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Tema: Este projeto visa construir uma relação eficaz entre as gerações de professores e alunos.

Há um distanciamento entre a construção social da última geração e a geração Z pois têm objetivos de vida diferentes e uma visão inovadora do mundo. Por consequência, a comunicação é diferente e muitas vezes difícil com as gerações mais velhas. O objetivo principal do projeto é promover o entendimento e cooperação. Vamos desenvolver este tópico por meio dos quatro temas a seguir:

- o contexto intergeracional no sistema educacional visa tornar a aprendizagem mais adaptada às necessidades da Geração Z e desenvolver métodos educacionais e de ensino.

- a relação intergeracional no contexto profissional visa facilitar a entrada no mercado de trabalho, compreender as questões empresariais e da geração Z e encontrar um equilíbrio entre as necessidades das empresas e as dos jovens.

- o contexto intergeracional no ambiente familiar visa facilitar o diálogo ao longo de 3 gerações: Z (incluindo irmãos), pais e avós e comparar o quadro sociológico.

- a comunicação intergeracional visa compreender os códigos e ferramentas de comunicação utilizados por todas as partes e obter uma visão cruzada do uso das redes sociais: desinibição vs segurança.

 

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França (Coordenador), Inglaterra, Turquia, Portugal, Espanha e Itália
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Grupo alvo - Alunos do ensino secundário

Diário de Bordo: Generation Z na Turquia

Dia 1 sexta-feira 11/11

Saímos da escola por volta das 12:30. No aeroporto, tivemos um tempo a ver algumas lojinhas, enquanto esperávamos até entrar. O voo parecia uma eternidade, mas havia jogos e filmes para nos distrairmos, pelo que acabou por ser mais leve, de certa maneira. Além do mais, era o primeiro voo do Rúben e da Beatriz, então foi uma ótima experiência para se recordar. Após sairmos, apanhamos o transfer direto ao hotel, fizemos o check-in e fomos para os quartos. Tinham uns desenhos típicos turcos atrás da cama, a mobília também era super tradicional, a cama era bastante confortável. Gostamos imenso.

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Dia 2 sábado 12/11

Após poucas horas de sono, acordamos e tomamos o pequeno-almoço no hotel, onde nos deparamos com alimentos variados, até então desconhecidos por nós.

Posto isto, partimos para um dia atribulado, recheado de descobertas e algum cansaço. Começamos por visitar o Palácio Topkapi, cujas construções nos fascinaram, não só pela sua grandiosidade e estética, mas também pela sua história encantadora. Entretanto, ainda nesta visita, dispensamos cerca de quarenta minutos para ficar numa fila, que supostamente nos levaria à admiração de várias relíquias com alto valor histórico, no entanto, tudo o que vimos foram objetos dentro de vitrines. A única relíquia que lá vimos foi um homem a cantar, que mais se assemelhava a um homem prestes a adormecer. Cheios de fome, paramos num restaurante, localizado numa rua interessante, onde comemos pizza. O almoço teve um final caricato, visto que estivemos à espera de um troco que nunca chegou. Abastecidos e cheios de energia, dirigimo-nos para o "Grand Bazaar", onde fomos “vítimas” dos preços atrativos e da imensa variedade de produtos. Aproveitamos e exploramos o mercado das especiarias, deslumbrando-nos, mais uma vez, com a sua enorme diversidade e cor. Após tudo isto, o cansaço era muito, pelo que aproveitamos para descansar num aconchegante café, mesmo em frente a uma mesquita, a New Mosque, que, de seguida, fomos visitar. Após uma deslumbrante visita, fomos confrontados com um aviso de risco de vida, que indicava um terramoto. Por essa altura, verificámos a deslocação das pessoas que se encontravam no recinto, o que nos assustou com a possibilidade de ocorrência de um sismo. Ainda atarantados, dirigimo-nos para o restaurante onde íamos jantar, quando nos apercebemos que tudo isto não passava de um simples simulacro. Acabámos por jantar num restaurante bastante agradável, localizado na Ponte da Gálata. Para finalizar o dia, fomos visitar a torre de Gálata, que nos surpreendeu pela paisagem encantadora que nos permitiu admirar toda a periferia. Após este cansativo dia, deslocámo-nos para o hotel, porém o mapa pregou-nos uma partida, acabando por nos deixar perdidos nas ruas de Istambul. Felizmente conseguimos encontrar o caminho de regresso, que nos permitiu irmos até ao hotel para descansar depois de um exaustivo dia.

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Dia 3 domingo 13/11

3° dia de viagem -Apesar de muito cansados da noite anterior, acordamos às 8:30 da manhã para tomar o pequeno almoço e partir para conhecer um pouco mais de Istambul. Como era o nosso último dia na cidade, arrumamos as malas e fizemos o check-out. Após sairmos do hotel, fomos para a Blue Mosque, uma das mesquitas mais conhecidas do país. Tiramos os sapatos e, ao entrarmos no monumento, apercebemo-nos que se encontrava em obras, logo, não conseguiríamos ter uma experiência completa. Apesar deste impasse, conseguimos tirar algumas fotos e levar o Alcorão como lembrança.

No caminho para o nosso próximo destino (Mesquita Sofia), passamos por um bazar e deparamo-nos com dois vendedores muito simpáticos que nos ofereceram doces e chás turcos. Fizemos mais algumas compras e fomos direto para a Mesquita Sofia (Hagia Sophia). A enorme fila de espera fez-nos mudar um pouco os planos e as professoras propuseram uma atividade diferente, um cruzeiro no Bósforo, com a duração de 2 horas. Foi uma visita tranquila e deu para aproveitar uma vista maravilhosa. Toda esta viagem deixou-nos com bastante fome, então decidimos almoçar no McDonalds.

