• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Uma comunidade aberta a novas aprendizagens

    Uma comunidade...

    Nos dias 4 e 5 de abril, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite abriu, mais uma vez, as suas portas à comunidade educativa, promovendo, desta feita, um dia repleto de atividades e de experiências únicas para todos os participantes: alunos,...
  • “Sons em liberdade “ - 20 de março de 2024

    “Sons em...

    “Boa tarde, sejam bem-vindos a esta audição de flauta, canto e leitura “Sons em Liberdade”, dinamizada pelos alunos de Educação Musical do 2.º ciclo do nosso Agrupamento, com a orientação da nossa professora Ana Paula e o apoio da nossa...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

A turma do 8ºB, após sugestão da professora de Inglês Dina Paiva, decidiu colocar os telemóveis e os videojogos de lado para redescobrir a beleza dos jogos de tabuleiro! Tudo com muita segurança, higiene e desinfeção, dada a situação atual, obviamente.

Entre os vários jogos, contam-se o Lotto, o Dominó, o UNO, o Ludo, o Jenga, o Mikado, Quem é Quem, Pictionary, Monopoly e Master Mind.

O entusiasmo foi evidente e bem audível!

E assim termina o projeto de Mentoria entre Pares, neste ano letivo, em articulação com a Universidade de Aveiro. Projeto este que representou um reforço da relação de confiança e da colaboração entre pares, a criação de um ambiente propício à partilha e esclarecimento de dúvidas e a promoção de processos de interação bidirecional, de construção reflexiva de conhecimento, de modo a que, tanto alunos mentores (alunos de Inglês do 12º ano), como alunos mentorandos (alunos do 8ºD) tenham tido a oportunidade de desempenhar um papel ativo no âmbito do processo de mentoria, compatível com a promoção de competências técnicas e transversais, em linha com o desenvolvimento de competências do séc. XXI.

Este projeto visa sensibilizar toda a comunidade escolar para a valorização e reaproveitamento, nesta fase, apenas dos cadernos de atividades, e pretende promover boas práticas de responsabilidade social, diminuir as despesas da família com a educação e garantir perspetivas ecológicas, contribuindo para a promoção do ambiente, nomeadamente no que diz respeito no combate ao desperdício.

No âmbito do projeto do Domínio de Autonomia Curricular, cujo tema é o "Ar", a turma B do 8.º ano escolheu, como subtema, "os papagaios de papel". As disciplinas envolvidas no projeto foram: Cidadania, História, Educação Visual, Físico-química, Inglês, Matemática, Português e Educação Especial. Primeiramente, em Cidadania e Desenvolvimento e em Educação Visual, surgiu a ideia dos papagaios de papel.

Com o aproximar do final do ano letivo, foram publicitados no dia 2 de junho os resultados do Campeonato Internacional de Cálculo Mental (Supertmatik).

Esta competição tem por base o jogo online superTmatik, um jogo que alia a estimulação mental ao divertimento, estratégia pedagógica de eleição para gerar motivação suplementar para a diferentes aprendizagens de disciplina de Matemática.

No dia 31 de maio, as turmas A e C do 5.º ano de escolaridade estiveram, via Google Meet, com o escritor António José Martins e exploraram o seu livro “O Pinóquio é Imortal”, iniciativa proposta pela Biblioteca do nosso Agrupamento de Escolas e codinamizada pelas professoras de Português e de Educação Especial. O escritor proporcionou uma viagem virtual ao universo das histórias do Pinóquio, leu excertos do seu livro e apresentou a canção “Tantas Vezes”. Houve também um momento dedicado a algumas perguntas. A mensagem principal sobre a “imortalidade” foi enfatizada durante a apresentação da sua obra. Agradecemos a presença do autor António José Martins no nosso Agrupamento e o facto de nos possibilitar o surgimento de mais um momento de descoberta e de reflexão sobre o mundo literário.

na TERRA, no AR, no MAR e no FOGO!
Com o projeto “Os 4 Elementos”, o PNL (Plano Nacional de Leitura) propôs aliciantes desafios para aliar o desenvolvimento da literacia da leitura à literacia científica. E, como são 4 os elementos primordiais, 4 foram também os projetos levados a cabos pelos alunos do 4.º A, de Fundo de Vila, o 12.º A, o 12.º B e o 12.º C.

Na senda dos projetos etwinning, os alunos do 11ºB de Artes Visuais desenvolveram o projeto Let’s Draw Songs com o objetivo de desenvolver as habilidades de autoexpressão em língua inglesa, desenhando, cantando e usando ferramentas da web 2.00; assim como enriquecer o potencial dos alunos para colaborarem com os colegas, serem responsáveis no cumprimento de tarefas atempadamente e tomarem iniciativa em sugerir novas alternativas para uma atividade.

APRENDER +, aprender História e Matemática a brincar ou brincar com a História e Matemática foi o mote para esta exposição.
Desde o dia 21 de maio estão expostos no átrio da escola os trabalhos realizados pelos alunos das turmas A, B e C, do sétimo ano de escolaridade, no âmbito das disciplinas de História e de Matemática.

Por: Nívea Cabral

Nascemos crianças repletos de Amor e emoção!
Somos seres translúcidos que enchem a alma dos demais!
Crescemos e a vida dá-nos sabedoria à palma da mão!
Fazemos do mundo um arco irís que embeleza o céu!
A esperança habita na beleza de cada flor e no perfume de cada jardim!
Somos pássaros viajantes do infinito a iluminar a serenidade humana!
E o sorriso tem a beleza da poesia que aconchega e abraça a humildade de cada coração!
Feliz Dia Criança! No ser Criança a Felicidade transpira vida em toda a existência Pessoal!

Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL