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ATENÇÃO - MATRÍCULAS

pré-escolar e 1.º ano do ensino básico: até 15 de maio
2.º, 3.º, 4.º e 5.º anos do ensino básico: 6 a 10 de julho
6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade: 22 a 28 de junho
10.º e 12.º anos de escolaridade: 15 a 20 de julho
 

RS 25 abril 1

Oferta Formativa 2023/2024 do AESL

Para mais informações contacte os Serviços Administrativos da EBS Dr. Serafim Leite (secretaria@essl.pt)  |  256 837 550 (Chamada para a rede fixa nacional)


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Ver o mundo através dos meus olhos

 

I – “Ver o mundo através dos meus olhos”

II – Sensibilizar toda a comunidade educativa para a deficiência visual; Incentivar à compreensão e respeito mútuos de todos os alunos; Promovera identificação das principais barreiras à participação social, quanto à mobilidade e acessibilidade ao meio edificado, à comunicação e informação e quanto ao acesso à educação; Promover a participação ativa dos alunos em todas as atividades escolares; Orientar os alunos para o melhor uso da informação dos outros sentidos; Consciencializar para a necessidade de obter materiais acessíveis para todos; Envolver a família nas dinâmicas escolares; Sensibilizar para que todos tenham acesso a oportunidades equitativas de aprendizagem.

III – Atividades de sensibilização/informação e de orientação e mobilidade realizadas no pré-escolar e no 1.º ciclo; Utilização de metodologias ativas, significativas e diversificadas. Deu-se primazia à aprendizagem por descoberta guiada; Desenvolveram-se as seguintes atividades: Visualização e exploração do vídeo da história ”O menino que via com as mãos”; Atividades com os olhos vendados: “Sentir o mundo do Afonso”; Atividades sensoriais, de comunicação e mobilidade: Visualização e exploração do vídeo da história adaptada e cantada “De cabeça até aos pés ” Identificação e pintura de um desenho com os olhos vendados; Visita ao meio escolar envolvente do Afonso.

IV –Vendas para os olhos; Computador; Internet (Recursos Interativos); Materiais adaptados à deficiência visual (alfabeto Braille; livros de histórias, materiais sensoriais e de exploração háptica); Objetos reais; Material de escrita e de expressão plástica; Material desportivo, entre outros.

V – Pontos Fortes: Consciencialização sobre questões relacionadas com a educação inclusiva dentro do contexto escolar e na comunidade em geral; O projeto promoveu o trabalho colaborativo entre professores, alunos, pais e outros membros da comunidade escolar (Associações de Pais e Assistentes Operacionais), num ambiente de apoio e compreensão mútuos; A participação no Concurso “Escola Alerta!” levou os alunos a tomar consciência de alguns sinais de perigo associados à deficiência visual, alertando-os para questões de segurança e para a necessidade de relatar as preocupações a entidades superiores; Ao serem encorajadas a participar ativamente na segurança da escola, as crianças desenvolveram capacidades de tomada de decisão e autonomia, aprendendo a lidar com situações desafiadoras de forma responsável. Pontos Fracos: Nem todas as crianças do 1º CEB têm maturidade ou experiência para lidar com situações de insegurança. Para se garantir que as suas ações são apropriadas, é necessário proporcionar-lhes um ambiente seguro e uma orientação cuidadosa; Necessidade de formação específica, nomeadamente, para assistentes operacionais para dar uma resposta adequada às necessidades dos alunos com este tipo de deficiência; Presença de algumas barreiras arquitetónicas nos diferentes espaços escolares, condicionando a acessibilidade dos alunos; Dificuldade em assegurar as condições físicas, os materiais/equipamentos e os apoios necessários para alunos com estas especificidades. Como se sentiram os alunos ao participar/Avaliação Global: Desconforto, receio e alguma apreensão, por exemplo, durante a deslocação de olhos vendados no espaço exterior, foram algumas das emoções sentidas pelas nossas crianças nas atividades experienciadas; Muitas crianças demonstraram sentir curiosidade sobre como o Afonso realizava as tarefas do dia a dia, como se orientava no ambiente, como iria ler e comunicar. Essa curiosidade levou a perguntas e a uma procura e compreensão mais profunda; Algumas crianças demonstraram preocupação ao pensar nas limitações que o Afonso pode enfrentar. Isto motivou-as a querer ajudar ou encontrar maneiras, de forma a tornar o mundo mais inclusivo para pessoas com deficiência visual; Ao imaginar como seria viver sem visão, os alunos do 3.º B desenvolveram a empatia genuína pela experiência de uma criança cega. Isto levou-os a valorizar mais suas próprias capacidades e a reconhecer as dificuldades enfrentadas por outros; Mostraram admiração pelo Afonso, pela sua resiliência e capacidades. Os alunos do 3.º ano ficaram surpreendidos com a forma como o Afonso superou os desafios propostos e realizou as tarefas de maneira diferente. Desta forma, desenvolveramuma nova perspetiva sobre como é possível realizar determinadas tarefas sem o sentido da visão. Os alunos ficaram surpreendidos pela forma como as crianças cegas podem superar desafios e realizar tarefas de maneiras diferentes, desenvolvendo, assim, um novo conhecimento sobre as suas potencialidades.

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Assembleia Municipal Jovem

 
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Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
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 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
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 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
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