No dia 30 de outubro, as turmas do segundo ano da escola de Fundo de Vila deslocaram-se ao parque do Rio Ul, mais precisamente à casa do forno e ao moinho, para assistir e participar numa das fases do ciclo do pão: a moagem do milho e a confecção artesanal da boroa.
Chovia copiosamente e o rio, em alguns locais mais baixos, ia, atrevidamente, galgando as suas margens, por isso, não pudemos visitar a Casa da Eira como também estava previsto.
Foi uma aula diferente!


Os olhos esfusiantes dos nossos pequeninos queriam ver tudo e as mãozitas ávidas de tocar e conhecer, não paravam, teimosamente, de mexer.
O padeiro, sr. Domingos; o guia do moinho, Sr. Augusto e o biólogo Zé Pedro foram muito atentos às nossas crianças e paciente e repetidamente explicaram tudo o que se relacionava com a atividade. Assim, vestidos a preceito, com avental e touca de padeiro, enformamos um pedacinho de massa que deu origem a uma pequena boroa. Daí a pouco, no ar pairava um agradável cheirinho a pão quente!
Vimos a mó tradicional em granito. Era muito grande, ouvia-se da criançada! Admiramo-nos como os antepassados, com arte e engenho e servindo-se apenas de recursos naturais como a pedra, a madeira e a força motriz da água, construíram os moinhos que, embora não parecendo, escondem segredos que são uma verdadeira obra de engenharia!
Levar as crianças a conhecer a ruralidade associada à génese da nossa cidade é muito aliciante! Também o é, estamos certas, adquirir e conhecer termos que farão parte, no futuro, do nosso português “arcaico”. Termos como “escudela”, “masseira”, “taramela”, “forreta” (pá de ferro que vai ao forno) mó... são cada vez menos usados e, por força da massiva utilização das novas tecnologias, dão vez aos vocábulos teclar, formatar, portal, bloguer, e-mail, site, like…
Deixamos aqui uma nota de apreço ao trabalho desenvolvido por todos os que nos receberam e que contribuíram, com os seus saberes e simpatia, para dar a conhecer as marcas identitárias do nosso passado!


As professoras: Isabel Silva, Rosa Silva e Ângela Vieira

AN ul

 

AN1 ul

 

AN2 ul

 

AN3 ul


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL