Cá fora, há ténues sinais de obras, cimento, uma carrinha, alguns tijolos… À entrada, o empreiteiro, de berbequim em punho, recebe-nos com simpatia. “Sim, pode ver a obra. Apesar de se ter feito muito trabalho, ainda há pouco que ver.”


Começamos então a percorrer corredores salas e escadas, daquela que será a nova Escola de Fundo de Vila. As salas estão vazias, algumas paredes desapareceram, outras foram retificadas. Os corredores parecem maiores. No centro da escola surgiu uma estrutura circular, a partir da qual se reorganizará todo o espaço da escola, que potenciará e harmonizará “a comunicação entre as diferentes zonas, de maneira a transformar, reestruturar e reorganizar o funcionamento de todos os espaços e a forma como serão usufruídos”, na perspetiva da arquiteta Luísa Coutinho, autora do projeto.
Nas janelas e nalgumas paredes, continuam vivas as gravuras que os anteriores habitantes por ali deixaram, florestas mágicas, caracóis com carochinhas às costas, galos caminhantes, e até um rato Mickey subindo por umas escadas em obras. Noutras paredes inscreveram-se promessas de mobiliário e materiais, um armário, a cortiça… Não é, ainda, possível antever o design interior, que ficará a cargo da empresa DAM, instalada na Oliva Creative Factory. Como afirmou o presidente da Câmara numa recente visita à obra, “será uma escola completamente diferente, mais preparada para os tempos modernos e com melhores condições de conforto”.
Então, senhor empreiteiro, quando voltaremos a ver por aqui crianças? “Daqui a um ano, a obra estará pronta. É isso o combinado e nós vamos cumprir.”

 

 

a11 IMG 1225a

 

a1 IMG 1180

 

a4 IMG 1188

 

a6 IMG 1192

 

a7 IMG 1186

 

a8 IMG 1199

 

a9 IMG 1201

 

a3 IMG 1181

 

a10 IMG 1203

 31 de julho de 2020

Texto e fotos: Celestino Pinheiro

 

Para ver imagens daquela que será a futura EB de Fundo de Vila, clique em

A nova escola de Fundo de Vila.


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL