eqavet

  • secretaria@essl.pt
  • 256 837 550 
            Chamada para a rede fixa nacional

 Tema: Comportamentos online, cidadania e cibersegurança

Uma das oportunidades que a Internet apresenta são as plataformas de redes sociais. Os objetivos das pessoas ao usar a rede social podem apresentar diferenças. As redes sociais mais populares têm milhões de utilizadores, entre os quais os alunos. Mas o uso frequente e incorreto das redes sociais entre adolescentes tem consequências muito menos positivas que podem incluir o cyberbullying, autoimagem negativa e menos tempo gasto em atividades saudáveis no mundo real. No entanto, o uso correto das redes sociais pode ajudar e potenciar o sucesso dos alunos. Neste contexto, as questões das literacias são absolutamente essenciais.

Os problemas relacionados com o uso de telemóveis durante as aulas de forma inadequada e a taxa crescente do uso viciante de plataformas de redes sociais estão na base do presente projeto. Para saber PORQUÊ? QUANDO? ONDE? COMO? é necessário efetuar diagnóstico para definir como os alunos usam as redes sociais  e a sua importância e efeitos.

Neste projeto, todos os parceiros realizarão um questionário e, em cada mobilidade, a escola de acolhimento apresentará os resultados e compartilhará as suas experiências. Deste processo emergirão formas de lidar com problemas e serão propostas boas práticas que podem ser usadas em cada escola.

 

 

erasmus modulos

Turquia (Coordenador), Eslovénia, Itália, Letónia, Lituânia e Portugal
2020-1-TR01-KA229-093511_6
Grupo alvo - Alunos do ensino secundário

Sombet na Letónia - Diário de bordo

Diário de bordo pelos alunos Beatriz Figueiró, Daniel Pinho e Renata Silva

 

1.º Dia 25/9/2022
Dia de viagem… Chegamos ao hotel e fomos procurar um sítio para jantar com os professores e alunos da Itália. Começamos a conhecer os parceiros. Na nossa primeira impressão de Riga, ficamos surpreendidos com as construções!


2.º Dia 26/9/2022
Acordamos às 8:30 para ir comer o pequeno-almoço com os alunos de todos os países às 9h. O espaço do pequeno-almoço estava decorado com várias plantas, havia muitos géneros de comida (até waffles) e muitas pessoas também.
De seguida fomos para o autocarro com direito a um “mini tour” por uma parte da capital, paramos na cidade de Sigulda e fomos conhecer um pouco o espaço e a sua história. Divertimo-nos muito nessa cidade e, também, a achamos muito bonita. Tiramos fotos em grupo e compramos algumas lembranças. E, aí sim, demos início à viagem até o nosso destino, Aluksne.
Já na nossa cidade de destino, almoçamos, num acampamento, sopa tradicional com frango e batata cozida. O ambiente era agradável e a paisagem melhor ainda.
Para além da sopa também fizemos “bread on the stick”, ou seja, colocamos massa de pão num pau e á volta da fogueira, cozemos o pão ao nosso gosto. De 0 a 10, os 3 demos 10 pontos a este pãozinho.
Ainda nesse dia, conhecemos a nossa host family e fomos descansar pois havia sido um dia muito cansativo. Falamos entre nós sobre o quão sortudos éramos de ter aquelas famílias de acolhimento.


3.º Dia 27/9/2022
Todos os dias tivemos de acordar às 7h para conseguir tomar banho, vestir e comer um bom pequeno-almoço, preparado pela família, e depois ir para a escola, por volta das 8:30.
As manhãs eram muito frias, mas nós estávamos sempre bem agasalhados com luvas e casacos.
Depois de ter ido à escola de manhã fomos para a “City Hall” apresentar a nossa reflexão sobre a escola do futuro e sobre Portugal e as suas tradições.
De seguida fomos ao Nature Museum, ver uma exposição de minérios e de animais, com rochas florescentes, muito bonita.
Aproveitamos para comprar um lanche num supermercado.
Depois da ida ao museu fomos ao parque, que circunda o lago que embeleza a cidade, apreciamos a vista, lemos e ouvimos sobre as passagens históricas que aí tiveram lugar.
O nosso almoço foi na cantina da escola, massa com almôndega e sumo de fruta.
Tivemos uma tarde repleta de atividades no Narrow Gauge Railroad/ Train Museum e, no final da tarde, os alunos de Aluksne levaram-nos para jantar na única pizzaria da cidade, Zebra. Partilhamos a comida com os alunos da Eslovénia e convivemos com os alunos dos outros países que também lá estavam.


4.º Dia 28/9/2022
Tivemos aulas de tecnologia e design. No intervalo, a Renata ensinou a coreografia do “Kuduro” aos estrangeiros. Participamos no National Defence Trainning, mas a atividade mais envolvente do dia foi o Craftsman workshop, num sítio de artes artesanais, onde fizemos algumas lembranças para levar aos pais e amigos.
Jantamos novamente na pizzaria e convivemos, conversando e mostrando as nossas habilidades musicais, cantando ou tocando.
A melhor parte deste dia foi sem dúvida a interação que tivemos com os estudantes de lá e dos outros países.


