eqavet

  • secretaria@essl.pt
  • 256 837 550 
            Chamada para a rede fixa nacional

Diário de bordo da ida a Alcoy, Espanha

Diário da mobilidade pela voz dos alunos participantes

 
Leia aqui a notícia sobre a mobilidade, em Espanha, no jornal Labor.

 

Clique para ler o diário

 Dia 1 – 13/3/2022

O primeiro dia da nossa excitante aventura iniciou-se no domingo, mais precisamente às 11 horas, quando partimos da nossa tão querida escola Doutor Serafim Leite para o aeroporto do Porto. Fomos almoçar e esperamos ansiosamente até às 13:55, hora que marcaria oficialmente a nossa saída do país.

Passados 90 minutos aterramos no aeroporto de Valência, aeroporto não muito grande mas perfeito para iniciar a nossa estadia na terra de nuestros Hermanos. Lanchamos e aguardamos pela chegada dos nossos companheiros austríacos e checos. Partimos para Alcoy, cidade que nos iria acolher nos primeiros dias da nossa mobilidade.

Chegamos ao hotel cansados, mas com ânsia de atingir os nossos objetivos, criar amizades e levar o nome de São João da Madeira, mais propriamente do nosso agrupamento, ao topo. Fomos jantar a um restaurante delicioso, que nos maravilhou pela sua variedade e extravagância de sabores.

Voltamos para o hotel e fomos dormir. Foi um dia de viagem repleto de emoções.

A melhor parte foi sem dúvida o restaurante, não só pela comida, mas pela sensação de chegada e de ansiedade por uma nova aventura.

Dia 2 – 14/3/2022

Começamos o dia com um bom pequeno-almoço no hotel, tivemos de acordar muito cedo, mais propriamente às 7:30. Comemos uns bolos, bebemos um café e estávamos satisfeitos, pois a maioria de nós não come muito de manhã.

Os alunos espanhóis vieram-nos buscar ao hotel para nos acompanharem até à escola “Salesians Juan XXIII School” onde seriam feitas as equipas internacionais para a competição e faríamos o treino para a mesma. Tivemos de caminhar bastante, mas valeu a pena pois tivemos tempo para nos conhecermos melhor e ver as montanhas que rodeavam Alcoy. Sentimo-nos maravilhados pelo o quanto Alcoy é bonita.

Saindo da escola fomos até à câmara municipal onde pudemos visualizar um vídeo e recebemos um agradecimento por estar a visitar Alcoy.

Foi muito bom poder receber as boas vindas daquela maneira.

Depois disso partimos para um colégio onde tivemos a oportunidade de almoçar uma das refeições típicas de Alcoy, era uma espécie de pimento recheado com arroz e carne. Não era muito apetitoso, mas foi interessante experimentar algo novo. O prato era enorme, e lembrando que era apenas uma entrada, conseguimos reparar que em Espanha comem-se bastantes entradas e depois reduz-se a quantidade de comida no prato principal. Prosseguimos então para o teatro do colégio, e de seguida a igreja que ficava ao lado. Ficamos admirados por Alcoy ser uma cidade tão religiosa.

Foi uma viagem bastante longa pois ao todo caminhamos mais de 13,6km, mas valeu a pena pelas paisagens. Ao fim do dia tivemos um tempo livre em que conhecemos melhor os austríacos e os checos, e já tínhamos feito bons amigos logo no 2º dia. A experiência de sermos obrigados a comunicar em inglês foi excelente.

Ao fim do dia fomos jantar ao mesmo restaurante do dia anterior, pois foi a melhor opção que encontramos. A comida estava excelente, assim como no dia anterior, experimentamos pratos novos e conversamos bastante.

Foi um dia muito cansativo mas que acabou por valer a pena, fizemos novos amigos e para nós a melhor parte foram as vistas que tivemos na nossa longa caminhada.

Dia 3 – 15/3/2022

O dia começou cedo, tomamos o pequeno-almoço e fomos diretos para a escola, para participarmos na competição.

O tema do trabalho para a competição foi sobre uma série chamada “Knight Rider” com o carro KITT. A competição foi bastante emocionante, tivemos de pensar bastante

e aprendemos com os nossos colegas de equipa.

Logo a seguir à competição dirigimo-nos ao Museu ARCADE, onde pudemos experimentar desde os jogos mais antigos até aos mais recentes. Foi das coisas mais divertidas que fizemos esta semana.

No almoço fomos comer a um restaurante situado num polo polidesportivo, lá experimentamos bastantes pratos típicos de Espanha, todos nós adoramos, estava delicioso.

No período da tarde pudemos visitar o Instituto Tecnológico do Jogo AIJU. Mostraram-nos uma apresentação sobre a empresa, tivemos a oportunidade de ver uma impressora 3D, que imprime objetos em metal e por fim mostraram-nos o laboratório onde encontramos e pudemos experimentar um jogo em realidade virtual. Foi muito divertido.

Depois de tanta diversão, finalmente voltamos para o hotel. Os professores deram-nos duas horas de free time, as quais aproveitamos para passear pela cidade.

Fomos jantar a outro restaurante e depois os alunos estrangeiros puseram música para animar o ambiente.

