
Uma Cidade Biodiversa

Nos dias 8 e 15 de maio, as turmas A, B e D, do 8.º ano, da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite participaram em mais uma sessão da atividade “Uma Cidade Biodiversa”, inserida no Projeto Educativo Municipal. Esta atividade consistiu em três sessões dinamizadas por elementos do pelouro do ambiente da Câmara Municipal de São João da Madeira e do CRE.Porto, que decorreram nos meses de janeiro a maio, no recinto escolar.
A primeira ação consistiu na identificação, por parte dos alunos, de espécies invasoras nas diferentes áreas do jardim da escola e respetivo mapeamento. A segunda constou na plantação de espécies autóctones nas mesmas áreas e a terceira no controle de invasoras, em que os alunos procederam ao arranque de vários exemplares. Foi também feita a sementeira de espécies, num canteiro para polinizadores, e foram construídos “hotéis de insetos” que foram colocados em algumas árvores.
As espécies invasoras são espécies exóticas que competem com as espécies nos seus ambientes naturais, substituindo-as e alargando rapidamente a sua área de distribuição, alterando o equilíbrio dos ecossistemas.
Foram plantados, nos canteiros junto ao campo polidesportivo, exemplares de cipreste, lódão, pilriteiro, murta e folhado, com o propósito de alargar a flora autóctone dos espaços verdes escolares e contribuir para a sustentabilidade do ecossistema envolvente.
Esta atividade inseriu-se no âmbito dos conteúdos da disciplina de Ciências Naturais e do Projeto Eco-Escolas do Agrupamento e teve também a colaboração de docentes das disciplinas de Físico-Química, Francês, Inglês, Matemática, Educação Física e História.