5.º Dia 29/9/2022
Acordamos e fomos para a escola aprender sobre os símbolos do país, estes podiam ser quadrados, triângulos, círculos, etc…
Saímos de lá com a tarefa de, em grupos, procurar os mesmos símbolos pelas ruas de Aluksne.
A nossa família de acolhimento levou-nos a uma torre um pouco distante da cidade para apreciar a vista. Aí vimos a Rússia e a Estónia. Depois fomos a uma loja comprar as últimas lembranças da cidade.
Voltamos para casa e preparamo-nos para a festa de despedida da cidade. Quando chegamos à festa a Renata tocou guitarra e a Ema cantou. Soube que a Ema (nossa anfitriã) nunca tinha cantado à frente de pessoas, e a Renata ter conseguido isso com alguém que conheceu há poucos dias foi “mind blowing”.
Ficamos algum tempo na festa e decidimos ir para casa preparar a mala para o próximo dia, pois seria o último dia lá.
Fomos com a host family a um lago tirar fotos de recordação e voltamos a casa para descansar, pois íamos ter de acordar no outro dia às 6h.
Estávamos tristes de deixar Aluksne, mas as saudades dos nossos pais eram maiores.


6.º Dia 30/9/2022
Acordamos às 6h e demos os últimos abraços à host family☹
Dia de viagem, 3 horas de verde, com muita música e canções, em ambiente animado chegamos a Riga. Visitamos no pólo universitário, duas faculdades, e conhecemos a cidade com uma visita guiada pela capital.
Jantamos hamburger e voltamos para o hotel.


O regresso:
Acordamos cedo para nos despedir dos alunos dos outros países☹
Depois de irem embora fomos dar uma volta pela cidade, à procura das últimas lembranças para casa.
Passamos o dia a relembrar as memórias da semana em que ficamos todos amigos uns dos outros e adoramos as descobertas que fizemos e os sítios diferentes que conhecemos.


Resumo: 

Nunca tínhamos saído de casa para tão longe, e foi uma experiência diferente, muito boa, conhecemos pessoas incríveis, novas culturas e sentimos “novos ares”.
Foi uma experiência fora da nossa zona de conforto, pois nunca sabemos o que nos espera, por exemplo a nossa host family podia não ser tão simpática ou acolhedora como foi, podíamos não conseguir comunicar abertamente com os outros alunos, mas no nosso caso foi tudo ao encontro dos nossos objetivos/desejos.
Todos nós nos adaptamos muito bem, fizemos amigos, não temos nenhuma queixa sobre a família de acolhimento, nem sobre as pessoas.
No entanto, notamos que a comida da escola é sempre a mesma, ou seja, no nosso caso toda a semana foi massa/arroz/batata e carne. Não é algo que nos incomode, porque a comida não era assim tão má como pensávamos que iria ser, por ser um país com tradições diferentes, logo, comidas diferentes.
Ficamos felizes pela maioria dos alunos, até pelos os mais novos, o que nos surpreendeu, conseguiram falar connosco em inglês e, também, como se nos conhecessem há muito tempo.
Foi uma semana incrível sem dúvida, e esperamos voltar a participar no Erasmus+ outra vez.
Voltamos da Letónia com a mala cheia de recordações e de memórias bonitas.

Agora esperamos pelos alunos que vêm para Portugal para serem recebidos por nós, tal como fomos bem recebidos lá.

 

Podem também ler o artigo publicado no jornal "Labor"

 

AESL representado na Sicília

A terceira mobilidade do projeto Erasmus+ Social Media Behaviours of Teenagers aconteceu em Messina, na Sicília, de 15 a 21 de maio. Três alunos e duas professoras representaram o AESL e puderam estabelecer laços que perdurarão, com os parceiros de Itália, Turquia, Eslovénia, Lituânia e Letónia. Um dos pontos altos desta mobilidade foi a visita ao vulcão Etna, que surpreendeu pela sua grandiosidade, tendo mesmo sido possível ouvi-lo em erupção. A passagem por locais históricos e emblemáticos como Siracusa, Noto e Taormina também ficará na memória de todos os participantes. No âmbito da temática desta mobilidade, o e-commerce (comércio electrónico), foram desenvolvidas várias atividades tais como, apresentações de trabalhos sobre os hábitos de compras online nos países representados, entrevistas de rua, tendo culminado com uma dramatização feita por todos os alunos envolvidos e que conseguiu emocionar todo o público. A bagagem veio bem mais cheia no regresso: partilha, intercâmbio, interculturalidade, aprendizagem, cultura, história, amizades e recordações para a vida!

 

erasmus

 Erasmus

 
 Ver menu principal 
Deco1

Assembleia Municipal Jovem

 
 Ver mais informação [aqui]
ami

Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
 Ver mais informação [aqui]
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
Rua Manuel Luís da Costa
3700-179 São João da Madeira

        

Escola Básica de Fundo de Vila
Rua Dr. José Cerqueira Vasconcelos
3700-120 São joão da Madeira

        

Escola Básica do Parque
Rua Maestro Rui Ferrão
3700-282 São João da Madeira