No dia 8 de maio, os meninos dos 3º e 4º anos de Fundo de Vila visitaram as instalações do Jornal de Notícias e da rádio TSF.
Deslocamo-nos de autocarro para o Porto. O tempo estava agradável e ameno.
Depois de saborearmos os nossos lanches, vestimos uns coletes de repórter, sentimo-nos profissionais e tiramos uma fotografia.


De seguida fomos para o auditório que apresentou um vídeo sobre a história do J.N e o nosso guia Rui mostrou-nos algumas imagens sobre a evolução dos meios de comunicação e os perigos do cyberbullying e das identidades falsas (phishing).
Vimos também a primeira página do primeiro jornal de notícias que foi criado no ano de 1888 com apenas 4 páginas e sem imagens. Atualmente o jornal tem 52 páginas, tem manchete e tem uma tiragem de 50 000 exemplares por dia. É um dos jornais de maior tiragem no nosso país.
Fomos à redação onde trabalhavam pessoas nos computadores em silêncio. Só ouvíamos o clic dos teclados e as notícias em direto nas televisões; nas mesas tinham vários jornais, telefones e papeis.
Já na TSF vimos salas insonorizadas, um jornalista a trabalhar em direto, auscultadores e microfones e explicaram-nos como se produziam transmitiam as notícias via rádio. Atualmente, é feita por satélites e antenas colocadas em cima dos montes.
Nesta visita descobrimos outras profissões tais como: jornalista, fotojornalista, editor, paginador, técnico de som e repórter.
A visita foi muito interessante e pedagógica e alguns de nós até descobrimos que queremos ser jornalistas.


Texto coletivo:
Pedro, Afonso, Dinis, Leonor, Mariana, Bianca Ramalho, Bianca e Luís

 

AN fv JN


 
 
 

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL