
10ºB expõe no Centro de Arte Oliva

Jovens artista do 10º B apresentaram o resultado de um ano de trabalho conjunto com o Centro de Arte Oliva, orientado pela professora Celeste Cerqueira e o monitor Daniel Costa. A explicação do trabalho, no momento de abertura, ficou a cargo da aluna Maria Costa.
Do texto introdutório ao trabalho exposto:
Numa troca recíproca entre o Centro de Arte Oliva (CAO) e a Escola, ao longo de um ano letivo encontramo-nos regularmente com o propósito de iniciarmos uma relação de amizade, em que há uma partilha constante entre formas artísticas e pedagógicas e um espaço de cidadania pública onde brincar, fazer e inventar se confundem.
Da primeira reunião no início do ano letivo com a Celeste Cerqueira, artista e professora de Desenho da turma do 10° B do Curso de Artes Visuais do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite de S. João da Madeira, ficamos a saber que o que iríamos fazer só poderia surgir do encontro entre aqueles jovens, aquela professora, e não outros, e a equipa de monitores do CAO, representada neste projeto por Daniel Costa.
Este quadro devolve uma imagem geral desta experiência e representa os dez encontros que tivemos, sendo composto por fotografias que os documentam e alguns elementos e reproduções do que fomos fazendo: invenção de jogos, visitas às exposições, processos criativos, visitas à sala de aula, a reconfiguração do espaço de trabalho, a reconfiguração da malha urbana de S. João da Madeira, a cidade fictícia e imaginada, os desenhos, as construções, os grupos de trabalho, as mãos, os gestos, a cooperação, a brincadeira e o piquenique, o passeio pela cidade, a geografia da cidade, a postura, a memória, a periferia, as flores e as árvores.