Dia 4 – 16/3/2022

O dia foi bastante preenchido e embora tenha sido cansativo foi muito interessante e divertido.

Acordamos, tomamos o pequeno-almoço e, como nos outros dias, fomos para a escola a pé, mesmo estando a chover um bocado. Na escola estivemos com vários alunos espanhóis e aprendemos a utilizar o Arduino. Os alunos foram muito acolhedores e deixaram-nos experimentar diferentes funcionalidades do Arduino. Foi um bom momento de aprendizagem e também de diversão.

Depois do lanche da manhã fomos a uma fábrica de azeitonas e lá vimos um documentário sobre a história da fábrica e aprendemos e observamos como é que as azeitonas são preparadas para serem vendidas. Ofereceram-nos uma lata de azeitonas e foi prazeroso podermos experimentar mais um pouco da cultura espanhola. Seguidamente fomos almoçar e à tarde fomos à Shelter of Cervantes, o local onde as pessoas se refugiaram durante a Guerra Civil Espanhola. Foi uma visita entusiasmante, mas que também nos deixou um pouco perturbados por sabermos

o passado daquele local e ao imaginarmos o sofrimento que ali foi vivido.

Depois desta visita voltamos para a escola onde jogamos boccia com alguns convidados que nos ensinaram a jogar. É um jogo pouco cansativo e engraçado e passamos um bom bocado com todos durante o jogo.

Após esta atividade, tivemos uma festa muito animada na escola com todos os alunos e professores, com música e comida. Depois da festa voltamos para o hotel e assim acabou o nosso dia.

Embora tenha estado um dia chuvoso, foi um dia muito bem aproveitado e do qual nós gostamos muito, especialmente da festa na escola e do jogo de boccia.

Dia 5 – 17/3/2022

O sol nasceu no quinto dia e nós acordamos com ânsia de matar a nossa curiosidade pela cultura espanhola. Dirigimo-nos para Valência de autocarro e com entusiasmo, visitamos as magníficas esculturas criadas para a festa “Fallas”. Os criadores das esculturas competiam entre eles para criar a melhor obra e deslumbrar o público. Entre as esculturas pudemos observar a arquitetura da cidade, algumas catedrais, edifícios de cortar a respiração e o hospitaleiro povo espanhol. Após o nosso merecido almoço, visitamos uma estação de comboios e observamos mais esculturas. Depois disso, aproveitamos um free time para absorvermos tudo visto e comprarmos algumas recordações. Foi um final de tarde agridoce, pois aproveitamos ao máximo a cidade, mas também despedimo-nos dos nossos amigos espanhóis e Checos. Posteriormente, voltamos para o hotel, jantamos e fomos com alguns dos nossos amigos ver como é a noite na cidade espanhola. De volta ao hotel despedimo-nos dos nossos amigos eslovenos.

Dia 6 – 18/3/2022

De manhã começa o dia, já de malas feitas, e pequeno-almoço tomado, fomos então caminhar pela cidade. Valência é deveras uma cidade lindíssima, mas acho que o que nos deixou mais felizes foi o Oceanário.

No Oceanário vimos bastantes animais, desde flamingos e tartarugas, até tubarões e golfinhos. Na nossa opinião o mais bonito foi sem dúvida ver as Belugas.

As horas pareciam estar a passar muito rápido, acabamos de almoçar, despedimo-nos dos nossos amigos austríacos e dirigimo-nos para o táxi que nos levaria ao aeroporto de Valência, lugar onde o voo para Portugal iria acontecer. Já estávamos muito cansados depois de uma semana muito divertida, mas também muito cansativa. Finalmente despedimo-nos de Valência e voltamos às nossas casas.

Foi uma semana muito boa, conhecemos muita gente, visitamos muitos sítios, e o mais importante, divertimo-nos muito. Isto sim é uma semana que nunca iremos esquecer!

Miguel Almeida - A minha parte favorita foi, conversar com as pessoas dos outros países, ver os seus costumes e tradições, e também experimentar as comidas tradicionais de Alcoy e Valencia

Mafalda Pinheiro - O que mais apreciei nesta viagem foi a oportunidade de fazer amigos novos que nunca irei esquecer e conhecer um pouco das suas tradições, conhecer a cultura espanhola e ter a oportunidade de visitar Alcoy e Valência, duas cidades lindíssimas.

Gonçalo Resende - A minha parte favorita foram as paisagens, conhecer as tradições históricas e experimentar os pratos tradicionais espanhóis.

Isaac Soares - O que mais gostei foram as interações com as pessoas dos outros países, participantes do Erasmus + e locais de Espanha, e aprender mais sobre a cultura de outros países.

erasmus

 Erasmus

 
 Ver menu principal 
Deco1

Assembleia Municipal Jovem

 
 Ver mais informação [aqui]
ami

Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
 Ver mais informação [aqui]
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
Rua Manuel Luís da Costa
3700-179 São João da Madeira

        

Escola Básica de Fundo de Vila
Rua Dr. José Cerqueira Vasconcelos
3700-120 São joão da Madeira

        

Escola Básica do Parque
Rua Maestro Rui Ferrão
3700-282 São João da Madeira