eqavet

  • secretaria@essl.pt
  • 256 837 550 
            Chamada para a rede fixa nacional

Concurso "Knowing Sports, Outdoor Activities and Tradition"

CONCURSO – SELEÇÃO DE PARTICIPANTES

Mobilidade: Macedónia do Norte

Público alvo: Alunos dos 10º., 11º. e 12º. anos (todos os cursos)

Prova de Seleção: Dia 3 de novembro, pelas 16h

Candidaturas/Inscrição para a Prova de Seleção: As candidaturas serão aceites até às 12h do dia 3 de novembro. 

Inscrição: https://forms.gle/BmLdjcdFf4m2H8cg7

Resultado da Candidatura: 5 de novembro

Consulte o Regulamento Aqui

Mobilidade a Clermont Ferrand - França

Diário da mobilidade pela mão dos alunos

  • Dia 16 de fev - Pedro Aguiar

    Domingo, 16 de fevereiro, o tão esperado dia que os 6 jovens e os dois professores partiam para uma aventura, em França. Partimos cedo, por volta das 5/6 da manhã e apanhamos o autocarro que nos levou para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e, embora cheios de sono estávamos ansiosos e empolgados com o que aí vinha. Após termos chegado ao aeroporto fomos tratar dos bilhetes para que tudo corresse bem e não houvesse nenhum percalço, de seguida apanhámos o avião que nos levou ao Aeroporto de Lyon. Ficámos lá algum tempo e com esse efeito, aproveitámos para comer alguma coisa enquanto o autocarro não chegava para nos levar até à estação de Clermont Ferrand, onde estariam os nossos acolhedores com as suas famílias. Chegámos por volta das 17:30 à estação e como esperado estavam lá as famílias prontas para nos levar para suas casas. Assim, foi o nosso primeiro dia e a partir daí vem uma aventura inesquecível que nunca mais iremos esquecer.

  • Dia 17 de fev - Rui Lima

    Segunda feira, 17 de Fevereiro, primeiro dia do projeto de Erasmus. A chegada a escola estava prevista para as 8h30, e depois de alguns reencontros e trocas de experiências relativas a primeira noite fora de casa, a cerimónia de abertura começou. Este evento foi presidido pela coordenadora do projeto de Erasmus em França, e teve a participação do diretor da escola, os alunos franceses apresentaram uma pequena dança de modo a envolver todos os alunos e a eliminar possíveis constrangimentos, os crachás com o logótipo do projeto bem como uma caneta e um bloco de notas foram distribuídos pelos alunos. Seguidamente dirigimo-nos à câmara municipal de Issoire para conhecer o presidente, este mesmo apresentou-nos a cidade dando-nos uma perspetiva económica e social da região. Mais tarde os países acolhidos ofereceram lembranças ao presidente e à câmara municipal como símbolos do seu país e da gratidão que sentiam por participar neste projeto. O presidente retribuiu com uma pequena lembrança para todos os alunos do projeto, estrangeiros e franceses , e pudemos usufruir de um pequeno lanche preparado pela câmara municipal. Durante a tarde os alunos foram divididos pelas turmas dos seus hosts, cada participante teve a oportunidade de se apresentar e de apresentar o seu pais.

  • Dia 18 de fev - Pedro Margalho

    Logo pela manhã, o grupo foi divido por duas atividades. Uma parte ficou a ter aula de ginástica na escola, enquanto que outra apanhou um autocarro até um pavilhão municipal para jogar ténis de mesa. Seguidamente, os alunos franceses regressaram à escola, enquanto que o resto do grupo de erasmus se dirigiu a Clermont-Ferrand, com o intuito de visitar o famoso estádio da cidade, e o seu respetivo museu. Após essas atividades, foi-nos concedido um almoço um pouco estranho para nós, constituído por pão com manteiga e fiambre, mas acabamos por comer na mesma. Ao longo da tarde, tivemos a oportunidade de visitar livremente a cidade com todo o grupo, antes do regresso à escola.

  • Dia 19 de fev - Tomás Toscano

    Quarta feira, o terceiro dia de atividades começou com uma aula de biatlon e um exercício de orientação. Os participantes deste projeto foram divididos em dois grupos para praticar cada atividade. O biatlon é um desporto composto por tiro ao alvo e ski de fundo, dada a falta de neve em vez de esquiar, corremos. No grupo que praticava biatlon, enquanto uns se esforçavam para atingir cinco pequenos alvos com uma espingarda laser os outros corriam a pista de atletismo. O exercício de orientação baseava-se na leitura de um mapa com fim a seguir quatro circuitos e colecionar códigos escondidos pela escola. Neste dia não estava prevista nenhuma atividade para a parte da tarde, no entanto os alunos que nos estavam a acolher combinaram levar-nos a jogar Lazer Tag. Mesmo sendo a primeira vez que tivemos a oportunidade de experimentar este jogo, toda a equipa portuguesa se divertiu imenso.

  • Dia 20 de fev - Joana Oliveira

    Uma vez que havia pouca neve, o itinerário para este dia sofreu uma alteração. Em vez de irmos esquiar, tivemos a oportunidade de experimentar patinagem no gelo. A verdade é que não foi fácil, mas desistir não era opção, e no fim foi uma experiência incrível que nos permitiu conhecer o resto das pessoas presentes no projeto. Após isto, fomos almoçar a um restaurante perto das montanhas, onde pudemos experimentar um prato típico francês, “la truffade”. Para terminar, antes do regresso à escola passamos por um lago, onde pudemos caminhar um pouco e aproveitar a vista.

  • Dia 21 de fev - Isac Gomes

    Começamos o dia cedo como já era habitual mas o sentimento de saudade estava cada vez mais à flor da pele. Na manhã de sexta-feira alguns foram fazer compras para levar como recordação ou de presente. Foi uma missão simples e rapidamente voltamos à escola para lá melhorarmos o nosso trabalho previamente feito em Portugal. Nesse melhoramento houveram várias adições de novos conhecimentos aprendidos na nossa inesquecível semana em França. Com todos os trabalhos, os nossos colegas franceses pretendiam fazer um livro sobre tudo o que aprendemos. Depois do almoço na cantina e do tempo livre, fomos para a fantástica palestra de um treinador francês de basket. Mas não se focou só no seu desporto do seu coração e fez uma palestra bastante apelativa. Após a palestra, estava na chegada da despedida da escola e de alguns amigos. Saímos com um sentimento de tristeza mas também de concretização de uma semana inacreditável.

Mobilidade a Kefalonia - Grécia

No âmbito do presente projeto ERASMUS+ coordenado por Portugal e representado pelo Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, realizou-se a primeira mobilidade nesta última semana, de 14 a 18 de Outubro, em Kefalonia – Grécia.
Esta primeira mobilidade previa a realização de reuniões de preparação e formação dos professores, realizadas no sentido de responder às exigências e necessidades próprias das mobilidades seguintes, envolvendo estas, então sim, alunos.
Neste projeto, que envolve seis países (Croácia, França, Grécia, Macedónia do Norte, Portugal e Turquia) e que procura partilhar conhecimentos, habilidades e experiências relativas a Desportos, Atividades ao ar livre e jogos e danças tradicionais entre os professores e os alunos dos países envolvidos, estão ainda previstas seis mobilidades. A saber: França, de 16 a 22 de fevereiro de 2020; Macedónia do Norte, de 3 a 9 de maio de 2020; Croácia, de 11 a 17 de outubro de 2020; Turquia, de 7 a 13 de março de 2021; Portugal, de 9 a 15 de maio de 2021; Grécia, de 20 a 26 de junho de 2021.

erasmus

 Erasmus

 
 Ver menu principal 
Deco1

Assembleia Municipal Jovem

 
 Ver mais informação [aqui]
ami

Escola Amiga dos Direitos Humanos

 
 Ver mais informação [aqui]
parlamento

 Parlamento dos jovens

 
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República dirigida aos jovens dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que culmina com a realização de duas Sessões Nacionais no Parlamento. Este projeto parlamentar pretende, grosso modo, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política e sublinhar a importância da sua contribuição para a resolução de questões que afetam o seu presente e o futuro individual e coletivo.
O programa desenvolve-se em três fases – escolar, distrital e nacional -, abarcando diversas etapas que pretendem, no fundo, espelhar o trabalho dos deputados representativos de todas as faces políticas em nome da nação – PORTUGAL.
CE

 Clube Europeu

 
O Clube Europeu AESL e a Europa é um clube dinamizador de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação. Tem a finalidade de contribuir para a formação de jovens estudantes conscientes dos seus direitos e deveres, dispostos a intervir direta e indiretamente no projeto da construção europeia, à luz dos Direitos Humanos e dos valores da Democracia.
eco2

 Eco-Escolas

 
O Programa Eco-Escolas é um projeto internacional da Fundação para a Educação Ambiental e que é desenvolvido em Portugal, desde 1996, pela Associação Bandeira Azul da Europa. A iniciativa pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Mais informações sobre o nosso projeto [aqui]

Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite
Rua Manuel Luís da Costa
3700-179 São João da Madeira

        

Escola Básica de Fundo de Vila
Rua Dr. José Cerqueira Vasconcelos
3700-120 São joão da Madeira

        

Escola Básica do Parque
Rua Maestro Rui Ferrão
3700-282 São João da Madeira