do Projeto “Pequenos Cientistas Sanjoanenses”, e com a colaboração da Professora Marisela, os alunos puderam aprender, de forma lúdica, sobre os processos de fabricação artesanal e a importância da higiene pessoal e do autocuidado.

No dia 20 de novembro, os alunos das turmas do 1.º e 3.º anos celebraram o Dia Internacional dos Direitos da Criança, um momento importante para refletirmos sobre a importância de garantir que todas as crianças tenham os seus direitos respeitados.

Os alunos das referidas turmas construíram, assim, o seu “Estendal dos Direitos”, de uma forma lúdica e visual, capaz de os envolver na discussão sobre o tema. A consciencialização em torno dos direitos da criança, nas escolas, é fundamental para a construção de um futuro mais justo e igualitário, formando, deste modo, cidadãos mais críticos e participativos na sociedade.

No âmbito das tradições portuguesas, o Magusto e a celebração do S. Martinho são eventos muito apreciados pelos alunos, uma vez que estes aprendem sobre a cultura e as tradições do seu país.

Hoje, festejou-se, como é habitual todos os anos, o S. Martinho, na Escola Básica do Parque, através de atividades que envolveram a degustação de castanhas assadas, típicas desta época, circunstância que foi acompanhada de música, danças e um suminho. Além disso, as aulas foram dedicadas à aprendizagem da lenda de S. Martinho, conhecido pela sua generosidade e bondade.

Foi um dia alegre que permitiu a promoção da união e do respeito pelas tradições. 

Um Projeto de Generosidade, Descoberta e Tradição

Antecipando as comemorações do Dia de São Martinho, os alunos do 1.ºA da Escola Básica do Parque embarcaram numa jornada de descobertas com o projeto "São Martinho: o que Sabíamos e o que Aprendemos". Com foco no significado dessa data, este projeto tem como objetivo ensinar aos alunos o significado dessa tradição popular, promover o entendimento da generosidade e fortalecer a importância de valores como a partilha e a empatia para com o outro.

Autumn: 3.º A da Escola Básica do Parque

No âmbito do programa PEBI, a turma A, do 3.º ano, desenvolveu um projeto que reúne a pesquisa e recolha de alimentos alusivos à época outonal.

Assim, depois de conhecerem e explorarem criticamente a obra pictórica do pintor italiano Giuseppe Arcimboldo, materializaram as suas próprias composições, a partir dos seus autorretratos, em contexto bilingue.

Os produtos finais culminaram numa exposição coletiva, na escola, acessível a toda a comunidade educativa.

A Balanced Meal

No âmbito do programa PEBI, os alunos do 3.º A, da Escola Básica do Parque, foram desafiados a desenvolver um projeto sobre alimentação saudável e equilibrada. Deste modo, realizaram trabalhos de pesquisa, recolheram informações e conheceram algumas orientações dadas pela DGS, no que diz respeito a esta matéria.

Depois desse processo, cada um escolheu, desenhou e ilustrou alguns alimentos, num contexto bilingue.

O produto final culminou numa apresentação oral, em inglês, em contexto de sala de aula.

 

Desenvolvimento da coordenação motora fina

Antes de escrever, a criança precisa de incrementar diversas outras atividades que contribuam para o processo de iniciação à escrita, tais como: pintar, desenhar, recortar, colar, modelar, entre outras não menos importantes. Assim, os alunos do 1.ºA da Escola Básica de Fundo de Vila foram convidados a construir as vogais através do manuseamento da plasticina e criando, desta feita, os ditongos já aprendidos, bem como alguns números e, consequentemente, algumas adições.

 
 
 

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