• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Parceria cultural – Portugal & República Checa

    Parceria...

    Os alunos das turmas do 10.ºB e do 11.º A estão envolvidos num projeto Europeu eTwinning em parceria com uma escola da República Checa, intitulado «Por(Cze) on the road to success». Numa primeira fase, os alunos estiveram a criar e a partilhar...
  • “Quebra Nozes” no Festival de Teatro de SJM

    “Quebra Nozes”...

    No passado dia 27 de março, o grupo de teatro infantil, “ANIMOPARQUE”, retornou aos palcos, após 4 anos de ausência, participando, assim, no XVI Festival de Teatro de São João da Madeira. Assim, foi recuperada a peça “Quebra -Nozes”, que não chegou a...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

É com muito orgulho e satisfação que damos as boas-vindas ao anfíbio que nasceu, recentemente, no Charco Pedagógico da Escola Básica do Parque.

Os anfíbios são considerados excelentes indicadores ambientais, pois são imensamente sensíveis à qualidade do meio ambiente, como a qualidade da água e do ar. São, igualmente, necessários para o equilíbrio da natureza e, além de serem responsáveis pelo controlo de diferentes pragas, são, também, bioindicadores que nos indicam se o ambiente está em equilíbrio ecológico.

Acaba de chegar o 10.º desafio do "Quem é quem?"... Depois da espera, já podes saber as respostas do desafio n.º 9 e olhares as próximas "beldades". Vamos a isso!


Os resultados do desafio n.º 9 podem ser consultados aqui: LINK  

Para o novo desafio, tens novamente quatro fotografias de pessoas que se cruzam ou cruzaram contigo ao longo dos últimos dias ou meses, por isso, tens que treinar a tua memória visual e pensar a tua resposta.

Podes responder aqui neste LINK.

A solução para este enigma sairá no dia do lançamento do desafio n.º 11. Até lá!

QuadroFinal

No dia 26 de fevereiro, decorreram as provas escrita e oral da Fase Municipal do Concurso Interconcelhio de Leitura. A temática desta fase recaiu na meta histórica do 25 de Abril de 1974, assinalando os 50 anos da revolução democrática.

Os alunos selecionados, na fase escolar deste concurso, representaram o AESL, na fase municipal, que ocorreu em dois espaços distintos - de manhã, a prova escrita, na Biblioteca Municipal; de tarde, a prova oral, nos Paços da Cultura. O júri foi constituído pelos seguintes elementos: o autor João Pedro Mésseder, a Coordenadora interconcelhia, Dr.ª Isabel Pardal, a representante da Educação da Câmara Municipal, Dr.ª Teresa Azevedo, e a Coordenadora da Biblioteca Municipal, Dr.ª Carla Relva.

No passado dia 6 de março, os alunos do 4.ºA beneficiaram de uma atividade muito interessante e enriquecedora, para todos os intervenientes envolvidos, designada “Troca de experiências entre gerações”.

Primeiramente, os alunos prepararam e decoraram várias peças artesanais, confecionadas em gesso, com motivos pascais. Posteriormente, as crianças, já com hábitos sistematizados de defesa do planeta, demonstraram, mais uma vez, ser amigas do ambiente. Deste modo, utilizaram materiais reciclados que serviram de vasos, como latas e frascos, que decoraram com restos de tecidos. Meta? Plantação de diversas espécies de suculentas, em equipa, entre alunos e pais, avós e docente.

No dia 15 de fevereiro de 2024, as turmas dos 11.ºF e G usufruíram de uma emocionante visita de estudo à Casa Papel Moeda e ao Pavilhão da Água.

Acompanhados por seis professores, embarcaram numa viagem rumo a novos conhecimentos, explorando os segredos por detrás da produção do papel-moeda e a importância da água para a vida.

Na Casa Papel Moeda, os alunos desvendaram os processos complexos de fabricação de dinheiro, desde a seleção das matérias-primas até à tecnologia de segurança, assim como tomaram conhecimento de curiosidades sobre o papel-moeda, a História do euro e os meios de pagamento.

