• Slide number 0
  • Slide number 1
  • Slide number 2
  • Slide number 3
  • Slide number 4
  • Slide number 5
  • Slide number 6
  • Slide number 7
  • Slide number 8
  • Slide number 9
  • Slide number 10
  • Slide number 11

Acontece...

  • Parceria cultural – Portugal & República Checa

    Parceria...

    Os alunos das turmas do 10.ºB e do 11.º A estão envolvidos num projeto Europeu eTwinning em parceria com uma escola da República Checa, intitulado «Por(Cze) on the road to success». Numa primeira fase, os alunos estiveram a criar e a partilhar...
  • “Quebra Nozes” no Festival de Teatro de SJM

    “Quebra Nozes”...

    No passado dia 27 de março, o grupo de teatro infantil, “ANIMOPARQUE”, retornou aos palcos, após 4 anos de ausência, participando, assim, no XVI Festival de Teatro de São João da Madeira. Assim, foi recuperada a peça “Quebra -Nozes”, que não chegou a...

EPE...

  • Visita ao Moinho e à Casa do Forno do Parque do Rio Ul - o ciclo do Pão

    Visita ao...

    No âmbito das atividades do PEM – Projeto Educativo Municipal, as crianças do Jardim de Infância do Parque, no passado dia 22 de janeiro, deslocaram-se ao Parque do Rio Ul, onde tiveram a oportunidade de visitar o Moinho e a Casa do Forno, a fim de...

3.º CEB...

  • Uma visão sobre Guernica (Pablo Picasso) & Olhar a Diversidade

    Uma visão sobre...

    Explorando a expressão artística, os alunos do 9.ºC mergulharam na criação de um painel inspirado na icónica obra 'Guernica'. Assim, utilizando a...

1.º CEB...

  • O FUTURO PERTENCE ÀQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SONHOS

    O FUTURO...

    Nos dias 13 e 14 de março, as turmas do 3.ºB e 4.ºA da Escola Básica do Parque, num total de 36 alunos, acompanhados por 5 professores, rumaram até à Madeira numa verdadeira aventura e experiência educativa que os enriqueceu, enquanto alunos, mas...

SEC...

  • 11.º B – Parceria com a Tanzânia

    11.º B –...

    A turma do 11.º B, como parte do projeto DAC, desenvolveu uma parceria intercultural com a Escola Secundária Nganza Girls, localizada na Tanzânia,...

2.º CEB...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (5.º D) - Eu quero!

    «Dar Voz a...

    Eu quero! Quero ser livre! Fechado não quero estar! Quero montanhas poder sobrevoar E o pôr do sol contemplar.   Vejo flores, Que belas são! Devo colhê-las? Tê-las na mão?   Se isso fizer, Elas morrerão… Prefiro deixá-las viver E com elas crescer.   Posso,...

Adultos...

  • «Dar Voz a Todos Vós» (PLA_A2) - Partilhar o sucesso

    «Dar Voz a...

    No passado mês de novembro, 21 formandos da turma de PLA, nível A2, concluíram com sucesso o seu percurso de 150 horas de formação em Português...

 

À entrada, o senhor Mário, encarregado da obra, recebe-nos com simpatia. Aqui, nesta entrada, é ele o diretor. Depois de nos conseguirmos esgueirar entre um montão de terra com raízes de árvores derrubadas e o velho edifício das oficinas, sob a ameaça da enorme pá da retroescavadora, conseguimos alcançar a entrada. Uma brigada de assistentes operacionais carrega estantes, maquinetas, coisas avulsas que nem nós sabemos para que serviam. Mergulhamos nas oficinas de mecânica.

 

 

Cenário de guerra. Portas arrombadas, salas vazias, vidros partidos, equipamento em cima das mesas e bancadas, máquinas aguardando a sua vez. A secretária da D. Arminda foi substituída por um montão de destroços. Mas há por aqui professores, um desaparafusa uma tomada, outro arruma material numa caixa, dois transportam equipamento para os carros. A máscara e a viseira sãos sinais visíveis da época Covid-19. No quadro de uma das salas, os últimos apontamentos, o indecifrável esquema de uma aula dada, ou que ficou por dar, não sabemos. A máquina que devia executar as ordens deste quadro talvez só já venha a funcionar nas novas oficinas. Do lado das oficinas de Arte e Eletrónica, o panorama é menos devastador, mas adivinha-se o que vai acontecer. Uma professora pede informações ao telemóvel, outro arruma equipamento numa caixa. Pelo chão, jazem projetores, quadros interativos, material “das artes”. A secretária da D. Catarina ainda lá está, mas a inquilina deve andar por esses corredores a transportar material.


A visita de despedida está a chegar ao fim. Um último olhar. Não queríamos terminar com nostalgias fáceis. Sabemos que este edifício há muito devia pertencer ao passado. Mas não podemos deixar de nos lembrar dos milhares de aulas que foram dadas nestas salas, das centenas de funcionários dedicados que transitaram por estes corredores, da quantidade de saber transmitido por docentes empenhados, das vivências pedagógicas e humanas experimentadas por alunos desejosos de aprender. Afinal, foi aqui que nasceu a Serafim Leite moderna, com o nome de Escola Industrial, num tempo em que os alunos desciam por veredas da encosta, para virem descobrir o seu futuro.


Dentro de dias, estas paredes virão abaixo. O sr. Mário está a ficar impaciente. A obra está atrasada. Esta obra esteve sempre atrasada, mas agora está menos. Os ferros do futuro já estão a ficar entrançados sobre as bancadas. A enorme pá da escavadora espera pela sua hora.

Talvez ainda lá voltemos, antes que caia o pano da destruição final…

Celestino Pinheiro

Para ver as fotos, clique em:

As pessoas e a obra

Os espaços e a obra

 

AN IMG 0969

 

AN IMG 0949


Crónicas

Jovens Repórteres

  • CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa cidade para o Mundo

    CAMINHADA PELO CLIMA... da nossa...

    Introdução As alterações climáticas representam, sem dúvida, uma das maiores ameaças globais da atualidade, afetando o ambiente e, consequentemente, a biodiversidade, em geral, e a humanidade, em particular. O aquecimento global provocado pelo aumento da emissão de gases, promotores do efeito de...

Portal do AESL

logotipo ESCOLA EMAIL