Tínhamos de estar às 17:30 no hotel para levantarmos as malas e partir para o aeroporto. Fizemos algumas compras pelo caminho e a mãe da Renata ligou-nos para contar sobre uma tragédia que tinha acontecido em Istambul, um ataque terrorista numa das ruas mais famosas da cidade. Passamos o caminho todo até o aeroporto bastante tristes por causa do ocorrido, mas aliviados por estarmos a salvo.

No aeroporto aconteceram alguns imprevistos: o telemóvel do Rúben desapareceu, as malas do Rúben e da Bea não puderam passar sem pagar, a Renata teve de ser revistada, estávamos sempre a perder as coisas… Mas finalmente conseguimos embarcar sem qualquer problema.

Ao chegar a Izmir, encontramo-nos com os professores turcos para irmos para o hotel.

Cansados da viagem, despedimo-nos dos professores e fomos dormir.

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Dia 4 segunda-feira 14/11

Acordamos e, logo após nos vestirmos e organizarmos as coisas, descemos para tomar o pequeno-almoço junto com os professores. Por volta das 9h, dirigimo-nos, a pé, até à escola dos nossos colegas turcos. Fomos super bem recebidos com um género de “show musical”. Seguiram-se as apresentações de cada país e do tema que é abordado neste projeto. Tivemos um intervalo, onde nos ofereceram doces turcos, água, chá e café. Acabado o lanche, juntamo-nos no pátio da escola para uma atuação de dança típica turca, onde 3 alunos dançaram para nós. Colocaram uma música e fizeram uma roda onde todos participamos na dança.

Voltamos para dentro da escola para dar continuação às apresentações. Ofereceram-nos marcadores de livros, uns pauzinhos coloridos com o nome de cada aluno e professor. Almoçamos na escola um “wrap turco” que, por sinal, era muito bom e, de seguida, fomos a caminho da “Agean University”, onde discutimos sobre o tema de ferramentas digitais que podem ser usadas na educação da geração Z. Acabada a atividade, fomos com o professor turco a um restaurante onde ele tinha marcado o jantar. Estava tudo muito bom e, depois de alguma conversa, regressamos à residência universitária.

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Dia 5 terça-feira 15/11

Começamos o dia com a deslocação até à escola que nos acolheu no decorrer deste projeto. Durante as primeiras horas, assistimos a um workshop de pintura Ebru, um estilo de arte tipicamente turco, onde fomos capazes de criar as nossas próprias obras de arte. Posto isto, organizamo-nos em grupos, começando a desenvolver os Fanzines. Interrompemos este trabalho para almoçar, altura que aproveitamos para conviver e provar uma das especialidades turcas. De seguida, retomamos o trabalho. Após a finalização deste dia de trabalho, prosseguimos até ao hotel, saindo, mais tarde para jantar e nos encontrarmos com os nossos colegas do Erasmus.

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Dia 6 quarta-feira 16/11

Os trabalhos começaram às 9h da manhã, na escola, com a continuação da fanzine iniciada no dia anterior. Tivemos um tempo para lanchar e depois realizamos a fanzine que seria abordada no Reino Unido. Almoçamos um prato típico chamado Börek, que era um género de um folhado com carne ou batata. À tarde, finalizamos o trabalho e, de seguida, fomos para a sala de conferência onde foram escolhidas as capas das fanzines. Também entregaram os certificados aos alunos turcos e os desenhos feitos na terça-feira. Após isso, fomos dispensados, e com todas as equipas de Erasmus e as professoras portuguesas, fomos visitar Bostanlı, o lado perto do mar e fomos ao shopping. Depois, despedimo-nos das professoras e reunimo-nos em casa da nossa amiga turca. Voltamos para o hotel e adormecemos de imediato.

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Dia 7 quinta-feira 17/11

Quinta-feira foi o nosso último dia com os turcos e acordamos bem cedo para dar tempo de fazer a entrega de diplomas e irmos para Konak. Apanhamos um autocarro e depois aproveitamos uma bela vista de barco.

Ao chegar ao nosso destino, fomos para uma parte da cidade em que tudo era muito barato. Fizemos algumas compras e, na hora do almoço, tivemos a oportunidade de experimentar o famoso kebab.

Chegou então a hora de irmos para o nosso próximo destino e, infelizmente, os nossos amigos turcos não poderiam ir. Despedimo-nos de todos e seguimos a nossa viagem.

Fomos então visitar uma cidade chamada Sirince e, após algumas compras, apanhamos o autocarro e seguimos para o próximo hotel onde nos iríamos hospedar. Jantamos e, após o longo dia, fomos descansar.

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Dia 8 e 9 sexta-feira e sábado 18 e 19/11

Após uma noite de descanso, deparamo-nos com uma enorme variedade de comida que o hotel disponibiliza para o pequeno-almoço. De seguida, partimos em direção ao autocarro que nos conduziu até à última casa na qual a Virgem Maria residiu. Posteriormente, fomos visitar uma antiga cidade Romana, designada por Ephesus, que nos fascinou bastante com magníficos monumentos com grande valor cultural. A cerimónia de entrega de certificados decorreu na majestosa Biblioteca de Celsus. Por fim, para terminar esta manhã atarefada, visitamos a mesquita Isa Bey que nos encantou. Na parte da tarde, permanecemos no hotel, usufruindo dos serviços que o mesmo proporciona. Depois desta tarde pacífica, fomos jantar aproveitando depois para conviver com os nossos colegas, antes da viagem de regresso que seria bem cansativa.

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Assembleia Municipal Jovem

 
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Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
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 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
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 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
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 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
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3700-179 São João da Madeira

        

Escola Básica de Fundo de Vila
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Escola Básica do Parque
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