Começámos a semana de uma forma muito especial. Não foi a primeira vez para alguns, mas todos adoraram.

Na 3ª feira, dia 20 de fevereiro, fomos fazer broa e aprender a história do ciclo do pão, no Parque do rio Ul. Foi, definitivamente, uma tarde divertida na qual a aprendizagem passou por pôr a "mão na massa". Num ambiente bem descontraído, cada um teve oportunidade de fazer a sua própria broa e perceber a origem dos ingredientes.

AESL, uma Escola sempre Amiga

A Associação S.O.G.A. – Servir Outra Gente com Amor - tem como propósito a promoção e a defesa dos direitos humanos, no âmbito de projetos nacionais e internacionais de apoio ao desenvolvimento humano. A Associação apoia, especialmente, a Ilha de Sogá, do Arquipélago dos Bijagós, na Guiné-Bissau, de forma a alcançar melhores condições de vida para a sua população que vive em pobreza extrema, atuando nas áreas da Saúde, Educação, Sustentabilidade e Solidariedade.

Para fazer parte do 10.º C, será necessário:

- loucura q.b.

- 250 g de simpatia

- 250 g de paciência

- 300 g de criatividade

- 200 g de imaginação

- empenho q.b.

 

 Total 1

Total 2

No dia 7 de fevereiro, fomos conhecer melhor a escola do irmão do nosso colega Dinis que se chama Afonso. Tem 3 anos e é cego, desde que nasceu. Nós conhecemo-lo no dia do aniversário do Dinis e ficámos muito curiosos por saber o que é que ele fazia na pré da nossa escola.

Na visita à escola do Afonso, fizemos jogos, ouvimos e cantámos uma história, pintámos um desenho e brincámos muito…. com os olhos tapados!

Além disso, ficámos a conhecer o alfabeto Braille, nas caixas de alguns produtos alimentares e de medicamentos! Uau!!! Não imaginávamos que havia uma forma de escrita especial para meninos como o Afonso…

Os alunos do 4.ºB da Escola Básica de Fundo de Vila tiveram a oportunidade de efetuar uma visita guiada ao Centro de Arte da Oliva, sendo que puderam observar algumas obras de arte e partilhar as suas ideias.

Deste modo, chegaram à conclusão de que o contacto com a arte é uma forma poderosa de incentivo à expressão pessoal de conexão com o mundo e os outros.

O dia 24 de janeiro, momento consagrado ao Dia Internacional da Educação, teve, neste ano letivo, um sabor bem especial, contando com a intervenção dos jovens deputados da Serafim Leite e das turmas dos 12.º A e B, que receberam, de braços abertos, os pequenos grandes mestres do saber do Agrupamento: as crianças do 4.º ano, das Escolas Básicas de Fundo de Vila e do Parque.

Assim, a partir de uma das medidas aprovadas na última assembleia d’ «O Parlamento na Serafim» e na senda do Dia Temático do Agrupamento, «Serafim Leite rumo à era digital», os alunos do 1.º ciclo assistiram ao filme «Wall-E», que reenvia não só para o mundo das novas tecnologias, mas também para a preservação ecológica do nosso planeta, no sentido em que se trata de um robô, criado no ano de 2100, com a missão de limpar a Terra coberta por lixo. Para além deste momento cinematográfico, os alunos regozijaram-se, ainda, com uma representação sob a forma de um teatro de fantoches, «Uma Aventura Moderna no Reino da Bicharada» e foram, ainda, protagonistas de um momento de expressão artística, o «Pint’Artes», com motivos alusivos às tecnologias que fazem, cada vez mais, parte da sua vida.

No dia 20 de fevereiro, os alunos do 4.ºA, da Escola Básica do Parque (Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite), usufruíram de mais uma sessão de Educação para a Saúde, dinamizada pelas enfermeiras do Centro de Saúde local.

A escola é um lugar privilegiado de veiculação de hábitos promotores de saúde e esta parceria de colaboração ativa, em prol dos nossos alunos, é excelente.

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL